6.2.09

Passeios cariocas

Essa semana eu fiz dois passeios legais. Fui na roda gigante que está instalada dentro do Forte de Copacabana e na exposição do Vik Muniz no MAM.



A roda é legal. Primeiro a gente entra numa tenda que fica passando cenas de outras cidades que sediaram as olimpíadas e dos atletas brasileiros em ação. Felizmente a fila era pequena e só fiquei nessa tenda uns 10 minutos. Aí fui para outra fila para entrar no carrinho/gôndola/cesta da roda. A roda faz umas três paradas no início e depois dá umas 4 voltas completas, o negócio todo dura uns 5 minutos. A vista é linda. Lá no flickr tem mais fotos.




A exposição do Vik Muniz é fantástica, quem estiver no Rio até 8 de março eu recomendo. Ele usa materias diversos e inusitados como chocolate, caviar, geléia, soldadinhos de plástico, linha, terra, lixo, revistas, computadores e muitos outros.


Ele pode pegar obras conhecidas como La Japonaise do Monet e fazer uma versão em pigmento (areia colorida para os leigos que nem eu), ou uma fotografia conhecida e fazer uma colagem de papel em tons de cinza. Com soldadinhos de pástico ele faz um soldado maior, com caviar ele faz um Frankenstein e com lixo ele faz uma portrait de um catador de lixo. Todas essa peças são montadas e fotografadas, depois ele desfaz tudo. Tem uma sequência que ele fez desenhos com uma escavadeira numa mina e bateu as fotos de um helicóptero, e do lado ele faz o mesmo desenho num montinho de terra com o dedo e fica igual, não dá para saber qual foi com a escavadeira. Eu também gostei das de arame e das de linha. O legal é olhar de longe e depois chegar bem pertinho e ver coisas que nem se imaginava.


Mas eu vou dizer qual foi a que tirou o meu sono: a Medusa Marinara. Nunca mais vou olhar para um prato de spaguetti do mesmo jeito.

3 comentários:

  1. Essa exposição do Vik Muniz foi uma das melhores q já vi. A série sobre a guerra civil americana com os soldadinhos de briquedo é brilhante.
    E adorei os ícones do horror feitos com caviar.

    Realmente, vou olhar com cuidado a próxima vez q comer um spaghetti hehehe

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. A exposição do Vik Muniz começou depois que fui embora. Aliás, quase que não vim embora... :(

    Bjããããããããããããão

    ResponderExcluir
  3. Que medo dessa macarronada!! Eu hein!! hahahaha
    Mas sério- muito bacana essa exposição. Será que vem para SP?

    ResponderExcluir