6.11.10

Shakespeare's Globe


O Shakespeare's Globe é uma reprodução do Globe, o teatro onde o Shakespeare apresentava suas peças: Hamlet, Henry VIII, Julius Caeser, Macbeth, Othello, entre outras.

A visita é guiada e começa com uma exposição sobre a Londres de 1600, algumas maquetes do teatro, figurinos e música.

O Globe original pegou fogo e foi totalmente destruído em 1613. Em 1970, um americano, Sam Wanamaker, criou um fundo para o Shakespeare Globe e arrecadou dinheiro pelo mundo para a reconstrução do teatro que foi inaugurado em 1997.



O Shakespeare Globe foi construído da maneira mais fiel possível ao original, e no mesmo lugar (ou pelo menos perto). A estrutura é toda em madeira, as paredes de uma argamassa que leva até pelo de cabra (aka cashmere), e o telhado e palha é o único permitido em Londres desde o grande incêndio de 1666. Eu gostei da estrutura e dos detalhes, ficou simples e bonito.



Por dentro os assentos são todos em madeira, e o palco também. As colunas do palco são pintadas para parecer mármore. E os balcões especiais são todos decorados com afrescos. Existe iluminação artificial, mas é simples, e as peças ainda são apresentadas a tarde. Inclusive os figurinos são feitos da mesma forma como antigamente.

Segundo a guia, na época do Shakespeare colocavam mais de mil pessoas no chão, todos juntinhos, e que cabia até 3000 pessoas lá dentro. Hoje a capacidade máxima é de 1500, sendo 700 no chão, a metade do que cabia na época do bardo.


Em 1600, o lado sul do Rio Thames, onde ficava o Globe, era uma area mais rural onde tudo podia acontecer. A bebedeira rolava solta, as casas de prostituição estavam lá, os artistas circulavam e os esnobes nobres do outro lado do rio só ficavam olhando de longe, mas depois se renderam a genialidade de William Shakespeare.

Para assistir uma peça custava 1 centavo para ficar em pé no chão, mais um centavo para sentar nas arquibancadas e se saísse do teatro pagava para entrar outra vez. As peças eram apresentadas as 2 da tarde, pela iluminação (o teatro é ao ar livre), e muita cerveja era permitida. Agora imaginem: 1500 pessoas que deviam tomar banho uma vez por ano, juntinhas, bebendo muita cerveja, sem querer sair do lugar. Pois é.

Tirando esse pequeno detalhe, o teatro naquela época era muito mais animado, o Shakespeare conhecia seu público. As pessoas ficavam perto do palco e podiam interagir com os atores naqueles monólogos cheios de perguntas do Shakespeare. As respostas filosóficas dadas pelos bebuns para o "Ser ou não ser?" do Hamlet deviam ser ótimas.

A guia do tour contou que no dia que o Globe pegou fogo estava sendo apresentada Henry VIII e que havia cerca de 3000 pessoas lá dentro. A única pessoa que se machucou foi um homem cujas calças pegaram fogo e ele apagou com a cerveja que estava segurando. Por isso, até hoje é permitido beber cerveja dentro do Globe. Isso sim, é um teatro de respeito.

Eu já falei em outro post que não gosto muito de teatro, mas acho que gostaria de ver uma peça no Shakespeare's Globe, bebendo uma cervejinha e interagindo com os atores em cena.

As peças são encenadas de abril a outubro, independente do clima (ou seja, leve uma capa de chuva), as 14 horas (e tem outra sessão as 19) e começam a vender os ingressos em fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário