18.5.12

Analisando a música: I Want It That Way (Backstreet Boys)

A Thea deixou um comentário sugerindo analisar essa música, e pedido de leitora (e leitor) é sempre atendido.

Os Backstreet Boys vem de uma longa série de boy bands que começou com os Beatles e os Monkees. Boy bands são, obviamente, conjuntos musicais só de rapazes, geralmente formados com integrantes escolhidos a dedo por executivos da música (ou alguém acha que 5 rapazes vão se juntar espontaneamente para cantar e dançar?). Coisas que definem mesmo as boy bands são as roupas iguais, os passos de dança e, principalmente, as fãs gritando histericamente. Se você for a um show de uma boy band não vai conseguir escutar música nenhuma. Os Beatles, apesar de não ser uma banda arquitetada por executivos, foram os pioneiros em deixar as meninas loucas e deixaram de ser uma boy band para ser só uma banda de rock quando abandonaram os ternos (e cabelos) iguais e pararam de fazer shows. De lá para cá, cada geração tem pelo menos uma boy band e a lista é grande: nos anos 1970 tinha Jackson 5, 1980 trouxe Menudo e New Edition, mas é a década de 1990 a campeã até agora com N'Sync, Westlife, Take That, Boys 2 Men, New Kids On the Block e Backstreet Boys, a banda desse post.

Nunca fui fã das boy bands (só dos Beatles), mas confesso que muitas bandas tem músicas boas que fazem você cantar junto e até ensaiar alguns passos de dança. Algumas dessas boy bands nos deram artistas solo bons como: Michael Jackson, Justin Timberlake, Robbie Williams e Ricky Martin.

I Want It That Way foi escrita por dois produtores suecos (faz sentido), a melodia é muito boa, mas a letra é um pouco confusa. Vamos ver o que Kevin, Howie, Brian, Nick e AJ, os garotos da rua de trás, tem a dizer.

Essa música pode significar várias coisas. Essa frase "I want it that way" é muito enigmática. Pode ser uma DR entre um casal e estão brigando para saber quem vai ter a relação do jeito que quer. Opção 2: ela está acabando o namoro e ele não quer.  Opção GPS: o casal está no carro brigando para saber qual direção vai. Opção para maiores de 18 anos: esse "that way" é uma posição sexual pouco, hum, convencional (ou não).

You are my fire
My one desire
Believe me when I say
I want it that way

Nem todos os integrantes de uma boy band cantam bem, alguns estão ali só para fazer pose, ou porque dançam bem, mas nessa música todos os BSB (para facilitar) cantam um pedaço.
Começa com o Brian falando em fogo e desejo (quase o Wando) e pede para acreditar quando ele diz que quer daquele jeito.

But we are two worlds apart
Can't reach to your heart
When you say
That I want it that way

Aí o loirinho Nick explica que vivem em mundos separados (ou estão separados por dois mundos), que o coração dela fica longe de alcance quando ela diz que quer daquela maneira. (na primeira estrofe ele quer de um jeito e na segunda ela quer de outro, vamos acompanhar o desenvolvimento)

Tell me why
Ain't nothing but heartache
Tell me why
Ain't nothing but a mistake
Tell me why
I never want to hear you say 
That I want it that way

O refrão. Me diga por que? Por que???? (eu também quero saber) "Nada além de coração partido e enganos, e não vem me dizer que quer daquele jeito." Gente, que jeito é esse??

I am you fire
Your one desire
Yes I know it's too late
But I want it that way

O da barbicha esquisita, AJ, repete fogo e desejo, sabe que é tarde demais, mas insiste que quer daquele jeito. (aparentemente diferente do jeito do refrão)

Tell me why....

Refrão esfíngico mais uma vez.

Now I can see that we're fallin apart
From the way that it used to be
No matter the distance
I want you to know
That deep down inside of me

O mais alto de todos com cara de bombeiro hidráulico (fazível), Kevin, promete uma luz no fim do túnel desse mistério. Estão se separando, está tudo diferente do que era, não importa a distância ele que lá dentro no fundo dele... OI??

You are my fire
The one desire
You are, you are, you are

O tal do Howie interrompe a revelação para mais fogo e desejo. Onde está esse fogo e desejo todo? No fundo de onde? De quem?

Don't wanna hear you say
Ain't nothing but heartache
Ain't nothing but a mistake
I never wanna hear you say
I want it that way

Tell me why...

Um segundo refrão, onde eles dizem que não querem saber dela dizer que quer daquele jeito que é tudo um erro, que o deixa com uma dor coração. OU, para provar a minha teoria do GPS, ele está dizendo que nunca mais quer que ela diga para que lado dobrar porque é só erro e ele não quer se perder.


A charada do "that way" continua, mas vamos preparar os dedos indicadores para fazer muito sinal de não e se esbaldar nas jazz hands.




O Blink 182 vez uma video boy band com All The Small Things. Divertida!

E o Weird Al Yanknovic fez a paródia eBay. Ótima! (a letra faz mais sentido)


5 comentários:

  1. Temc omo fazer um análise de "You Lost Me" da Christina Aguilera?
    Brigadão desde já!
    Bjs de um fã do seu blog x)

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, vou colocar na lista! Qualquer hora dessas sai.
    obrigada!
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Cara de encanador? XD Não dá pra assitir o clip sem procurar o encanador xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que ele é unico que acho que tem outra profissão além de fazer parte dos BSB.

      Excluir