14.8.14

Book Report: Mr. Penumbra's 24 hour Bookstore - Robin Sloan

Um tempo atrás escrevi um post sobre uma app chamada Fish: a tap essay, que era um tipo de livro curto que você ia lendo tocando na tela do celular (ou do iPad ou iPod). Na época achei interessante e fiquei curiosa para ler alguma coisa do Robin Sloan. Acontece que como ele mesmo disse na app: é muito difícil alguma coisa prender nossa atenção na internet e acabei esquecendo dele.

Um dia passeando por algum blog de leitura vi uma foto da capa desse livro e lembrei do nome do autor (mais porque o sigo no twitter do que pelo post que escrevi). Aí lembrei que tinha ficado curiosa em ler e comprei.

O Robin Sloan é um curioso e entusiasta da internet, de tecnologia e também de relações humanas. Ele se diz um media inventor que vem a ser alguém que não só cria o conteúdo como também a forma em que é divulgado. Esse livro é sobre esses temas.

Mr. Penumbra's 24 hour Bookstore é o primeiro romance (acho esquisito a tradução de novel ser romance) do Robin Sloan e nasceu de um conto que ele publicou no seu site.

O livro conta a história de Clay, um designer desempregado, que um dia andando pelas ruas de San Francisco vê o cartaz oferecendo emprego na vitrine de uma livraria. A tal Livraria do Sr. Penumbra que fica aberta 24 horas.

O próprio Sr. Penumbra é quem o entrevista para o emprego e faz um pequeno teste físico que vem a ser subir as escadas para pegar livros nas estantes altíssimas da loja. Clay fica com o turno da noite e tem que seguir 3 regras: não chegar atrasado, não ler nenhum dos livros da parte de trás da loja e escrever num diário tudo sobre os clientes, em detalhes (inclusive as vestimentas), que vem a loja.

Clay logo vê que os livros na parte da frente da loja são comuns, alguns clássicos, bestsellers etc, mas no fundo ficam livros muito antigos, todos com nomes estranhos. Nas primeiras noites ninguém entra na loja, mas um dia chega um senhor muito excitado devolvendo um livro e pedindo outro meio que aos gritos. Clay teve que escalar as estantes para encontrar o livro e o senhor apenas entregou um cartão com seu código para Clay anotar.

Clay decide construir um modelo em 3D da livraria para passar o tempo. Um dia ele conhece Kat, uma programadora do Google, que o ajuda a melhorar seu modelo 3D. Kat diz que se eles tiverem mais dados vão poder melhorar o design. Clay decide pegar um dos diários para que a Kat leve ao Google para scanear e assim usar os dados dos clientes para construir um modelo mais específico.

Acontece que Clay acaba descobrindo mais do que procurava e aí começa uma aventura em busca de um segredo. Para decifrar o mistério Clay usará: tecnologia, amigos, conhecidos, livros, o Google (empresa de fato) e a internet, claro.

Achei esse livro divertido, a leitura flui bem, só acho que alguns personagens poderiam ter sido melhor desenvolvidos. Li no kindle mas depois descobri que a versão de papel americana tem uma capa que brilha no escuro.

(esse livro saiu aqui no Brasil como A Livraria 24 horas do Sr. Penumbra, mas sem capa que brilha no escuro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário