21.9.14

Ciclofaixa

Os leitores do blog sabem que sou adepta da bicicleta como meio de transporte alternativo e apoio qualquer iniciativa para aumentar o numero de ciclistas na cidade.



Fortaleza é uma cidade muito concentrada. As distâncias são curtas, praticamente 15km a 20km para atravessar a cidade de um ponto a outro. Da minha casa para os pontos que frequento mais não passa de 3km, o aeroporto fica a 12km. Há 30 anos Fortaleza era uma cidade de casas, mas hoje é um paliteiro de prédios. Então onde tinha uma família com um ou dois carros hoje tem de 20 a 25 famílias cada uma com pelo menos 2 carros. As ruas e avenidas não foram adaptadas a esse crescimento, nem o transporte público, nem as calçadas. Qualquer medida tomada pela prefeitura e governo é emergencial e quase sempre favorecendo os carros.

Qualquer planejador urbano sabe que para fazer com que as pessoas usem menos os carros é preciso oferecer uma alternativa melhor. Eu acho que andar a pé é melhor do que ficar parada no transito, pena que as calçadas são péssimas e sem padronização, mas eu insisto.

As pessoas dizem que é muito quente, mas gente, sempre fez muito calor aqui, e vamos combinar que derrubar arvores não ajuda. Também reclamam muito de assaltos e tem medo, acaba num ciclo: as pessoas não vão na rua porque tem assaltos e tem assaltos porque as ruas estão vazias. Quanto mais dentro dos carros, mais distante da cidade, o automóvel não gera integração. Claro que carros são necessários, mas precisa mesmo tirar o carro da garagem para ir a 3 quarteirões de distância? É isso que acontece aqui.

Em 2000 eu vendi meu carro, comprei uma bicicleta. Durante um ano usei muito essa bicicleta, mas o motorista cearense é mal educado e perigoso. Até em ruas menos movimentadas, sem trânsito, jogavam o carro em cima, gritavam, xingavam, etc. Não vou nem falar das motos que por aqui parece que a maioria dos motoqueiros ignora as leis de transito. Praticamente deixei a bicicleta de lado (mas ainda é usada).

Felizmente parece que tem uma luz no fim do túnel. Já teve até grupo organizando caminhadas pela cidade. Ultimamente instalaram os corredores de ônibus e algumas ciclovias aqui e ali na parte mais central da cidade. Semana passada saiu uma noticia dizendo que as bicicletas compartilhadas serão instaladas aqui em outubro.

Hoje a Prefeitura começou com uma ciclofaixa de 10km ligando o Parque do Cocó com o Passeio Público. E foi um sucesso! Fiquei impressionada com o tanto de gente usando. Tinha de tudo: os profissionais com suas roupas coloridas, crianças, os que tiraram a bicicleta do armário, alguns não pedalavam há anos, grupos de amigos, etc. O importante é que estavam todos nas ruas.



A prefeitura organizou bem, colocou cones, tinha gente nos cruzamentos para lembrar que bicicleta também tem que parar no sinal e que pedestre tem preferencia na faixa. Claro que tem que ter cuidado com o asfalto irregular e esburacado e nos cruzamentos.



Tinha muito motorista reclamando, mas também vários diziam que semana que vem vão de bicicleta. Quanto mais melhor! Talvez sendo ciclistas aprendam a respeitar mais as bicicletas quando estiverem nos carros.



A ciclofaixa vai ser todo domingo de 7:00 as 13:00. Quem não tem bicicleta pode alugar no Passeio Público ou no Parque do Cocó, e se sua bike está quebrada tem uma pequena oficina no Passeio Publico que pode colocar ela funcionando outra vez. Também pode ir de skate.

dentro do parque do cocó
na dom luís quase na praça portugal
pai e filho
não quer ficar engarrafado? pega a bike e vem.
no passeio público 
na beira mar
um coco para refrescar

UPDATE: quatro meses depois a ciclofaixa continua um sucesso mas o percurso mudou, não vai mais até o Passeio Público por causa daquela feira desorganizada no meio da rua na frente do mercado. Uma pena porque o percurso diminuiu e o Passeio é um lugar muito agrdável.

UPDATE 2: mudaram o percurso mais uma vez e agora passa pelo centro da cidade e vai outra vez até o passeio público. Tiraram a parte que passava em frente ao mercado central por causa daquela feira horrorosa que fica no meio da rua. Achei até melhor, o percurso aumentou e é uma forma de conhecer melhor o centro.

UPDATE 3: mais de dois anos depois que escrevi esse post a ciclofaixa continua firme e forte e agora indo em várias direções além do centro e parque do cocó. Domingo passado (09/04/17) a ciclofaixa ia até o Montese e Bezerra de Menezes. Vi muitas pessoas de bicicleta e essa expansão da ciclofaixa e de ciclovias é muito boa para a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário