15.5.16

Philadelphia (1)

Nessa viagem para NYC decidi passar 2 dias e meio na Philadelphia. A última vez que estive lá faz tanto tempo, mas tanto tempo, que nem conta mais.


Philly, para os íntimos, fica perto de NYC. São 2 horas de ônibus ou 1hr20min de trem. Dá para fazer um day trip mas acho que a cidade merece um pouco mais de atenção, mesmo porque a primeira impressão não é das melhores, mas explorando um pouco mais tem muitos lugares agradáveis.


É uma cidade histórica importante dos EUA, é o local de nascimento do país já que lá foi assinada a declaração da independência americana. Como eu disse quando fui a Boston, estudei em escola americana e tenho toda história dos EUA na cabeça.

Tem um parque nacional histórico com prédios que podem ser visitados e muita informação.

independence hall

No Independence Hall (o único que precisa ter ticket com hora marcada porque a visita é guiada por um guarda, mas é grátis) o guia conta toda a história americana que leva até o momento que assinaram o documento e a constituição 12 anos depois. Inclusive, nos levam a sala onde os founding fathers sacaram suas penas e liberaram as colônias dos britânicos.

USA nasceu aqui
guia joane com a declaração na mão
carpenter's hall

Do outro lado da rua do Independence Hall está o famoso Liberty Bell que é o sino rachado símbolo da independência, democracia e liberdade americanas.


Visitei o museu do Benjamin Franklin, que foi muito produtivo na sua vida experimentando e inventando coisas (valeu pela lente bifocal Benjamin!) e participando ativamente da Revolução Americana. Não é a toa que ele está na nota de 100 doletas. O museu dele é bacana, interativo, e termina no lugar onde ele imprimia seu jornal, com direito a atores encenando todo o processo.

fundos da printing office do franklin
benjamin franklin desenhou o selo oficial americano

Também fui na casa da Betsy Ross. Foi ela que fez a bandeira das listras e estrelas a pedido do George Washington. A casa dela é bem pequena, mas a atriz que estava lá fazendo a Betsy Ross era bem divertida e explicativa. Segundo a atriz que interpretava a Betsy as listras foram idéia dela, as estrelas idéia do George Washington, mas ele queria de 6 pontas e ela sugeriu 5 pontas para facilitar o bordado. Tá certa Betsy!

casa da betsy

A própria cidade tem uma história interessante. William Penn se rebelou contra o pai almirante na Inglaterra, virou Quaker e o pai arranjou com o rei  umas terras na America e mandou Will par ao mundo novo. Chegando desse lado do Atlântico, Will criou a Pennsylvania e decidiu fundar sua cidade: Philadelphia. Mesmo com as terras que o pai conseguiu do rei, Will ainda fez amizade com os índios e comprou mais terras. Como quaker ele queria uma cidade igualitária, tolerante e não violenta, o que depois atraiu gente de todas as partes do mundo.

A Philadelphia é a primeira cidade projetada dos EUA. Foi criada em malha quadrada com um centro (que hoje é o City Hall) e quatro parques nas extremidades. William Penn tinha sobrevivido o incêndio de Londres e sabia que uma cidade arborizada era uma boa defesa contra labaredas.

plano original do penn, só quadrados
washington square (um dos parques projetados)

Philly foi capital dos EUA 4 vezes. Naquela época a capital mudava muito de cidade para cidade - a declaração da independência foi assinada lá, mas George Washington tomou posse como presidente em NYC. Isso até construção de Washington DC, mas isso é outra história.

city hall

Foi uma cidade importante nos EUA colonial e no século 18 foi a cidade mais populosa das 13 colônias.

elfreth's alley - a rua mais antiga
constantemente habitada

É uma cidade fácil de se localizar. A parte central não é muito grande e se você, como eu, gosta de andar, dá para fazer muita coisa a pé. Para os que gostam de otimizar o tempo, tem um ônibus que passa por todos os pontos turísticos da cidade: Plash.

É a cidade do brotherly love.


Tem mercado de comida, museus, street art, e outras coisas que falo no próximo post.

independence hall by night

Não tive muita sorte com o tempo, estava nublado e até choveu algumas vezes, mas consegui ver bastante da cidade. Fez frio, mas disso eu gostei.


(acho escrever Filadélfia com F e acento agudo muito estranho, por isso mantive no original)



Nenhum comentário:

Postar um comentário