11.11.16

Köln



Em outubro fui ver o outono colorido da Europa e passei duas semanas na Alemanha. Dessa vez fui para um lado do país que não conhecia.

Primeira parada foi Colônia, ou Köln para os locais.

Colonia é uma cidade universitária, cheia de jovens. Fiquei perto da Rudolfplatz num bairro que me pareceu hipster e tinha ótimos restaurantes perto (um vietnamita na esquina foi o melhor).

É uma cidade com ótimo transporte público (como todas as cidades alemãs) mas fiz quase tudo a pé. Para quem gosta de andar, como eu, deu para fazer toda a parte central a pé, mesmo com o tempo ruim (gosto do frio, mas chuva e vento dificilmente é agradável).

A Catedral gótica é realmente impressionante. Tudo ao redor foi reduzido a pó na segunda guerra e só restou a Catedral, que é a atração turística mais visitada da Alemanha. Essa catedral começou a ser construída em 1248 mas só terminaram uns 400 anos depois.



Depois de ver a Catedral (que dei sorte de ter um coro cantando lá dentro), fui andando pela parte mais antiga da cidade até a beira do Rio Reno.



Andei pela beira rio que é muito bonita, arborizada (no outono estava lindo), até uma área da cidade que foi toda renovada recentemente, a Rheinauhafen. Era a área portuária de Colônia e foi toda renovada com prédios novos, imponentes, que parecem guindastes (mas de perto tive a impressão de serem estruturas bem leves).



Ali tem dois museus: o dos esportes (que não entrei) e o do chocolate que entrei, óbvio.



O museu do chocolate é legal, conta história do cacau (tem até uma estufa com plantas), depois mostra como é o processo até chegar nas barras. Tem um espaço para ensinar crianças a fazer chocolate e outro que você pode comprar uma barra de chocolate personalizada (você escolhe o que quer nela e as crianças lá estavam animadas com M&M's e marshmallows).



Aí passa por toda parte de marketing (embalagens, máquinas de vendas, etc) e no fim tem um gift shop, claro. A única coisa que não tinha nesse museu era cheiro de chocolate.

Fui num dos restaurantes tradicionais comer schweineschniztel (conhecido como carne de porco a milanesa) e tomar cerveja.

E para quem gosta de compras tem a Hohe Strasse e arredores. A Neumarkt também tem muitas lojas. Para quem gosta de museu tem vários (não só de chocolate), mas como passei pouco tempo na cidade não deu tempo de ir a outro.

Não atravessei para o outro lado do rio Reno, mas isso fica para uma próxima vez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário