22.4.17

Analisando a música: I Feel It Coming (The Weeknd ft. Daft Punk)

No Grammy desse ano o The Weeknd se apresentou com o Daft Punk com uma música muito gostosa de escutar e que grudou na minha cabeça. I Feel It Coming tem um quê de Michael Jackson que ativa a veia nostálgica e a gente gosta de imediato.

Não conheço nada da discografia do artista (com nome de banda) canadense The Weeknd (sem o "e" mesmo), as vezes que tentei escutar outras músicas dele achei chatinho (até a conhecida Can't Feel My Face), mas nesse disco novo ele fez parceria com o Daft Punk e a gente sabe que o duo francês anima qualquer festa.

Essa parceria rendeu I Feel It Coming e Starboy.

Coloquei I Feel It Coming na playlist de corrida e adoro, acho o ritmo ótimo. Acontece que decidi reparar na letra e aí....

Tenho a impressão que o Daft Punk e Weeknd chegaram nessa melodia e precisavam de uma letra urgente, aí o Weeknd resolveu escrever sobre um assunto que ele deve entender bem.

Bem, vamos analisar.

Tell me what you really like
Baby, I can take my time
We don't ever have to fight
Just take it step-by-step
I can see it in your eyes
'Cause they never tell me lies
I can feel that body shake
And the heat between your legs

É uma música sobre sexo. Na verdade, é uma música sobre um cara que: 1) está assegurando a namorada (ou a garota que ele quer namorar) que está investido na relação e que ela é quem manda OU 2) está simplesmente tentando convencer a garota a transar com ele. Como gosto dessa música prefiro acreditar na primeira opção, mas existem evidências fortes da segunda.

Ele começa perguntando do que ela gosta, diz que podem ir devagar, passo a passo, MAS ele pode ver nos olhos dela (que nunca mentem) que ela está a fim e pode sentir o corpo dela tremendo (ou balançando) e o calor no meio das pernas. Ui Ui Ui. Espero que ela esteja mais balançando do que tremendo, ou que seja um tremor de prazer. E vamos combinar que se ele já está sentindo o calor num lugar específico é porque o rala e rola já está numa fase avançada.

You've been scared of love and what it did to you
You don't have to run, I know what you've been through
Just a simple touch and it can set you free
We don't have to rush when you're alone with me

Provavelmente ela teve uma experiência amorosa (ou sexual) muito ruim e que ficou traumatizada, mas ele diz que entende o que ela passou e que ela não precisa fugir. Ele deve ter uma mão mágica porque diz que com apenas um toque pode libertá-la e que não precisam ter pressa.

Vou acreditar que ele está sendo fofo e compreensivo.

I feel it coming, I feel it coming

E temos um refrão com uma frase simples que tem dois sentidos. Pode ser: 1) sinto que está chegando (o desejo, o tesão, o amor, etc) ou 2) to come também significa gozar em inglês, tirem suas conclusões.

You are not the single type
So baby, this is the perfect time
I'm just trying to get you high
And faded off this touch
You don't need a lonely night
So baby, I can make it right
You just got to let me try
To give you what you want

Essa segunda estrofe é confusa, mas vou tentar ver o copo cheio só porque gosto da melodia e não quero tirar essa música da minha playlist.

Ele já decreta que ela não é do tipo que fica solteira (amigo, que tipo é esse? quem é que não fica solteira? afff) e aí tenta convencê-la de que é a hora certa. Diz que está tentando deixá-la alta (ou nas alturas) e espero que seja com muito amor e não substâncias alucinógenas ou alcool. Diz que ela não precisa de uma noite solitária, que ele pode fazer bem a ela e pede (quase insiste) para tentar dar o que ela quer.

E se ela quiser ficar sozinha? Hein?

You've been scared of love and what it did to you
You don't have to run, I know what you've been through
Just a simple touch and it can set you free
We don't have to rush when you're alone with me

I feel it coming, I feel it coming

E aí repete mais uma vez que ela não precisa se preocupar, que ele entende, que o toque mágico vai resolver tudo e sente o amor vindo.

E aí? Mocinho fofo ou não?

Enquanto decidimos vamos curtir o ritmo porque estou sentindo a vontade de dançar vindo.

10 comentários:

  1. amei sua analise. parece que fui eu quem escreveu rsrsrsr Tb gostei do fato de dar a entender que, se a musica for pro dark side da força, vc nao iria ouvir. É isso ae...
    Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada! continuo escutando essa música e tentando esquecer que pode significar outra coisa. :)

      Excluir
  2. Pensei o mesmo. A melodia da música é muito gostosa. Tentei abstrair o lado machistinha.

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkk Bem, a analise é boa! Mas infelizmente minimiza muito o que realmente é! Não estou dizendo que o "Eu Lirico" que está recitando ou a cantando a letra seja um canastrão! Não é! Mas obviamente é bem explicito tudo o que ele diz! E a forma como ele demonstra o afeto dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? mas como eu disse, prefiro ver o copo meio cheio. hahahaha

      Excluir
  4. Meus parabéns pela análise.
    Mas O vídeo, na verdade, mostra uma outra coisa bem sinistra que tenho medo de pensar. O vídeo mais uma vez, mostra The Weekend morrendo...e de repente aparecem dois tipos de capas pretas (já devem saber que significam a cor preta das capas) provavelmente para o ressuscitar, ora, notem que várias pessoas que ali passaram morreram, porém ele aparece como um especial, PARA QUEM? -Logo aparece a resposta, para os tipos de capas pretas.
    I feel it coming, pode até se referir ao orgasmo, mas vídeo, na minha opinião, mostra que é outra coisa...
    Depois de ter visto o vídeo, eh pah, desnimei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc está falando dos caras do daft punk? Nåo levaria esse video ao pé da letra, mas na minha opinião é o Weeknd num planeta qualquer sonhando (por isso ele vê a mulher e depois se transforma em pedra). Os dois do Daft Punk encontrando aquela luz rosa acho que é uma capsula com o Weekend dentro provavelmente congelado (e dormindo/sonhando) de uma viagem espacial. vai entender o que se passa na cabeça do Warren Fu (o diretor do video). :)

      Excluir
  5. Desde o primeiro momento que ouvi essa música percebi a conotação sexual explícita na música. Mas a voz suavizada do vocalista The Weeknd lembrando Michael Jackson fez uma grande diferença no hit levando para um que de romântico embalado num sampler bem bolado do Daft Punk ganhando projeção no refrão que não acelera e quase explode como um orgasmo que vem citado no próprio título da música. Parabéns pela análise de vocês, mostrando as duas faces da letra desse sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Wagner Paulo 😄 o daft punk faz os melhores samplers.

      Excluir
  6. Me chamo Wagner Paulo ( autor do texto acima).

    ResponderExcluir