17.1.18

Analisando a música: Promises (The Cranberries)

Essa semana tivemos a notícia que a Dolores O'Riordan faleceu aos 46 anos. Ela era a vocalista da banda irlandesa The Cranberries. Quando fiz o sorteio de uma música para analisar alguém sugeriu Promises mas a que saiu no sorteio foi Everlong (Foo Fighters). Aí fiquei com vontade de fazer Promises mas nunca fiz. Gosto muito dessa música, tenho na minha lista de corrida e é a minha música preferida da banda, então esse analisando é em homenagem a Dolores O'Riordan.

The Cranberries se fomou em 1989 com um vocalista masculino e em 1990 foi substiuído pela Dolores O'Riordan que respondeu um anúncio no jornal e mandou umas versões para músicas que eles tinham feito.

O primeiro album da banda Everybody Else Is Doing It, So Why Can't We, de 1993, é o único que tenho. São músicas bem melódicas e tem os dois dos maiores sucessos da banda: Dreams e Linger. Na época o grunge dominava as paradas (pelo menos no meu mundo, na minha fase grunge) e de vez em quando as rádios e a MTV jogavam uma música da The Cranberries só para variar um pouco, para dar um tempo nas guitarras pesadas e fazer um cool down com um pouco de rock britânico 80's com uma pitada de folk celta.

Não acompanhei a carreira deles depois desse primeiro album, mas sempre aparecia uma música aqui e outra ali. E assim escutei o hit número um da banda Zombie, e também Free To Decide, Just My Imagination, Ode To My Family e Promises (que é do album Bury The Hatchet de 1999).

A banda se separou em 2003 e voltou em 2009 (nesse meio tempo a Dolores teve uma carreira solo). Fizeram uma turnê em 2017 e estavam gravando algumas músicas em Londres quando a Dolores morreu.

A voz da Dolores O'Riordan é bem reconhecível. Ela canta com sentimento, dá para escutar uma certa insegurança e incerteza ao mesmo tempo que sai um som potente da sua voz. E é possível identificar o sotaque irlandês dela quando ela canta. A maioria dos cantores perde o sotaque quando canta, não sei por que, mas o Bono Vox que é do mesmo país que a Dolores canta sem sotaque.

As letras são variadas, tem música sobre amor (Dreams), sobre tragédias (Zombie) e, claro, fim de relacionamentos.

Todos que acompanham o Analisando aqui do blog já sabem que fim de relacionamento rende ótimas músicas. Promises é uma dessas.

Vamos saber que tantas promessas são essas.

You better believe I'm coming
You better believe what I say
You better hold on to your promises
Because you bet you'll get what you deserve

Essa música começa bem suave, com um uhuhuhuhuh que parece barulho de vento por 20 segundos e aí PAH! entra a guitarra com bateria.

E ela já começa dizendo (quase ameaçando) que é melhor acreditar que ela está chegando, acreditar no que ela diz e que deve manter as promessas que fez ou então pode apostar que vai ter o que merece. MEDO.

She's going to leave him over
She's gonna take her love away
So much for you eternal vows
Well, it doesn't matter anyway

Aqui entra uma mulher na história que não sei se é ela se referindo a si mesma ou a outra pessoa. Anyway, essa mulher vai deixá-lo e vai levar seu amor embora. As juras de amor eternas não serviam de nada. Olha, esse cara deve ter aprontado muito porque ela canta essas duas estrofes com muito sentimento.

Why can't you stay here awhile
Stay here awhile
Stay with me

Aí ela pede para ele ficar mais um pouco. Por que? Para que? Depois das ameaças e o fora ainda quer que ele fique?

Oh, oh, oh all the promises we made
All the meaningless and empy words
I prayed, prayed, prayed
Oh, oh, oh all the promises we broke
All the meaningless ans empty words 
I spoke, spoke, spoke

Esse refrão é ótimo! "E todas as promessas que fizemos, todas as palavras vazias e sem sentido que eu rezei. E as promessas que quebramos, todas as palavras vazias e sem sentido que falei." Pelo menos aqui ela diz que as promessas foram de ambos, e que os dois as quebraram.

(adoro a bateria intensa dessa música, é ótima para correr)

What of all the things that you taught me
What of all the things that you'd say
What of all your prophetic preaching
You're just throwing it all away

Aqui é o momento de jogar as coisas na cara. "E quanto a tudo que você me ensinou? E todas as coisas que você disse? Todo seu blá blá blá profético indo para o lixo." Miga, acho que você está fazendo a coisa certa em deixar esse cara.

Maybe we should burn the house down
Have ourselves another fight
Leave the conwebs in the closet
'Cause tearing them out is just not right

Mas aí acho que ela ainda não está pronta para se desfazer dessa relação, sugere mais uma briga e, quem sabe, talvez queimar a casa. Assim, um fogo básico.

"Vamos deixar as teias de aranha no armário porque tirá-las de lá não é justo."

Oi? O que as teias de aranha tem a ver com isso? Talvez seja ela dizendo para deixar o passado onde está.

Why can't you stay here awhile
Stay here awhile
Stay with me 


Oh, oh, oh all the promises we made
All the meaningless and empy words
I prayed, prayed, prayed
Oh, oh, oh all the promises we broke
All the meaningless ans empty words 
I spoke, spoke, spoke

Aí ela pede para ele ficar mais um pouco e manda ver no refrão até o fim. Com raiva. Para socar as almofadas.


O video é muito bizarro mas dá para ver sangue nos olhos da Dolores quando ela canta essa música. Sempre com sentimento.

É uma bruxa gótica perseguindo um cowboy que deve ter feito alguma coisa. Adianto que a bruxa ganha o duelo final.



Nenhum comentário:

Postar um comentário