30.9.19

Montreal

De Ottawa pegamos outro trem rumo a Montreal. Fomos conhecer o Canadá que fala francês.


E em Montreal todos falam francês, mas também falam inglês. Você pode até dizer bonjour mas eles detectam logo quem não fala francês e já te respondem em inglês.


Começamos indo a um restaurante de poutine. O que é poutine? É o prato típico canadense: batata frita com uma penca de outras coisas por cima e um molho especial.


Pedi minha poutine a cavala com ovo, e tinha cogumelos, queijo e abacate. É gostoso, mas comer isso uma vez foi suficiente.

Fomos conhecer o velho porto e a parte antiga da cidade. Montreal fica a beira do Rio St. Lawrence. A parte antiga da cidade é muito européia, com prédios que lembram as cidades mais conhecidas do velho continente.


Nessa área tem muitos restaurantes, bares e galerias de arte.


Fomos num café de coworking no lobby de um desse predios e parecia o banco do Harry Potter.


A Basílica de Notre Dame de Montreal tem um show de luzes e efeitos visuais e fomos conferir. Confesso que foi bem melhor do que eu esperava.


Andamos na Place Des Arts onde tem os museus e o teatro do festival de jazz. A rua Sainte Catherine é longa, passa também pelo Le Village, é quase toda fechada para pedestres e ótima de andar.

a sainte catherine no le village.

O metrô de Montreal funciona muito bem, é super rápido. Para usar tem vários tipos de tickets e o que pegamos era um ilimitado para o fim de semana (que vale para ônibus também).


Fomos no Parque Olímpico ver onde aconteceram as Olimpiadas de 1976. Não é um parque grande se eu for comparar com o de Londres, de Barcelona ou até do Rio, mas as instalações são todas usadas pelos locais.

praça nadia comaneci porque ela foi a rainha
das olimpiadas de 1976
prédio triangular ao fundo era a vila dos atletas

A torre do estádio, que ficou pronta bem depois das olimpiadas, é inclinada a 45 graus, está no Guiness como torre mais inclinada do mundo, e a vista lá de cima é muito boa. E a subida no teleférico é emocionante.


No meio do Rio St. Lawrence tem duas ilhas que formam um parque, o Parc Jean Drapeau. O metrô vai até lá. Na primeira ilha, Ilha de Sainte Helene, tem um parque de diversões, uma bioesfera e uma área grande bem arborizada. Na segunda ilha, a Ilha de Notre Dame, tem um cassino, a raia olímpica de remo e o circuito Gilles Villeneuve de F-1.

bike na pista da F1
imagina esse parque colorido no outono

Fomos ao Mont Royal, um parque que fica num morro e de lá dá para ver toda a cidade.

no inverno vira pista de patinação no gelo


Andamos pelo bairro hipster do Le Plateau Mont Royal e vimos os murais cheios de grafitti.


Se alguém quiser tomar um chocolate quente excelente e comer algumas guloseimas indico o Juliette & Chocolat.

Montreal é uma cidade bacana, não foi amor a primeira vista para mim mas com o tempo gostei do jeito mais solto e latino da cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário