16.6.21

Analisando a música: Holding Out For A Hero (Bonnie Tyler)

Esse clássico de 1984, que estava na trilha sonora de Footloose, já foi usada em várias séries, filmes, propagandas, realities, mas ultimamente está pipocando por aí outra vez. Fazia alguns anos que não escutava essa música aí só essa semana escutei no trailer do desenho novo do He-Man, em um episódio da série do Loki e até no trailer do jogo dos Guardiões das Galáxias. (coisas que aparecem no grupo dos geeks)

Sempre confundo essa música com outras duas da mesma época: Nowhere Fast e Tonight is What It Means To Be Young, ambas da (ótima) trilha sonora do filme Ruas de Fogo.

A minha confusão faz sentido porque todas foram compostas e produzidas pelo mesmo cara: Jim Steinman. Ele também compôs Total Eclipse of The Heart que já analisei aqui. Jim Steinman compôs várias músicas conhecidas da década de 1980 (e depois), além dessas tem algumas do Meatloaf, do Air Supply, e Celine Dion.

Holding Out For a Hero é daquelas músicas que toca e eu canto a letra inteira, até sei as partes da bateria imaginária mesmo depois de anos sem escutar. Quando Footloose saiu comprei o LP da trilha sonora e escutei direto. Essa música toca na parte do filme que o Ren vai numa disputa boba de tratores com o bully da cidade. Se vocês nunca viram Footloose, vejam. A versão original, de 1984, por favor. (A versão mais recente não é ruim, mas Kevin Bacon é Kevin Bacon e a trilha sonora original é bem melhor).



Ainda tenho LP mas não tenho mais um toca discos então fui no spotify e escutei Holding Out For A Hero com mais atenção e fones de ouvido muito bons. Porque mesmo escutando essa música quase que uma vida inteira, e saber a letra, nunca reparei o que a Bonnie Tyler estava dizendo de verdade. Para isso eu criei esse analisando a música, então vamos descobrir que herói é esse que ela tanto espera.

Essa é uma música deliciosamente exagerada, dramática, over the top.

Já peço desculpas pelos trocadilhos e duplos sentidos.

Where have all the good men gone
And where are all the gods?
Where's the streetwise Hercules to fight the rising odds?
Isn't there a white knight upon a fiery steed?
Late at night I toss and I turn 
And I dream of what I need

Para começar, essa música tem um coro feminino que funciona como um coro grego reforçando os pedidos da Bonnie Tyler.

Ela quer saber onde estão os homens bons e onde estão os deuses? Já tenho uma dúvida: ela quer homem bom que também seja um deus OU ela quer saber onde estão os deuses que sumiram com os homens bons? Ou ela quer apenas um deus grego?

KD Hercules espertão (e fortão), que fez todos aqueles 12 trabalhos, para combater os desafios crescentes? Herói grego né?

"Onde está o cavaleiro branco montado em seu cavalo de fogo?" Conhecido como cavaleiro em seu cavalo branco. Por que o cavalo do herói é sempre branco? Anyway, ela canta fiery que é fogoso. Sei que ela se refere ao cavalo, mas quem sabe ela quer um cavaleiro fogoso, ou ela está fogosa, são muitas possibilidades nesse tom urgente da música.

A noite ela fica se revirando na cama e sonha com o que ela precisa. Quem nunca?

E do que ela precisa?

I need a hero
I'm holding out for a hero 'til the end of the night
He's gotta be strong
And he's gotta be fast
And he's gotta be fresh from the fight
I need a hero
I'm holding out for a hero 'til the morning light
He's gotta be sure
And it's gotta be soon
And he's gotta be larger than life
Larger than life

(momento bateria imaginária!)

Ela precisa de um herói. 
E ela vai esperar por um herói até o fim da noite. Por que noite? Herói de dia também resolve.

Temos uma checklist exigente do que ela quer nesse herói: força, rapidez, certeza, agilidade e que ele seja "larger than life", maior que a vida, que pode ser: extravagante, de uma importância descomunal ou extremamente carismático. Ou seja: difícil hein? Mas ela vai esperar até o amanhecer.

Ah, e ela quer que ele venha fresco da luta/batalha. Suando, cheiro de testosterona, disposto a lutar. (inserir emojis de foguinho)

Somewhere after midnight
In my wildest fantasy
Somewhere just beyond my reach
There's someone reaching back for me
Racing on the thunder and rising with the heat
It's gonna take a Superman to sweep off my feet

Ali pela meia noite, em sua fantasia mais louca e selvagem, tem alguém a buscando que ela não consegue alcançar.

"Correndo no trovão e ascendendo com o calor." É o THOR. Acho mais do justa essa escolha de herói. Herói AND deus. Não tenho emojis com coração nos olhos (nem de foguinho) suficientes para o Thor.


E ela diz que tem que ser um Superman para conquistá-la. Te entendo Bonnie Tyler. Pode escolher, todas querem ser Lois Lane.

superman vintage
superman why so serious?
superman reloaded
superteen

I need a hero
I'm holding out for a hero 'til the end of the night
He's gotta be strong
And he's gotta be fast
And he's gotta be fresh from the fight
I need a hero
I'm holding out for a hero 'til the morning light
He's gotta be sure
And it's gotta be soon
And he's gotta be larger than life
I need a hero
I'm holding out for a hero 'til the end of the night

E continua esperando a noite toda, até o amanhecer por esse herói, com essa checklist impossível para um humano comum. Será que ele vai aparecer?

No início desse segundo refrão tem um teclado de fundo fazendo um som de mágica, ou de quem está sendo hipnotizado, é sutil mas está lá. E no fim tem mais momento bateria imaginária, preparem os braços.

Up where the mountains meet the heavens above
Out where the lightning splits the sea
I could swear there is someone, somewhere
Watching me
Through the wind, and the chill, and the rain
And the storm, and the flood
I can feel his approach like a fire in my blood
(like a fire in my blood, like a fire in my blood)

Mas aí onde as montanhas encontram os céus (Monte Olimpo? Asgard? Afinal temos deuses nessa história) e onde o relâmpago parte o mar ela tem certeza que tem alguém a observando. Relâmpago? É o Thor.



Através do vento, do frio, da chuva, da TEMPESTADE (Oi Thor, tudo bem?), e da enchente ela consegue sentir ele se aproximando como fogo em seu sangue. Fogo Em Seu Sangue. Ui. Ui. Ui. É tanto fogo no sangue que o coro repete várias vezes.

(voltando ao fogoso da primeira estrofe, acho que temos uma resposta: é ela, e com razão.)

I need a hero
I'm holding out for a hero 'til the end of the night
He's gotta be strong
And he's gotta be fast
And he's gotta be fresh from the fight
I need a hero
I'm holding out for a hero 'til the morning light
He's gotta be sure
And it's gotta be soon
And he's gotta be larger than life
I need a hero
I'm holding out for a hero 'til the end of the night

Ela continua precisando de um herói, é urgente mas vai esperar a noite toda até o amanhecer. Eu também esperaria pelo Thor. 

Não tem superpoderes na checklist, e se ela aliviar essas exigências um pouquinho ela consegue um herói humano que vai dar conta do recado, e nem vai precisar esperar até o amanhecer.



Vamos tirar as polainas do armário e aquecer para dançar essa música que estava presente em todas as aulas de aeróbica, quando existiam. E é uma música ótima para correr.

No video Bonnie Tyler super dramática, quer um herói para apagar o fogo (da casa), vai ate o Grand Canyon gritar sua checklist e no fim é salva por um cowboy, humano. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário