14.7.22

Elvis

Confesso que quando vi o trailer a primeira vez no youtube não me empolguei, mas aí vi o trailer no cinema e mudei de idéia. Pensando bem, Baz Luhrmann e Elvis: tudo a ver.

O Baz Luhrmann tem um estilo próprio. Seus filmes são ágeis, tem cortes dinâmicos, tem animações, tem muito brilho, exagero, extravagância e sempre tem uma trilha sonora ótima. Baz sabe escolher músicas.

Aqui ele conta a história do Elvis Presley pelos olhos do Coronel Tom Parker, que era o agente do cantor.

O Coronel Parker é o vilão do filme (e da vida do Elvis) e o Tom Hanks está parecendo o Pinguim do Batman. No começo a vilania Dick Vigarista me incomodou mas depois achei que fez sentido com o tom um pouco cartunesco/HQ do filme, é para ele incomodar mesmo. 

O Austin Butler está maravilhoso. É um papel difícil porque Elvis é Elvis né? Austin Butler não é muito parecido com o Elvis mas depois de 5 minutos dele em tela você já acha que ele é o Elvis. O tom de voz é igual. Tem uma sequência que vai do Elvis retomando o sucesso em 1968 até a primeira vez dele em Las Vegas (1970) que é sensacional. Em alguns momentos do filme tem cenas do Elvis de verdade e você já não sabe quem é quem, demora para perceber. E ele faz o Elvis dos 20 aos 40, da fase rock n' roll a fase cafona em Vegas.

A trilha sonora é excelente. Não tem só Elvis Presley, tem várias músicas de artistas novos onde tem a influência da música do Elvis, seja em pedaços usados em mixagens de hip hop (Doja Cat e Eminem), remix hipsters (Tame Impala) ou em versões recentes (Kacey Musgrave e Maneskin). Claro que tem as influências do Elvis como Gospel e Blues. Tem Hound Dog numa versão que seria a original antes do Elvis levar para o mundo e é muito boa! Tem uma versão de Cotton Candy Land cantada pela Stevie Nicks e Chris Isaak que chega ser assustadora e combina com o personagem do Tom Hanks. Austin Butler canta algumas músicas também. Inclusive palmas para a cena que Baz Luhrmann usa Suspicious Minds no filme.

E todas as cenas que mostram as meninas e mulheres (e alguns rapazes) se empolgando com o Elvis rebolando são muito divertidas. Como disse o meu amigo Luiz elas estavam pensando "O que é isso que eu nunca senti e que é muito bom?".

O Elvis é um fenômeno. Os Beatles eram fãs.

Acho que nem preciso dizer porque a Tia Helô diria 825 "Ai, Jesus!" para one for the money, two for the show, three get ready now go, cat, go....

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