15.12.23

Enquanto isso no Viki.... (2) e mais novelas coreanas

Ano passado paguei um mês do Viki (o streaming de doramas) para ver algumas novelas coreanas que as dorameiras tanto falam e fiz um post com todas elas. Esse ano o Duolingo me deu de presente, por fazer aulas de coreano, um cupom para uma semana no Viki. 

Então peguei minha carteirinha provisória de dorameira e fui ver o que tinha de interessante por lá ou o que não vi da outra vez.

Uma semana é pouco tempo então me dediquei e consegui ver duas novelas inteiras (uma de 16 episódios e outra de 12), uma série de 12 episódios, e uma novela vi no com o dedo no fast forward.

Twinkling Watermelon - todo mundo falando dessa novela recente (2023) e fiquei curiosa. Quando comecei não fazia idéia do que se tratava e no fim chorei um bocado. Conta a história do Eun Gyol que é CODA, Child Of Deaf Adults, ou seja, seus pais são surdos e seu irmão mais velho também. A família depende muito dele e seu pai espera que ele siga carreira de médico, mas, aos 18 anos, Eun Gyol quer tocar guitarra numa banda. Ele briga com o pai e viaja no tempo para os anos 1990 onde ele encontra o pai com 18 anos. Eun Gyol descobre que: 1) seu pai, Yi Chan, não é surdo (e ele não sabe o que aconteceu que fez o pai parar de escutar) e 2)Yi Chan está querendo formar uma banda de rock para conquistar seu crush, mas o crush não é a mãe do Eun Gyol.

O ator que faz o Yi Chan (o Choi Huyn Wook de 25/21 e DP) é muito carismático. A bandinha de rock Watermelon Sugar (beijo Harry Styles!) é divertida e as músicas são boas.

Algumas coisas ficam mal explicadas mas quem se importa? Tem viagem no tempo, tem bromance, tem banda de rock (um alívio no mundo do K-Pop), tem girl power, e é muito fofa!

até o cartaz é fofo


Happiness - Série de 2021 com 12 episódios. Aqui temos Sae Bom e Yi Hyun que, na época da escola, ficaram amigos depois de um incidente. Na vida adulta ela é policial especializada em anti terrorismo e ele é detetive. Numa ação a Sae Bom é atacada por um homem e leva um arranhão. Esse homem tinha um virus que na série chama de raiva humana mas é zumbi mesmo. Sae Bom fica sob observação mas ela nunca desenvolve a "doença". Ela quer muito conseguir um apartamento num condomínio e, depois do ataque, o chefão diz que dá a ela os pontos que ela precisa para o apartamento mas que não é suficiente, seria melhor se ela tivesse marido. Ela faz a proposta de casamento fake para o Yi Hyun e ele aceita rapidinho (ele tem um crush nela). Eles formam um casal muito cool. Acontece que começa aumentar os casos de zumbis, e eles ficam em quarentena dentro do condomínio com as PIORES pessoas. Já disse que ninguém faz zumbis como os coreanos, e nessa série não é diferente, mas aqui o foco é nas pessoas e como o ser humano consegue ser pior do que qualquer monstro. Achei muito boa.

só pela foto que eles tem na parede
do dia que se meteram em encrenca na escola
você já sabe que esse casal é cool

Goblin (ou Guardian: The Lonely and Great God) - Essa novela de 2016 está em todas as listas de dorama e é referenciada em várias outras novelas (se aparecer um cachecol vermelho é referencia a essa novela). Já vou dizer que achei uma bosta. É muito repetitiva. A única coisa que valeu o meu tempo foi ver o Gong Yoo desfilando com camisas de gola rolê e as cenas em Quebec, o resto passei tudo no rapidinho. Essa novela conta a história do Goblin, um homem que foi, via maldição, transformado nesse ser, que é tipo um deus, há 940 anos e passa o tempo lendo livros, entediado e se metendo na vida alheia. Ele só vai morrer quando sua noiva aparecer e quebrar a maldição da imortalidade tirando a espada enfiada no seu peito que só ela pode ver. Um dia ele salva uma mulher grávida da morte e 18 anos depois ele descobre que a filha dessa mulher é a noiva dele. Então temos um homem de 940 anos e uma garota de 18. É CREEPY. Drácula é terror por um motivo e não é porque ele morde pescoços. Não dá para romantizar essa relação. Sem contar que mesmo com 940 anos esse homem continua sendo mimado, bobo e imaturo. E a noiva do goblin vê fantasmas. A história secundária do ceifador com a mulher que foi sua namorada em vidas passadas também é ruim. Nem o bromance do goblin com o ceifador me interessou (mas é melhor do que o goblin com a noiva).

Até tem uma discussão sobre morte e imortalidade que poderia ser interessante mas fica ofuscada. 

esse lugar virou ponto turístico na coreia do sul
por causa dessa cena

Perfect Marriage Revenge - Já estava acabando o prazo mas consegui ver essa novela de 12 episódios. Foi uma das coisas mais cafonas que vi nos últimos tempos mas prendeu minha atenção. Tudo nessa novela é CAFONA: as atuações, os cenários, as roupas, os ângulos de filmagem, até os plot twists dignos de novela mexicana. Mas tem dois temas que gosto: viagem no tempo e vingança. Aqui a mocinha foi adotada por uma familia rica porém é muito maltratada por todos, foi até envenenada quando criança. A mãe a faz ser culpada por um golpe e o marido tem um crush na irmã mais nova que é outra escrota. A mocinha descobre tudo isso em uma tarde, logo depois bate o carro e fica em coma/morre. Aí ela volta um ano no tempo e decide que vai ser tudo diferente e vai se vingar. Primeira coisa é dispensar o noivo (ela ainda não tinha casado) e ir atrás do cara que a irmã dela está de olho. Quando ela encontra o tal cara ela propõe logo esse casamento vingança e ele aceita bem facim facim. Aí amigos, é plot twist atrás de plot twist duplo carpado. Achei divertida.

o cartaz é a prova da cafonice

Sempre coloco as novelas coreanas com os filmes e séries mas vou colocar as outras duas que vi em dezembro aqui. As duas na NETFLIX.

Castaway Diva - Diva a Deriva - Essa novela conta a história da MokAh, uma adolescente que quer muito ser cantora. Ela consegue um encontro com uma cantora famosa da qual ela é muito fã mas seu pai violento quebra seu violão e não a deixa ir. Ela decide fugir e conta com a ajuda do seu amigo Ki Ho (que tem um pai policial que também é muito violento). A fuga deles dá errado e MokAh acaba caindo do barco que ia levá-la da ilha onde mora para o continente. Mok Ah fica a deriva, acaba numa ilha deserta (aparentemente a costa da Coréia do Sul tem milhares de ilhas desabitadas) e lá ela fica por 15 anos. Isso mesmo 15 fucking ANOS. Dorme com essa Tom Hanks. Um dia ela é encontrada pelos irmãos Woo Hak e Bo Geol que estavam fazendo a limpeza da ilha. Os irmãos a acolhem e um deles a leva para conhecer a tal cantora que agora está em decadência. É mais pesada (muita violência doméstica) do que parece mas também é engraçada. Só não gostei das músicas, mas não é o estilo de música que gosto.

True Beauty - essa novela de 2020 é muito falada e quando estive em Seoul passei por um lugar de karaokê (ou noraebang para os coreanos) as dorameiras que me assistiam nos stories todas mandaram mensagem que era o karaokê de True Beauty. Aí entrou na NETFLIX esse mês e resolvi ver o que acontece em True Beauty. Aqui temos uma novela teen onde a Ju Kyung (que chamarei de Ju) é um adolescente que usa óculos e tem a pele com algumas espinhas. Para os padrões coreanos, a Ju é considerada muito feia e sofre um bullying na escola. Sua mãe não ajuda dizendo que ela precisa estudar mais já que não é bonita. Acontece que Ju gosta de música heavy metal, de quadrinhos e não é tão boa aluna. Depois de um bullying na escola ela pensa em se jogar do prédio mas o SooHo aparece e a tira de lá. 

Ju muda de escola e decide aprender a fazer uma maquiagem boa e usar lentes para não ser a feia da escola nova. Dá resultado e todos a acham linda. Ela faz novos amigues e consegue se enturmar. O SooHo estuda na mesma sala, e é o cara mais inteligente da turma (e o mais bonito), mas ele é meio grosso, não sorri e é super intenso, até fala sussurrando. O SooHo também gosta de quadrinhos e frequenta a mesma loja que a Ju. SooHo é o único na escola nova que viu Ju com e sem maquiagem.

Aí surge outro rapaz na parada, o Seo Jun, bad boy motoqueiro e tem uma história passada com o SooHo. 

Então Ju vive essa vida de com e sem maquiagem. Os dois meninos gostam dela mas a gente sabe que triangulo amoroso em novela coreana nunca é triangulo de verdade.

Essa novela tem um bocado de coisa que poderia ser problematizada mas vamos relevar e dizer que é divertida. A irmã mais velha da Ju é a melhor pessoa dessa novela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário