Ano passado paguei um mês do Viki (o streaming de doramas) para ver algumas novelas coreanas que as dorameiras tanto falam e fiz um post com todas elas. Esse ano o Duolingo me deu de presente, por fazer aulas de coreano, um cupom para uma semana no Viki.
Então peguei minha carteirinha provisória de dorameira e fui ver o que tinha de interessante por lá ou o que não vi da outra vez.
Uma semana é pouco tempo então me dediquei e consegui ver duas novelas inteiras (uma de 16 episódios e outra de 12), uma série de 12 episódios, e uma novela vi no com o dedo no fast forward.
Twinkling Watermelon - todo mundo falando dessa novela recente (2023) e fiquei curiosa. Quando comecei não fazia idéia do que se tratava e no fim chorei um bocado. Conta a história do Eun Gyol que é CODA, Child Of Deaf Adults, ou seja, seus pais são surdos e seu irmão mais velho também. A família depende muito dele e seu pai espera que ele siga carreira de médico, mas, aos 18 anos, Eun Gyol quer tocar guitarra numa banda. Ele briga com o pai e viaja no tempo para os anos 1990 onde ele encontra o pai com 18 anos. Eun Gyol descobre que: 1) seu pai, Yi Chan, não é surdo (e ele não sabe o que aconteceu que fez o pai parar de escutar) e 2)Yi Chan está querendo formar uma banda de rock para conquistar seu crush, mas o crush não é a mãe do Eun Gyol.
O ator que faz o Yi Chan (o Choi Huyn Wook de 25/21 e DP) é muito carismático. A bandinha de rock Watermelon Sugar (beijo Harry Styles!) é divertida e as músicas são boas.
Algumas coisas ficam mal explicadas mas quem se importa? Tem viagem no tempo, tem bromance, tem banda de rock (um alívio no mundo do K-Pop), tem girl power, e é muito fofa!
| até o cartaz é fofo |
Happiness - Série de 2021 com 12 episódios. Aqui temos Sae Bom e Yi Hyun que, na época da escola, ficaram amigos depois de um incidente. Na vida adulta ela é policial especializada em anti terrorismo e ele é detetive. Numa ação a Sae Bom é atacada por um homem e leva um arranhão. Esse homem tinha um virus que na série chama de raiva humana mas é zumbi mesmo. Sae Bom fica sob observação mas ela nunca desenvolve a "doença". Ela quer muito conseguir um apartamento num condomínio e, depois do ataque, o chefão diz que dá a ela os pontos que ela precisa para o apartamento mas que não é suficiente, seria melhor se ela tivesse marido. Ela faz a proposta de casamento fake para o Yi Hyun e ele aceita rapidinho (ele tem um crush nela). Eles formam um casal muito cool. Acontece que começa aumentar os casos de zumbis, e eles ficam em quarentena dentro do condomínio com as PIORES pessoas. Já disse que ninguém faz zumbis como os coreanos, e nessa série não é diferente, mas aqui o foco é nas pessoas e como o ser humano consegue ser pior do que qualquer monstro. Achei muito boa.
| só pela foto que eles tem na parede do dia que se meteram em encrenca na escola você já sabe que esse casal é cool |
Goblin (ou Guardian: The Lonely and Great God) - Essa novela de 2016 está em todas as listas de dorama e é referenciada em várias outras novelas (se aparecer um cachecol vermelho é referencia a essa novela). Já vou dizer que achei uma bosta. É muito repetitiva. A única coisa que valeu o meu tempo foi ver o Gong Yoo desfilando com camisas de gola rolê, um Jung Hae In novinho e as cenas em Quebec, o resto passei tudo no rapidinho. Essa novela é uma versão romantizada do Drácula (na minha opinião) e conta a história do Goblin, um homem que foi, via maldição, transformado nesse ser, que é tipo um deus, há 940 anos e passa o tempo lendo livros, entediado e se metendo na vida alheia. Ele só vai morrer quando sua noiva aparecer e quebrar a maldição da imortalidade tirando a espada enfiada no seu peito que só ela pode ver. Um dia ele salva uma mulher grávida da morte e 18 anos depois ele descobre que a filha dessa mulher é a noiva dele. Então temos um homem de 940 anos e uma garota de 18. É CREEPY. Drácula é terror por um motivo e não é porque ele morde pescoços. Não dá para romantizar essa relação. Sem contar que mesmo com 940 anos esse homem continua sendo mimado, bobo e imaturo. E a noiva do goblin vê fantasmas. A história secundária do ceifador com a mulher que foi sua namorada em vidas passadas também é ruim. Nem o bromance do goblin com o ceifador me interessou (mas é melhor do que o goblin com a noiva).
Até tem uma discussão sobre morte e imortalidade que poderia ser interessante mas fica ofuscada.
| esse lugar virou ponto turístico na coreia do sul por causa dessa cena |
| o cartaz é a prova da cafonice |
Sempre coloco as novelas coreanas com os filmes e séries mas vou colocar as outras duas que vi em dezembro aqui. As duas na NETFLIX.
Castaway Diva - Diva a Deriva - Essa novela conta a história da MokAh, uma adolescente que quer muito ser cantora. Ela consegue um encontro com uma cantora famosa da qual ela é muito fã mas seu pai violento quebra seu violão e não a deixa ir. Ela decide fugir e conta com a ajuda do seu amigo Ki Ho (que tem um pai policial que também é muito violento). A fuga deles dá errado e MokAh acaba caindo do barco que ia levá-la da ilha onde mora para o continente. Mok Ah fica a deriva, acaba numa ilha deserta (aparentemente a costa da Coréia do Sul tem milhares de ilhas desabitadas) e lá ela fica por 15 anos. Isso mesmo 15 fucking ANOS. Dorme com essa Tom Hanks. Um dia ela é encontrada pelos irmãos Woo Hak e Bo Geol que estavam fazendo a limpeza da ilha. Os irmãos a acolhem e um deles a leva para conhecer a tal cantora que agora está em decadência. É mais pesada (muita violência doméstica) do que parece mas também é engraçada. Só não gostei das músicas, mas não é o estilo de música que gosto.
True Beauty - essa novela de 2020 é muito falada e quando estive em Seoul passei por um lugar de karaokê (ou noraebang para os coreanos) as dorameiras que me assistiam nos stories todas mandaram mensagem que era o karaokê de True Beauty. Aí entrou na NETFLIX esse mês e resolvi ver o que acontece em True Beauty. Aqui temos uma novela teen onde a Ju Kyung (que chamarei de Ju) é uma adolescente que usa óculos e tem a pele com algumas espinhas. Para os padrões coreanos, a Ju é considerada muito feia e sofre um bullying na escola. Sua mãe não ajuda dizendo que ela precisa estudar mais já que não é bonita. Acontece que Ju gosta de música heavy metal, de quadrinhos e não é tão boa aluna. Depois de um bullying na escola ela pensa em se jogar do prédio mas o SooHo aparece e a tira de lá.
Ju muda de escola e decide aprender a fazer uma maquiagem boa e usar lentes para não ser a feia da escola nova. Dá resultado e todos a acham linda. Ela faz novos amigues e consegue se enturmar. O SooHo estuda na mesma sala, e é o cara mais inteligente da turma (e o mais bonito), mas ele é meio grosso, não sorri e é super intenso, até fala sussurrando. O SooHo também gosta de quadrinhos e frequenta a mesma loja que a Ju. SooHo é o único na escola nova que viu Ju com e sem maquiagem.
Aí surge outro rapaz na parada, o Seo Jun, bad boy motoqueiro e tem uma história passada com o SooHo.
Então Ju vive essa vida de com e sem maquiagem. Os dois meninos gostam dela mas a gente sabe que triangulo amoroso em novela coreana nunca é triangulo de verdade.
Essa novela tem um bocado de coisa que poderia ser problematizada mas vamos relevar e dizer que é divertida. A irmã mais velha da Ju é a melhor pessoa dessa novela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário