17.9.09

série x novela

A grande diferença entre séries e novelas é o poder de síntese.

Uma novela se arrasta por 9 meses, de segunda a sábado. Se você assistir na segunda e no sábado, vai entender tudo que passou no meio da semana. As personagens se repetem demais e as situações mudam muito pouco ao longo de 180 capítulos.

Uma série dura em média 5 anos. Tem aquelas como Seinfeld, Friends e E.R. que chegam a 8, 10, 15 anos. As séries são divididas em temporadas cada uma com número definido de episódios (entre 12 e 24) e geralmente cada temporada tem um arco fechado, deixando um gancho para a próxima temporada só para manter a curiosidade. Com exceção de Lost, dá para assistir uma temporada de uma série e entender o que está acontecendo.

Os americanos/ingleses conseguem fazer episódios de meia hora com mais informação que uma semana de novela, e os episódios de uma uma hora valem por um mês. As séries e minisséries nacionais também são muito boas e concisas, a Grande Família é um sucesso.

Não me entendam mal, eu vejo novela também, e gosto, mas ultimamente eu tenho tido menos paciência para as fórmulas repetidas do Manoel Carlos, da Gloria Perez, do Aguinaldo Silva, etc. O última novela que trouxe alguma novidade foi A Favorita.

A Rede Globo resolveu lançar as novelas em DVD, começando por Roque Santeiro. Eu fiquei pensando: como é que vão fazer isso? Um box com os 180 capítulos em sei-lá-quantos dvds? Vários boxes? Vão resumir a novela para não ter tantos dvds e sair mais barato?

As séries são lançadas por temporadas, eu tenho as 3 primeiras de The Office aqui em casa (valeu Luizinha!), e é legal ver assim: por temporada.

Eu sei que é cultural e popular no Brasil ver novela, é assunto de conversas e polêmicas. Final de novela é como fim de campeonato.

Eu só queria um pouco mais de objetividade.


PS. Vale Tudo é a minha novela preferida de todos os tempos.

4 comentários:

  1. Ricardo Rezende17/09/2009, 22:06

    É mesmo, Karine, a diferença entre novelas e séries é o poder de síntese.
    Podemos dizer que a "escala da síntese" é a seguinte: festival do minuto, curta metragem, longa metragem, série, novela e... Coronation Street! :-)
    Há muito tempo não assisto novelas (nem mesmo os últimos capítulos), por isso minhas favoritas são da idade da pedra. Para citar algumas: Escrava Isaura, Roque Santeiro, Ti-Ti-Ti...

    ResponderExcluir
  2. qual a bibliografia que vc usou para este post? Se puder me ajudar, citando a fonte de sua pesquisa... Muito obrigada

    ResponderExcluir
  3. Carol, não usei bibliografia nenhuma foi tudo da minha cabeça mesmo. São muitos anos assistindo novelas e séries. :) Acho que só usei o google para saber quantas temporadas ER teve.

    Escrevi esse post em 2009, hoje teria que colocar o fenômeno que foi Avenida Brasil no meio desse texto. (curiosamente é do mesmo autor de A Favorita que citei).

    Se puder ajudar com mais alguma coisa é só dizer.

    ResponderExcluir
  4. Caso queiram, visitem minha página NOVELA DA SOAP OPERA no Facebook e fiquem mais por dentro das novelas pelo mundo. Gostei muito do seu post, Tia Helô. ")

    ResponderExcluir