24.5.10

Momento TOC Lost (5) The End

Acabou. Fim. The End. Kaput.

Estou feliz que tenha chegado ao fim e triste porque depois de um tempo nos acostumamos com a rotina, os personagens, as teorias, as fofocas que Lost gerou. E vou dizer que chorei muito vendo esse final.

Os outros Momentos TOC Lost (1) (2) (3) e (4)

COM SPOILERS. MUITOS.

Então vamos ao derradeiro Momento TOC Lost. 6ª temporada.

Sawyer - Nessa última temporada o Sawyer até tentou tomar iniciativa e fazer alguma coisa, mas ele sempre acaba deixando alguém mandar mais do que ele. Tive pena quando a Juliet morreu e quando ele se sentiu culpado pela morte dos coreanos. No fim fez as pazes com o Dr. Jack e saiu da ilha. Foi ver a Clementine. Felizmente tivemos um pouco do Sawyer sacana da primeira temporada nos flashsideways, onde ele se juntou com a Juliet. Love you Sawyer. Saudades.

Dr. Jack - começou a série querendo tirar todo mundo da ilha, era o homem da ciência, lá pela quarta temporada conseguiu sair da ilha com mais 5. Se arrependeu e quis voltar. Voltou um homem de fé. Dr. Jack olhou nos olhos da ilha e decidiu acreditar. A ilha foi o rehab do Dr. Jack. Adorei o filho dele no flashsideways (que na verdade acho que era ele mesmo né?). Dr. Jack, voce foi muito chato a série inteira, mas nessa última temporada você me ganhou. Lindo.

Kate - disse que voltou a ilha para encontrar a Claire. Duvido. Ela foi porque queria um pouco mais de ação na vida, afinal cuidar de criança e ser dona de casa não é para ela. E era a chance dela ficar com Jack e Sawyer mais uma vez. Esperta. E ela escolheu o Dr. Jack. O amor é lindo. (eu teria dado um jeito de ficar com os dois, aliás, será que ela ficou com o Sawyer? tudo é possível né?) Ela guardou a bala que matou o Locke/Fumaça e foi a única que saiu da ilha duas vezes.

Hurley - Foi ele quem levou o pessoal até Jacob, porque era o único que via os fantasmas da ilha. Fez uma dupla engraçada com Miles, e ganhou confiança. O Dude foi o homem da ilha. Merecido, e com suas prórpias regras.

Desmond. Brotha. Eu já tinha dito que ele era muito importante, mas sempre só nos davam um gostinho do Desmond. Nessa temporada final foi dele a resposabilidade de juntar todos no flashsideways e de desligar a luz um pouquinho enquanto Dr. Jack se pegava com Locke/Fumaça.

Sun e Jin - passaram a temporada inteira separados e quando finalmente se juntaram, morreram. E foi muito triste.

Sayid, coitado, começou a temporada morto, ressucitou, virou zumbi, pau mandado do Locke/Fumaça, mas no fim morreu macho-que-é-macho levando a bomba para explodir.

Locke - O Locke de verdade morreu na temporada passada né? Então só uma coisa a dizer sobre ele: Loser. Então ele foi o tempo todo manipulado pelo Monstro de Fumaça? Claro. E o Monstro de Fumaça ainda foi burro em pegar o corpo do Locke, olha só no que deu.

Ben Linus - No começo da temporada ele estava amigo de todos, andou apagado, mas nos episodios finais mostrou ao que veio. Me enganou mais uma vez quando matou o Widmore, enaganou até o Monstro de Fumaça, mas terminou perdoado e nº 2 da ilha. (teve um momento legal no flashsideway com a Rousseau e Alex)

Christian Shephard. Demorou, mas não podia passar uma temporada sem ele aparecer. E foi nos 45 do segundo tempo. Adoro.

Widmore. Achei que ia render mais babado com ele, mas não. Bem feito o Ben tê-lo matado.

Sra. Hawking apareceu só apra ficar dando deixa que sabia de tudo, mas nunca dizia nada.

Richard Alpert foi uma decepção (mas gostei do episodio dele), ainda mais depois que descobri que ele passou 200 anos obedecendo o Jacob sem saber porque. Loser. Pelo menos teve a chance de viver o resto da vida fora da ilha.

Jacob, Irmão e Mother. Três loucos. Também, o que se esperar de uma mulher sozinha que acredita que tem que proteger uma luz, um virgem de 43 anos que acredita na mãe e tem TOC; e um coitado que só quer sair da ilha, mas não deixam? Jacob jogou o irmão na luz e ele morreu (?) e virou o Monstro de Fumaça. Irmão e Mother do Jacob eram os corpos da caverna. Who cares? No fim Jacob explica que levou os losties lá porque tiha feito besteira e precisava de um substituto. Muy amigo. Jacob tinha as regras mais bizarras ever, garanto que o Hurley fez um trabalho melhor.

Lapidus. Achei que tinha morrido, mas não, sobreviveu a explosão do submarino e voltou com força total. Além de ter sido a melhor piadinha do Sawyer na temporada "e o piloto que parece que saiu de um set de filme do Burt Reynolds".

Rose, Bernard e Vincent viveram felizes na ilha.

Michael virou fantasma da ilha, ficou lá sussurando. E sim, continou chato. Walt não apareceu, ou ainda está vivo, ou não era importante para o Dr. Jack.

Charlie do flashsideways é um drogado mimado, como sempre.

Ana Lucia continua sendo a pessoa mais macho-que-é-macho que já passou pela ilha, e fora dela.

Claire - coitada, usava a pior peruca de Lost na ilha, ficou meio maluca, mas saiu com a Kate e foram criar o Aaron juntas (interpretação minha).

Adorei rever Shannon e Boone. (se bem que o Boone para mim agora é o vampiro Damon sempre)

Juliet estava certa no começo da temporada: deu certo.

Momento loop: a série terminou como começou, Dr. Jack no bambuzal.

Momento me joga na areia e me chama de Freckles: a paquera do Sawyer com a Kate na delegacia, e o beijo do Dr. Jack com a Kate no penhasco. E Sawyer e Juliet, claro.

Momento lágrimas nos meus olhos: foram tantos, no último episódio então... Sun e Jin morrendo, Hurley chorando a morte deles, Hurley chorando quando Dr. Jack ia descer na luz, Sawyer reencontrando Juliet, e por aí vai.

Momento personagem que viveríamos sem: Dogen, o japonês do templo. (aliás, todos os hippies do templo)

Momento todo mundo sabia: que a Juliet era a mãe do filho do Dr. Jack no flashsideways.

Momento morte ridícula: Ilana, todo mundo sabe que bananas de dinamite de 1840 são instáveis.

Momento única pergunta minha respondida: como o Black Rock foi parar no meio do mato. Obrigada.

Momento demorou 6 temporadas para acontecer: Jack e Locke na porrada. E foi tenso, no penhasco, muito bom!

Momento estava escrito: a parceria Hurley e Ben, desde o dia em que dividiram um chocolate apollo na quarta temporada.

Melhor espisódio da temporada: o final, claro. Mas vou confessar uma coisa: nenhum episódio foi melhor que Through The Looking Glass, o final espetacular da terceira temporada (talvez só o episódio piloto). Inclusive acho que a série poderia ter termindo ali, com o desespero do Dr. Jack. (depois teorizo sobre isso).

Só para ver se entendi alguma coisa. O que aconteceu na ilha aconteceu mesmo (viagens no tempo, a iniciativa Dharma construiu a estação cisne, o Desmond foi para ilha, Ben matou Horace e cia, avião caiu na ilha, sairam da ilha, voltaram a ilha, etc). Kate, Sawyer, Claire, Miles, Alpert e Lapidus foram embora da ilha no avião da Ajira. Hurley, Ben ficaram tomando conta da ilha, Desmond depois saiu de alguma forma. Dr. Jack salvou o mundo tapando o buraco, mas morreu. Os flashsideways eram as pessoas se lembrando da ilha e se dando conta que tinham morrido (em algum ponto da história, ou depois), e aquele encontro na igreja de todos com o Dr. Jack eram todos indo para o céu/luz. É isso? Ok. Live together or die alone. See you in another life, brother.

Damon Lindelof e Carlton Cuse, gostei muito de Lost, me divertiu e emocionou nesses 6 anos, amo o Sawyer, Dr. Jack encheu meus olhos, e foi bonito. Obrigada. Só mais uma coisinha, preciso dizer que o melhor fim de temporada com todos mortos ainda é de Six Feet Under. #prontofalei.

Queria agradecer ao C.A. do Lost in Lost, ao pessoal do Dude We Are Lost e a Ka do Defenda a Ilha. Três blogs que acompanhei durante a série que foram ótimos com informações, explicações e teorias.

Agora é voltar e assisitir tudo outra vez. Diversão garantida.

Qual a próxima?

6 comentários:

  1. Ah, sua apaixonadinha por Lost!! Arregaça isso aí!! O que a gente tava falando mal hoje de manha!! Bota na roda e cospe no prato que comeu! Faz mal nao!! Huahuahauhauha.
    Lost foi bom mesmo, parte da minha vida. Foi otimo ver essa galera toda. Algumas coisas nao fizeram sentido, decepcionaram mas ainda é um seriado 9,5

    ResponderExcluir
  2. hahahahahaha! Claaaro que tiveram coisas decepcionantes, dúvidas ainda, mistérios sem respostas, mas, Dimi, é como tudo que morre, no fim a gente só fala bem né?

    bjo!
    xonadinha em Lost :)

    ResponderExcluir
  3. Eu nao vi Lost, mas agora quero muito ver soh por causa dos seus posts.
    Lamento que voce tenha chorado no final, mas o “Momento TOC Lost” soh me fez ri. :)

    ResponderExcluir
  4. Ricardo Rezende29/05/2010, 00:02

    Quando terminei de ver o último episódio não sabia se tinha gostado ou não. Depois que comecei a lembrar do monte de perguntas sem resposta, fiquei tão revoltado quanto o Hitler naquele filminho do YouTube... :-)

    ResponderExcluir
  5. Kaka,

    Seu comentário lá no blog refletiu bem meu sentimento em relaçao ao fim: gostei e não gostei. Acabou sendo melhor do que o esperado pelo andamento da temporada, mas no contexto geral deixou muito a deseja sobre o que assistimos nos outros cinco anos. A desculpinha esfarrapada que inventarm para não responder quase nada "era uma série sobre personagens" é tosca. Ta, era uma série de personagens altamente calcada em mistérios. Por isto fica um gosto amargo.
    Mas como ignorar a carga emocional que deram ao fim? O susto que levei com o episódio "rolha do inferno" me preparou para o fim, acho...Por este ângulo foi mesmo mais elegante.
    Obs - pra mim quem conseguiu ser mais loser possível foi o Jacob! Um mito despedaçado, transformado em um filhinho de mamãe que fazia tapetes e não sabia de nada, afinal!!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Pois é Ka, a rolha do inferno foi dose né? E pior que a garrafa com a rolha nem era metáfora, era uma maquete. Depois parei para pensar e acho que os produtores poderiam ter feito uma temporada inteira entre a ilha e flash-explicativos (ao invés de flashsideway/limbo) como o episódio do Richard Alpert e do Jacob + Irmão. Matava o Jack do mesmo jeito no fim, mas mostrava como a Dharma chegava na ilha, como o exército colocou a bomba lá, a briga entre Widmore e Ben, as regras, os egipcios/ETs que colocaram a rolha lá, etc. Tipo uma temporada com flashbacks só da ilha, já que ela era personagem também.

    Ah, vou fazer outro post teorizando sobre o fim da 3ª temporada e isso que escrevi.

    bjs!

    ResponderExcluir