30.3.12

Analisando a música: Enjoy The Silence (Depeche Mode)

O Depeche Mode se formou no fim dos anos 1970, mas o sucesso só veio mesmo na metade dos anos 1980. Eu só fui saber da existência deles em 1987 com o album Music for the Masses (faz sentido), que tinha o sucesso Strangelove. Depois disso lançaram Violator, o album de maior sucesso da banda que continha seu maior hit: Enjoy The Silence.

Confesso que não sou conhecedora da discografia do Depeche Mode. Para mim é uma daquelas bandas que conheço muitas músicas, só não sei que são deles. (fui pesquisar para escrever esse post e tive vários momentos "ah, essa música é do Depeche Mode?!?")

Enjoy the Silence é de 1989, e tem um dos melhores videos ever. Infelizmente só encontrei a versão remasterizada (Oi??), mas, no video um cara vestido (fantasiado?) de rei percorre várias paisagens diferentes, das highlands, passando pela praia, até as montanhas com neve, só com sua cadeirinha de praia pronto para admirar a vista e aproveitar o silencio.

Então vamos uma música sobre... o silêncio?

Words like violence
Break the silence
Come crashing in
Into my little world
Painful to me
Pierce right through me
Can't you understand
Oh my little girl


Na verdade acho que é uma música sobre um cara que não quer ter uma DR com a namorada. Ele sabe que vai escutar coisas que não quer ouvir, provavelmente não quer dizer outras, e faz essa poesia bonita sobre o mal que as palavras podem causar.

"As palavras são violentas, quebram o silêncio, entram despedaçando o meu mundinho, me doem, penetram (ou me atingem). Poxa, garotinha, você não entende?" Não sei se o garotinha é porque ele está no mundinho, ou é sendo condescendente mesmo. Ainda assim são versos bonitos.

All I ever wanted
All I ever needed
Is here in my arms
Words are very unnecessary
They can only do harm


Então, tudo que ele quer e precisa está ali nos braços dele (no mundinho). Palavras são desnecessárias, elas só podem fazer mal. 

Vows are spoken
To be broken
Feelings are intense
Words are trivial
Pleasures remain
So does the pain
Words are meaningless
And forgettable


"Para que promessas, se são só para serem quebradas? Os sentimentos são intensos, as palavras são triviais. As únicas coisas que ficam são os prazeres e a dor. Palavras são sem sentido e esquecíveis." Será?

Acho que ele até tem razão, mas, no seu mundinho, ele não entende nada de mulher, porque todas sempre lembram tudo que foi dito, e as promessas que foram feitas. #ficadica

All I ever wanted
All I ever needed
Is here in my arms
Words are very unnecessary
They can only do harm


Ele tenta ser romântico dizendo que já tem tudo que quer e precisa, mas, mesmo ele insistindo no silêncio, acho que leva um fora. Por isso o rei do video vai apreciar a paisagem sozinho. E que paisagem bonita!




13 comentários:

  1. A minha banda favorita \O/

    E adoro seu blog :-)

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua análise. Nunca tinha pensado nessa música como algo DR. É uma das minhas músicas e clipes favoritos. No meu blog antigo, tbm ensaiei uma análise da música, não sei se vc viu na época...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Anderson!
    Lembro que esse é um dos seus clipes favoritos, mas não lembro da sua análise (que deve ser ótima). :)

    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Lamento trazer má notícias, a letra de Enjoy the silence fala de heroína. O vocalista sempre foi depressivo, usuário e suicida. Mas adoro a banda e suas músicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! depois de muito tempo, estou postando isto. David Gahan, vocalista, esta muito bem casado com dois filhos e ainda venceu um câncer em 2009. Depeche Mode ainda continua na estrada com as mais belas como o Enjoy The Silence.

      Excluir
  5. @anonimo
    isso não é má notícia, até acho que é sobre heroína e drogas.
    as vezes prefiro procurar outro sentido na música porque senão vai ser tudo sobre drogas. :)
    (e o relacionamento de um viciado com suas drogas é bem parecido com uma relação amorosa.)

    ResponderExcluir
  6. Ele o vocalista, David Gahas, esta muito bem, com dois filhos e uma bela esposa, bem sacado e ainda se livrou das drogas e venceu um câncer e continua com a maravilhosa banda. Bela letra e muito tocante, tudo a ver comigo.

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante sua análise. Gostei

    ResponderExcluir
  8. Nao é isso...ela fala de drogas, mais especificamente de heroína, em q o vocalista foi viciado por mto tempo. Ele sempre foi depressivo e a droga exacerbada isso: "tudo o que eu precisava estava aqui nos meus braços"..ele só precisava injetar na veia...é só o q ele precisava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já disseram isso nos comentários acima. E na música ele ainda diz "pleasures remain, so does the pain". Acredito que seja mesmo sobre drogas, só quis achar outro significado mesmo.

      Excluir
    2. O compositor desta musica é o guitarrista Martin Gore e não o vocalista David Gaham que era addicted em heroína . Portanto, não concordo que o tema seja sobre heroína.

      Excluir
    3. @anonimo quando fiz essa análise nem pensei que poderia ser sobre drogas porque nunca entendi a letra assim, por isso analisei como sendo uma DR. Depois de ler os comentários vi que poderia ser sobre drogas (eu nem sabia que o vocalista era viciado), mas como disse em um comentário anterior vai ter sempre alguém para dizer que qualquer música é sobre drogas.
      Se foi o guitarrista que compôs a música quem sabe minha análise está mais perto da intenção dele. :)

      Excluir