5.3.13

Lonely Boy

The Black Keys é uma banda que está aí desde 2001. É um duo, formado por um guitarrista e um baterista, que faz um som que posso definir como rock/blues. A primeira vez que ouvi falar deles foi quando quis saber qual era a música da abertura de Hung e descobri que era I'll Be Your Man. Em 2011 eles lançaram seu sétimo album, El Camino, que deu a banda alguns Grammys em 2013, entre eles melhor album de rock e melhor música de rock para ótima Lonely Boy.

Não vou analisar a música, mas vou falar do sensacional video clipe que fizeram para divulgá-la. A música é um rock cru, old school, sobre um cara que, apesar de se achar melhor que a garota, se apaixona, leva um fora, ela o deixa esperando e ele espera (e vai esperar um tempão, sozinho. BUFO!). O video é apenas um senhor chamado Derrick T. Tuggle dançando como a gente dança quando está só e fazendo lip sync da música.

Por que gostei tanto desse video? Eu conto. Quando estava na faculdade de engenharia, na UNIFOR, no início dos anos 1990, tinha um cara (infelizmente não lembro o nome dele) que na hora do intervalo fazia, hum, apresentações para quem estivesse ali olhando. Não sei qual era o curso dele, mas ele estava sempre ali pelos blocos da engenharia e administração. Alguém abria o porta malas do carro e começava a tocar uma música (adoram fazer isso aqui no Ceará) que podia ser rock, pop e até forró. O tal cara começava a dançar e fazer lip sync, nós riamos e até batiamos palmas no fim. Tenho certeza que muita gente achava espalhafatoso mas ele se divertia muito sem medo de ser ridículo. (tipo o Napoleon Dynamite)

Quando vi o video de Lonely Boy foi a primeira coisa que lembrei, inclusive porque a roupa que o Mr. Tuggle usa é IGUAL a que o cara da faculdade usava. Se o cara da faculdade fizesse isso nos dias de hoje alguém teria filmado e ele já teria se tornado um viral no youtube, mas como na época nem telefone celular tinha, ficou só na nossa memória.

A banda disse que os planos originais para o video dessa música não incluiam o Mr. Tuggle, iam fazer um video tradicional e tinham filmado várias cenas, mas jogaram tudo fora menos a parte Mr. Tuggle dançando. Segundo o Mr. Tuggle, o diretor do video perguntou se ele sabia representar e ele respondeu que sabia dançar, "Qualquer um sabe dançar.". Então, ele decorou a letra, fez tudo em UM take usando como referência Michael Jackson, Pulp Fiction, Carlton Banks, Embalos de Sábado a Noite e entrou para história dos videoclipes (junto com Praise You do Fat Boy Slim).

Aperta o play e duvido alguém ficar parado com Mr. Tuggle interpretando Lonely Boy.





2 comentários:

  1. Olá! Você poderia, por favor, fazer uma análise de Flower, da Kylie Minogue? Farei um trabalho da faculdade de música à respeito desta música, e precisaria de várias visões da letra da música. Você poderia me ajudar o quanto antes? Muito grato pela atenção desde já! -Carla

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla!

    Eu não conhecia essa música da Kylie Minogue, e confesso que gosto mais do lado pop dançante dela. Para ser sincera, não consegui escutar essa música 2 vezes seguidas e para fazer as análises (nas quais me divirto) tenho que escutar repetidamente, as vezes demoro uma semana analisando na cabeça até colocar no blog, fora a pesquisa.
    Sobre a melodia não posso opinar muito para mim é só uma balada simples.
    Sobre a letra, o que posso te dizer é: acho que é sobre um filho/filha que ela gostaria de ter. Não sei se ela tem filhos, mas, pelo que sei, ela teve cancer e na época deve ter ficado a incerteza se teria ou não filhos e escreveu essa música.

    Boa sorte no trabalho.

    ResponderExcluir