30.3.13

Chasing Mavericks

O surf é um dos meus esportes favoritos e, definitivamente, o que mais gosto de ver. Posso passar horas sentada de frente para o mar vendo os surfistas manobrando nas ondas. É também o esporte mais  emocionante e difícil que já pratiquei. Só ficando em pé na prancha e descendo uma onda para entender. O surf exige equilíbrio, domínio de alguns medos e muito respeito a natureza porque o mar é uma caixinha um container de surpresas.

Como já disse em outro post, adoro filmes de surf, de todos os tipos, gosto até de Onda dos Sonhos e Tá Dando Onda (dos pinguins surfistas). Poucos esportes são tão bonitos e de uma plasticidade incrível quanto o surf.

Então fui assistir Chasing Mavericks para ver as cenas de surf sem saber do que se tratava a história. Mavericks é um pico de surf em Half Moon Bay, na California, famoso por suas ondas gigantescas, ainda remáveis (maior do que isso só com tow in), e águas geladas. Era um lugar conhecido por poucos que se atreviam encarar paredões de água e alguns tubarões brancos no fundo, hoje todo mundo já ouviu falar de Mavericks.

O filme conta a história de Jay Moriarty, um garoto que cresceu em Santa Cruz na California, aprendeu a surfar bem cedo (9 anos) e dominava as ondas. Jay era um surfista versátil, usava pranchinha, longboard, surfava ondas pequenas, médias e enormes. Aos 16 anos (em 1994) foi o surfista mais jovem a dropar uma onda em Mavericks, não sem antes tomar um wipeout (vaca para os íntimos do surf) fenomenal que foi capa de revista.

Chasing Mavericks começa com Jay (Jonny Weston) ainda garoto contando as ondas para saber se o swell vai entrar. Depois ele aprende a surfar e já adolescente pede para o vizinho o treinar para pegar ondas grandes. O vizinho é Frosty Hesson (Gerard Butler de 300, macho-que-é-macho), um surfista experiente que tem toda uma metodologia Sr. Miyagi de ensinar. O Jay mora com a mãe problemática, o pai sumiu, tem um melhor amigo que as vezes se mete me encrencas e tem a namoradinha (que depois virou esposa). Jay é bom filho, aluno e amigo. Ele é esforçado e focado.

É baseado em fatos reais, mas confesso que não conhecia a história do Jay. Passei o filme inteiro achando que alguém ia morrer nas ondas gigantescas, ou o Jay ou o Frosty. Outras coisas acontecem no filme, mas, a não ser pelo wipeout histórico, eles sobrevivem a Mavericks.

O filme conta com a presença dos surfistas Peter Mel, Greg Long e Zach Wormhoudt, três big riders conhecidos, locais de Mavericks, que, no filme, são chamados de Magnificent Three.

As cenas de surf em Mavericks são muito bem feitas (parece que o Gerard Butler tomou um caldo f**a nas filmagens), o surf way of life da California está presente, o drama poderia ser melhor, mas no fim dá vontade de pegar a prancha e entrar no mar (para pegar ondas MUITO menores, óbvio).

O que me deixou com lágrimas nos olhos foi saber, no fim do filme, que o Jay Moriarty morreu aos 22 anos fazendo mergulho livre nas águas calmas das Maldivas.

Quando um surfista morre os amigos fazem uma roda no mar sentados em suas pranchas e jogam as cinzas se for o caso, ou flores. A primeira vez que vi uma cerimônia dessas foi em Phillip Island, perto de Melbourne, na Australia, e é bonito. O Jay é popular até hoje e para filmar a cena final apareceram mil surfistas (entre amigos dele, moradores de Santa Cruz e fãs) para refazer a roda.

"We all come from the sea, but we are not all of the sea. Those of us who are, we, children of the tides, must return to it again and again."

Nenhum comentário:

Postar um comentário