22.5.13

Analisando a música: Locked Out Of Heaven (Bruno Mars)

Semana passada estava num treino de corrida cansativo e quando estava quase para desistir o shuffle do iPod me mandou essa música que eu nem sabia que tinha (as vezes pego músicas que só vou escutar muito tempo depois, valeu shuffle!) e foi uma injeção de ânimo para continuar.

Fiquei curiosa para saber do que se tratava essa música que gruda como chiclete na cabeça e que você não esquece por dias.

A primeira vez que vi o Bruno Mars numa dessas premiações achei que era alguém fazendo um cosplay do Michael Jackson na época do Off The Wall, e ele tem aquele tom de voz alto. Melhor, se Michael Jackson e Prince tivessem um filho, ele seria o Bruno Mars.

Depois descobri que, além do Bruno Mars ser havaiano, ele tinha um bocado de hits pop que estavam fazendo sucesso por aí: Grenade, Just The Way You Are, The Lazy Song e Marry You. Ele até tem um Grammy de melhor vocal pop.

Locked Out of Heaven é do segundo album do Bruno Mars, Unorthodox Jukebox, de 2012, do qual só conheço essa música, por enquanto. Devo ter colocado no iPod porque o início é puro The Police, tem um baixo marcante bacana e daqueles refrões de levantar os braços.

É uma música sobre.....wait for it.... amor e sexo ou sexo e amor, porque as vezes é tudo a mesma coisa. Quem nunca?

(levanta a mão quem achou que eu ia dizer que era sobre fim de relacionamento)

Com tanto UH! na música a gente só pode pensar em uma coisa né? Vamos averiguar.

Oh yeah, yeah, yeah
Yeah, yeah, yeah, UH!

Dez em dez pessoas acharam essa batida do início a cara do The Police, mas o Bruno Mars disse que não estava pensando no Sting e cia quando compôs. Com esse começo cheio de ohs, yeahs, e UH! a primeira pessoa que penso é o Sting. Just saying.

Never had much faith in love or miracles (miracles) UH!
Never wanna put my heart on the line UH!
But swimming in your world is something spiritual (spiritual) UH!
I'm born again every time you spend the night UH!

Ele confessa que nunca acreditou no amor e nem em milagres e que não queria arriscar seu precioso coraçãozinho (mas outras coisas que fazem UH! ele arrisca). Alguém perguntou para o Bruno Mars qual era a frase preferida nessa música e ele disse que era "Swimming in your world is something spiritual". Concordo. Essa analogia de nadar no mundo alheio é boa, gosto de coisas com água. E ele está dizendo que não é só um corpinho. UH! Também pode ser uma metáfora para sexo. Ui Ui Ui. Olha, gente, fazer o outro renascer toda vez que UH! é um poder e tanto que essa pessoa tem.

'Cause your sex takes me to paradise
Yeah your sex takes me to paradise
And it shows, yeah, yeah, yeah
'Cause you make me feel like
I've been locked out of heaven
For too long, for too long
Yeah you make me feel like
I've been locked out of heaven
For too long, for too long

Acontece que o Bruno Mars é direto e manda na lata "sexo bom que me leva ao paraíso! Tão bom, mas tão bom, que antes disso parecia que estava trancado do lado de fora do céu por tempo demais!" Estava trancado com cadeado, correntes, senha e tudo mais, mas agora descobriu o segredo. UH!

You bring me to my knees
You make me testify (testify) UH!
You can make a sinner change his ways UH!
Open up your gates 'cause I can't wait to see the light UH!
And right there is where I wanna stay UH!

Ela o faz ajoelhar e testemunhar, confirmar, mostar, etc, (provavelmente o poder que ela tem). UH! Ele diz que ela pode fazer um pecador mudar seu jeito (mas não necessariamente deixar de ser pecador, se é que vocês me entendem. UH!). "Abre esses portões que mal posso esperar para ver a luz! E é aqui que quero ficar." Definitivamente essa música é uma transa cantada. Sexy. UH!

Cause your sex takes me to paradise
Yeah your sex takes me to paradise
And it shows, yeah, yeah, yeah
'Cause you make me feel like
I've been locked out of heaven
For too long, for too long...

E cá estamos no paraíso outra vez. Deixa o cara aproveitar, foi tempo demais trancado do lado de fora, too looooooooog, too loooooooog.

Oh, oh, oh, yeah, yeah, yeah
Can I just stay here
Spend the rest of my days here

O clímax da transa música. E depois que entra, quem quer sair? Vamos ficar aqui para sempre. UH!

'Cause you make me feel like
I've been locked out of heaven
For too long, for too long
Yeah you make me feel like
I've been locked out of heaven
For too long, for too long

Vai Bruno Mars, esquece que estava trancado so lado de fora, já te deram a chave, abre esse cadeado e entra no paraíso! A senha é UH!

Oh, yeah, yeah, yeah, UH!

Agora sei porque me animou tanto na corrida. Aperta o play e boa sorte em tentar tirar essa música da cabeça. UH!




14 comentários:

  1. oi ac hei seu blog bem por acaso estava procurando o clip dessa musica, eu amo ela a batida é muito boa! Enfim nao sei se vc leu ou tem interesse mais essa musica e a cara de 50 tons de cinza,ahuhauahu!!! parece uma declaração do S Grey para Ana. nao acha...
    Josy Queiroz

    ResponderExcluir
  2. Oi Josy! Não li 50 Tons de Cinza, mas pelo que falam imagino que seja isso mesmo. :) UH!

    ResponderExcluir
  3. Achei minha cara metade! Uh!!!

    ResponderExcluir
  4. Ownnn eu amei a maneira que foi descrito, parabéns pra quem fez essa descrição "maraviosa"

    ResponderExcluir
  5. Poxa eu não sei quem é você kkkkkk mas amei essa resenha bem humorada da música, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Nao sabia que a musica tinha todo esse contexto por tras, mas achei bem bacana o jeito em que voce apresentou a musica e os seus argumentos sobre com versos e taaaal... O que um ''Uh yeah yeah'' nao fazem ein kkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Vim atrás de uma análise porque fiquei me perguntando se eu era a única que achava que quando ele fala de "abrir os portões", era uma metáfora para abrir as pernas dela. Amei a resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada! :)
      essa estrofe é tão direta (ele ja começa dizendo que está de joelhos) que acho que "open up your gates" é mais um eufemismo do que uma metafora. 😊

      Excluir
  8. Eu estava tentando entender sobre o que essa música queria dizer, e achei seu blog, muito obrigada pela explicação. 🥰

    ResponderExcluir