26.4.15

Enquanto isso na ciclofaixa...



Acho ótimo que tem cada vez mais ciclistas em Fortaleza e que venham mais. Acontece que as pessoas ainda acham que para bicicleta vale tudo e esquecem que leis e regras de transito também se aplicam a quem anda em duas rodas.

Ja fiz um post sobre os perigos de andar na ciclovia carioca, mas como aqui a coisa ainda é nova:

Top 10 coisas que os ciclistas de Fortaleza deveriam evitar.

1- Andar de bicicleta no calçadão da Beira Mar (na parte proibida). Do mesmo jeito que alguns ciclistas não querem andar na rua por medo de ser atropelado por um carro, os pedestres também não querem dividir a calçada com bicicletas. A percepção de movimento é diferente. O lugar da bicicleta é no asfalto e na Beira Mar a velocidade máxima dos carros é 40km. Se todos respeitassem os limites não teria problema. Pedalar no calçadão é proibido, tem placas, então desce da bicicleta e anda.

2- Andar na contramão de ruas e avenidas movimentadas. Não é seguro, a bicicleta deve sempre andar na mão da via. Isso também vale para a Beira Mar quando não tem a ciclofaixa da manhã, sei que todo mundo quer pedalar olhando o mar, mas na contramão é perigoso.
Em vias menos movimentadas é possível (eu também ando na contramão dessas as vezes) exatamente porque os carros trafegam em velocidades menores e tem espaço.

3- Andar na contramão da ciclofaixa. A maioria das ciclofaixas da cidade é mão única, deve ser seguido o sentido da via. É mais seguro para o ciclista e para o motorista.

4- Furar sinal vermelho sem parar para olhar. Infelizmente isso as vezes também é comum entre os motociclistas e até motoristas.

5 - Andar lado a lado com o amigo/amante na ciclofaixa de mão dupla. Restringe o espaço de quem vem na direção contrária e de quem quer ultrapassar.

6- Andar sem olhar para frente. Isso é MUITO comum aqui, até os pedestres são assim e andam olhando para os lados. (mais um motivo para não pedalar no calçadão)

7 - Parar no meio da ciclofaixa para falar ao telefone. Para, desce da bike, sobe na calçada e atende a ligação. Simples.

8- Não parar na faixa para os pedestres atravessarem. Pedestre tem preferência.

9- Pedalar como se fosse ganhar a etapa cearense do Tour de France. Sempre tem um ou dois que acham que a ciclofaixa é uma competição.

10- Achar que bicicleta é só para fazer exercício. Queimar calorias e ficar em forma é ótimo, mas bicicleta também é um meio de transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário