1.5.15

Book Report: Funny Girl - Nick Hornby

O Nick Hornby se empolgou com os anos 1960 quando escreveu o roteiro adaptado de Educação e decidiu escrever esse livro: Funny Girl.


A história começa em 1964 com uma moça, Barbara, que mora em Blackpool no norte da Inglaterra. Barbara é bonita mas o que ela quer ser mesmo é engraçada, ela é fã da Lucille Ball. A tia dela insiste para que ela entre num concurso de Miss Blackpool, o qual ela ganha mas recusa a coroa. Barbara não queria ficar mais nem um minuto em Blackpool, faz as malas e se manda para Londres.

Na Swinging London dos anos 1960 ela começa trabalhando numa loja de departamentos, mas como ela é bonita e tem muita sorte, logo arranja um agente, muda de nome, e consegue um teste para uma nova série da BBC (numa época que a BBC estava expandindo seus programas e testando novidades).

O livro é sobre a Barbara, mas também é sobre o desenvolvimento da série de TV e seus criadores.

A história acompanha os melhores (e piores) momentos da série e dos roteiristas, diretor e atores nos quatro anos que a série foi ao ar.

A prosa do Nick Hornby é boa, leve, os personagens são interessantes, temas polêmicos aparecem e romances acontecem.

Vários livros do Nick Hornby já viraram filmes (Alta Fidelidade, Um Grande Garoto, Fever Pitch, Uma Longa Queda - gosto de todos, livros e filmes) mas ele disse que vê esse livro mais como uma série de TV do que um filme. Espero que façam, de preferência no estilo Mad Men.

(Acho que Nick Hornby se inspirou um pouco no filme estrelado pela Barbra Streisand para escrever esse livro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário