10.5.15

Book Report: Sweetness #9 - Stephan Eirik Clark

Um dia passeando pela Amazon, uma coisa leva a outra e acabei nesse livro.



Para começar vou dizer que de-tes-to adoçante. E não vem me dizer que o tal de stevia é natural porque o gosto é tão ruim quanto. Se precisa adoçar uso o açúcar mesmo (branco ou mascavo) ou então vai amargo porque essa porcaria eu não como. Inclusive evito qualquer coisa com adoçante. (Açúcar também não é nenhum santinho mas o gosto é melhor.)

Pronto. Falei.

Esse livro tem como personagem principal um químico especializado em sabor (flavor chemist), o David. Logo depois de terminar um mestrado ele é contratado por uma grande empresa alimentícia para trabalhar testando os efeitos do tal Sweetneess #9 em animais (ratos e macacos). No início ele até leva umas amostras para ele e sua esposa usarem em casa. Depois de um tempo ele vê que os animais estão gordos, letárgicos e burros. David decide denunciar mas quando chega na empresa todos os animais estão saudáveis (foram trocados?) e ele é demitido, mas depois o adoçante #9 é aprovado.

David entra num período difícil da vida, sua esposa não consegue engravidar e ele pira o suficiente para passar um tempo num hospital psiquiatrico por vontade própria.

Um dia um senhor, dono de uma empresa de sabores concorrente a que o David trabalhava, aparece no hospital e oferece um emprego ao químico. A vida do David muda completamente, sua mulher engravida, eles tem 2 filhos e vivem bem até que um dia sua filha adolescente resolve pesquisar sobre comida e, claro, é contra tudo que o pai faz (produzir sabores artificiais).

David começa a reparar o que a comida comprada no supermercado (e muitas contém o #9) está fazendo a sua família (ninguém usa o fogão, só o microondas). A esposa é viciada no #9 e seu filho só come coisas com o corante vermelho nº 40 (que ele carrega no bolso). Seu filho fala frases sem verbos, sua esposa esta obcecada com peso, sua filha meio deprimida e ele mesmo muito ansioso.

É uma família que janta no McDonald's.

Até o médico que atende o David diz que só tem 7 minutos para examinar, diagnosticar e medicar. Fast Food e Fast Medicine.

Ele nos conta de como quase todos os alimentos do supermercado contém algum tipo de químico (de corantes e sabores artificiais, adoçantes, conservantes, até maçãs que recebem uma ajudinha para ficarem mais vermelhas). Em um certo ponto do livro a feira livre de produtos orgânicos é vista como uma vilã para a empresa do David.

Dá vontade de fazer uma horta na varanda.

Aí tem uma trama que envolve terroristas em supermercados, chantagem, receitas secretas, remédios e até o bunker do Hitler.

Achei esse livro meio terror (dá até medinho de entrar no supermercado) mas foi uma leitura boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário