3.5.15

Enquanto isso 200 anos atrás...

Estava contando para um amigo o que acontece em Outlander: se passa na Escócia e a personagem principal, Claire, depois de encostar numas pedras mágicas, volta 200 anos no tempo. Ela vai do pós-guerra 1945 para 1743.

No que o meu amigo disse: "Ela voltando de 1945 para 1743 perde menos do que se a gente voltasse de agora."

O Marty McFly só voltou 100 anos no De Volta Para o Futuro 3 e não foi fácil.

Se nós voltassemos 50 anos já perderíamos muito, especialmente coisas tecnológicas (um beijo smartphone).

Acontece que a Claire, mesmo em 1945, perdeu, entre muitas outras coisas: carro, trem, avião (imagina passar dias e dias no lombo do cavalo), antibióticos, absorventes, luz elétrica, direito a voto, e por aí vai. Da geladeira ela não sente falta já que esse pessoal dos países frios tem geladeiras naturais.

A Claire tem que usar espartilho. Tortura.

Vale dizer que a Claire tem vantagens que facilitam sua sobrevivência no passado: ela foi enfermeira na 2ª Guerra, entende de ervas que curam e acalmam, e sabe um bocado de história da época e sobre algumas pessoas conhecidas (porque seu marido de 1945 estava estudando o período e contou tudo a ela, além das aulas de história que ela lembra).

Então, que aconteceria se voltassemos no tempo? Entra no DeLorean rumo aquelas pedras na Escócia e vem comigo.

Se eu voltasse para 1743 aqui no Brasil estaria simplesmente perdida. Não sei nada de história desse período (capitanias hereditárias?), não ia ter vantagem nenhuma sobre os locais. Talvez se fosse para 1815 já estaria um pouco melhor, saberia um pouco mais sobre os acontecimentos.

Imagina as condições de higiene. Gente, acho que eu ia preferir ficar com os índios, eles tomam banho várias vezes por dia. Pelo menos a comida é fresca, zero aditivos, mas a geladeira faz falta. E as roupas volumosas? Certamente sentiria falta de um bom par de tênis ou botas com solado de borracha para andar em terrenos irregulares e sujos. Nem bicicleta tinha nessa época.

Quanto a dar idéias futuristas acho que iria sugerir o saneamento básico das cidades. Talvez um planejamento urbano. (não sou enfermeira, mas sou engenheira).

Tem gente que prefere ir para o futuro, mas vai que chega lá e está tudo destruído por guerras ou algum virus devastador, ou macacos dominaram o mundo.

Só iria para o passado (ou futuro) se fosse um passeio com volta garantida.

Se bem que a Claire tem oportunidade de voltar para 1945 mas ela fica em 1743. Por que? Bem, no passado tem o ruivo bonitão Jamie e pelo jeito ele vale mais do que água encanada.


2 comentários: