6.8.16

Cerimônia de abertura

Foi lindo!

Começou com um jogo de panos e coordenação dignos de chineses. Aí descobrimos as projeções maravilhosas no telão do gramado.

Os índios vieram e com umas cordas fizeram uma dança linda formando taperas, chegaram os portugueses invadindo a selva, depois os escravos e a seguir os orientais. No telão do gramado a selva ia se tornando lavoura. Uma forma interessante de contar nossa história.


Vieram as cidades e uma projeção 3D sensacional. Criaram uma selva de pedra ao fundo e veio a coreografia da Debora Colker. Depois dessa dança vertical veio Santos Dumont e seu 14 bis voando para fora do estádio e dando uma volta na cidade com o Samba do Avião.


O filho do Tom Jobim cantou Garota de Ipanema junto com o estádio inteiro enquanto Gisele Bundchen andava na maior passarela da sua vida.


O funk carioca foi engatado na sequencia, Zeca Pagodinho, Marcelo D2, Elza Soares, MC Sofia com uma proejção de capoeira linda e para terminar Jorge Ben e seu País Tropical com festa.

Teve o momento didático sobre aquecimento global.

A entrada dos atletas foi a mais eficiente das últimas olimpiadas,  continuou demorada afinal é muita gente, mas foi ágil. Finalmente alguém se tocou que aquela volta no estádio era enfadonha, por mais que a gente goste de ver os atletas e criou uma espécie de passarela central.


Delegação do Brasil entrou por último ao som de Aquarela do Brasil e fez bonito.

Os atletas iam colocando sementes em potinhos que ficavam em torres espelhadas, no fim do desfile essas torres foram colocas em uma formação dos anéis olímpicos e quando foram abertas eram plantas. Os anéis olímpicos foram verdes! E mais fogos de artifício no Maracanã.


Blá, blá, blá discursos e juramentos.

Gil, Caetano e Anita cantaram clássicos do samba com uma escola de samba nas cores dos anéis olimpicos entrando com uma batucada forte e passistas no palco.

Aí veio o momento da pira olímpica. Guga começou entrando no estádio, super emocionado, com a tocha e passou para Hortência que passou para o sensacional Vanderlei Cordeiro de Lima que acendeu a pira olímpica que parece um sol.


Do Maracanã levaram o fogo para a Candelária onde tem uma pira igual e o fogo vai ficar ali até o fim das Olimpíadas.



Começamos muito bem. Vamos continuar assim!





PS. Como sempre, o Twitter foi o melhor lugar para acompanhar a cerimônia de abertura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário