8.9.17

+ Filmes

Palhaços e espiã

Bingo

Esse filme conta a história do ator que fez o Bozo no Brasil. Bozo era um palhaço de um programa infantil importado dos EUA e quando chegou por aqui deram uma boa abrasileirada.

Quando o Bozo apareceu na TV eu já era pré-adolescente e achava tudo aquilo muito bizarro, mas confesso que tentei ligar para o programa dele uma ou duas vezes, mas nunca tive sucesso.

Na verdade sempre achei esse programas infantis da década de 1980 muito bizarros, mas o Bozo era o que me parecia menos. Da Xuxa nem falo porque detestava o programa dela, só gostava dos desenhos.

A primeira metade do filme é ótima! Traduz bem a época e o entusiasmo de novas possibilidades do entretenimento. A trilha sonora é excelente (tem Echo and the Bunnymen, DEVO, Tokyo, Metrô, e outros classicos 80's). O Vladimir Brichta está sensacional na pele do Bozo.

A segunda metade que mostra a decadência do ator não curti tanto mas sei que um filme biográfico é assim. Contudo tem cenas muito bem filmadas e até surpreendentes. Achei que valeu o ingresso.

A Tia Helô certamente deveria achar o Bozo coisa dos "outros" para desviar as criançinhas. 417 "Ai Jesus!" para esse palhaço bizarro.

It

Em português esse filme tem o título de It - A Coisa e é baseado no livro do Stephen King. Não li o livro, mas lembro do filme para tv feito nos anos 1990 com o Tim Curry no papel do palhaço e era um filme com enfase no terror. Nesse filme novo o centro das atenções são os pré-adolescentes, seus problemas e medos. Só vou dizer que tem muita coisa mais assustadora que o palhaço.

A história passa na pequena cidade de Derry nos EUA e começa com o sumiço do Georgie, irmão do Bill. Georgie sai num dia de chuva para brincar com seu barco de papel e encontra o palhaço no bueiro.

O porque do Georgie não sair correndo de um fu**ing palhaço no bueiro é um mistério, mas ele fica lá papeando e o palhaço o pega. Bye, bye Georgie. (isso está no trailer)

Depois ficamos sabendo que esse palhaço aparece a cada 27 anos e durante um ano crianças e adolescentes somem.

No verão seguinte ao sumiço do Georgie (e outras crianças) a turminha de férias da escola se junta e vão desvendar esse mistério.

É mais um filme que bebe na fonte dos anos 1980 e isso quase nunca é ruim, vide: Stranger Things e Super 8. Eu gostei desse filme, esperava uma coisa e vi outra melhor. O palhaço é bem feito, tomei muito susto com ele quando aparecia. Em alguns momentos eu me contorcia com coisas mais assustadoras que o palhaço e até pedia para ele aparecer.

A Tia Helô ia morrer com aquele palhaço cabeçudo. 552 "Ai, Jesus!" para o Pennywise.


Atômica

Charlize Theron (lindíssima, como sempre) faz uma espiã numa missão em Berlim na semana da queda do muro.

Ela encontra o James McAvoy por lá e eles tem que recuperar uma lista que foi roubada por um russo.

É isso. Espionagem da boa e muita pancadaria. Charlize Theron chuta muitas bundas. As cenas de ação são muito bem feitas!

Mas o que esse filme tem de muito bom é a trilha sonora. São classicos da década de 1980 que na época eram considerados alternativos (mas que hoje são bem conhecidos). E como passa na Alemanha, temos únicos três hits alemães que fizeram sucesso mundial: 99 Luftballons, Major Tom e Der Kommissar. Tem David Bowie, porque uma trilha sonora de filme sem David Bowie não é uma trilha de respeito. E tem até uma banda que eu adoro mas não escutava há algum tempo: Siouxie and the Banshees. Me deu vontade de dançar todas as músicas.

As músicas são muito bem encaixadas nas cenas e tocam tempo suficiente para a gente poder apreciar (não fica aquela coisa picada que frustra como alguns filmes fazem).

Eu gostei, mesmo com toda aquela violência.

A Tia Helô iria gostar da Atômica girl power, mas para que tantas costelas quebradas? 613 "Ai, Jesus!" para a loira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário