1.12.17

Florianópolis (1)


Florianópolis é um lugar peculiar, afinal é uma ilha que também é uma cidade (e não uma cidade em uma ilha). E a ilha é grande, tem partes urbanizadas com prédios altos e casas modernas, mas também tem áreas rurais com vacas pastando e vilas de pescadores.


O centro da cidade que fica na área perto da Ponte Hercílio Luz (que está fechada, mas liga a ilha ao continente) e dali cresceu em torno da Beira Mar para o norte.

Um pouco mais para o interior tem um bairro onde fica a universidade que não é nem beira mar nem beira lagoa.

Para chegar na Lagoa da Conceição (que é um bairro) tem que subir e descer um morro, de onde tem uma vista linda do outro lado da ilha. Aliás, morros verdes com florestas é o que não falta nessa cidade-ilha.

vista para a lagoa da conceição

O resto das praias-bairros ficam espalhadas pela ilha. Para o norte tem praias mais urbanizadas com prédios, casas e condomínios. Para o sul tem muitas vilas de pescadores e praias mais selvagens.

O lado leste da ilha é das praias de surf.

No primeiro dia fui ao centro ver o mercado, a alfândega e o museu. O centro da cidade de Florianópolis tem vários edifícios do início do século passado, fachadas coloridas e tem uma rua de pedestres.

alfandega (dentro tem artesanato)
mercado 
palácio cruz e souza
catedral

Andei na Beira Mar que é urbanizada com calçadão e ciclovia, passei embaixo da ponte que está sendo reformada (o motorista do uber disse que talvez fique pronta em 2018 ou 2019).


Nós ficamos na Lagoa da Conceição que é como ficar numa cidade de veraneio. O centro do bairro é pequeno, é tudo perto e é bem servido de restaurantes, supermercados, lojas, cafés e food trucks (como gostam de food trucks em Florianópolis).

uma das casas na lagoa

A Av. das Rendeiras que vai do centro da Lagoa da Conceição em direção as praias do leste tem algumas casas noturnas, mais restaurantes e durante o dia é uma ótima área de lazer (muitos caiaques, stand up, remo, windsurf quando tem vento, etc).

estátua da rendeira

Para rodar pela ilha nós usamos Uber, 99 e ônibus. O sistema de transporte público é só ônibus e esses vão entre terminais. Nos terminais pode trocar de linha sem pagar outra passagem. As distâncias são grandes especialmente para as praias do norte e as do sul. As estradas são simples, de mão dupla com uma faixa para cada lado onde passa carro e ônibus. Não tem rotas alternativas e todos passam no mesmo lugar. Os engarrafamentos no verão devem ser enormes (mas pela tranquilidade das pessoas que moram lá nem isso deve tirá-las do sério).

Na área da Lagoa da Conceição pedir carona é super comum, vi várias pessoas com dedão esticado.



Como a alta estação ainda não tinha começado conseguimos rodar pela ilha com facilidade e demos sorte de dias lindos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário