20.12.19

Star Wars: The Rise of Skywalker

E chegamos ao nono e último filme da saga Star Wars e dos Skywalkers.


Contei minha história com Star Wars quando escrevi sobre O Despertar da Força (o filme 7).

Lembro que na década de 1980 já tinha os rumores que George Lucas teria escrito essa história em 9 partes e os três primeiros filmes eram as 3 partes do meio. Mais de 15 anos se passaram depois do Retorno do Jedi e George Lucas lançou a três primeiras partes. Não agradou tanto os fãs mais antigos mas os mais novos se empolgaram. (Não gosto da estética dessa segunda leva de filmes, os diálgos são péssimos, mas Ewan McGregor salva. E sendo Star Wars é sempre divertido)

Aí George Lucas vendeu tudo para Disney (argh) que resolveu fazer as últimas 3 partes. O JJ Abrams veio e fez um reboot da série com o Despertar da Força (porque vamos combinar que é mais reboot do que continuação).

O Rian Johnson veio a seguir com Os Últimos Jedi e meio que deu continuação e meio que ignorou os acontecimentos anteriores e sugeriu um novo rumo. Foi um divisor de águas. Gosto desse filme (com exceção dos 20 minutos no cassino)

No meio tempo teve os filmes fora da história principal: Rogue One, que acho o melhor filme dessa leva nova, e Han Solo, que foi desnecessário mas é divertido.

Então vamos a conclusão dessa saga que segue há mais de 40 anos.

COM TODOS OS SPOILERS

No fim dos Últimos Jedi a Rey salvou o que restou dos rebeldes, que tinham mandado pedido de ajuda mas ninguém respondeu. Kylo Ren se tornou o poderoso chefão da New Order, Luke Skywalker morreu e a General Leia resistia.

Quando começa The Rise of Skywalker, Kylo Ren está matando um bando de gente por uma piramidezinha que tem informações de como chegar no Imperador Palpatine. Sim, ele ainda está vivo e se escondendo em algum planeta obscuro.

Kylo Ren chega lá e descobre que o Snoke era só um fantoche do Imperador (literalmente, inclusive tem uns fetos de Snoke sendo preservados num líquido) e que por tabela ele, Kylo Ren, também era um fantoche. O Imperador quer que Kylo Ren mate a Rey, mas menino Kylo é mais esperto.

Poe Dameron e Finn foram pegar uma informação vazada da New Order onde descobrem que quem está organizando todo o evento é o Imperador Palpatine. Acabam sendo perseguidos mas chegam bem na base rebelde.

Rey está completando treinamento sob o comando da General Leia (que depois descobrimos também treinou para sei Jedi com o Luke), e ela é poderosa.

Queria dizer que usaram muito bem as cenas não usadas que Carrie Fisher tinha feito para os outros filmes, encaixou direitinho nesse (ou encaixaram o resto do filme nas cenas que tinham).

Rey, Poe, Finn, Chewie, C3PO e BB8 se juntam para uma aventura no Burning Man (ou um Holi no deserto) para encontrar um mapa para chegar até o Imperador Palpatine. Lá eles encontram o Lando que virou hippie. Eles encontram a nave, encontram a adaga que tem informações onde encontrar o mapa e de quebra vão parar num ninho de cobra. A cobra está machucada e Rey a cura com a força (porque descobrimos via Baby Yoda, na série Mandalorian, que isso é possível).

Aí todos correm para a nave para fugir, Chewie vai fazer xixi e é preso. Rey vai enfrentar Kylo Ren numa cena sensacional. No meio da briga a Rey lança uns raios que explodem a nave onde o Chewie estava sendo levado. Por 5 minutos achamos que ele morreu, mas depois descobrimos que não, ele estava em outra nave.

O C3PO, que está maravilhoso nesse filme, disse que traduziu o que está na adaga mas não pode dizer porque é coisa do Dark Side e sua programação o impede. Aí a galerinha tem que ir atrás de um hacker para saber o que a mensagem na cabeça no C3PO significa. Poe Dameron (eu coração Oscar Isaac) os leva até um planeta onde ele conhece um pessoal (da época que ele era traficante) que pode resolver. E aí conhecemos o Babu Frik, melhor pessoa das galáxias.

obrigada JJ Abrams por todos esse
tempo de tela do Oscar Isaac

Problema resolvido, eles vão na nave mãe da New Order pegar o Chewie e lá a Rey descobre o quartinho de lembranças do Kylo Ren. Os dois fazem aquele negócio de Sense 8 e lutam com seus sabres de luz. Kylo quer que Rey se junte a ele para que os dois derrotem o Imperador, ele sabe que os dois juntos formam uma Díade da Força, mas ela não quer. Não sei como Rey resiste o Kylo quando ele tira aquele capacete.

Todas as cenas envolvendo KyRey ou ReyLo pra mim foram muito boas.



Rey and friends seguem para um planeta (ou lua de um plantea) onde tem restos da Estrela da Morte e é lá que tem o mapa. Rey vai até lá, acha o mapa e de quebra vê sua versão Dark Side. Kylo Ren chega e os dois começam a lutar outra vez (se transassem seria bem melhor par aliviar essa tensão sexual entre os dois) dessa vez com umas ondas gigantescas batendo na carcaça da Estrela da Morte. É lindo. Rey leva a melhor e enfia seu sabre em Kylo Ren, mas nesse momento os dois sentem a energia da Leia que está morrendo. Rey usa seu poder de cura salva Kylo e vai embora para ilha do Luke Skywalker onde ele aparece de fantasminha camarada e convence a Rey que ela precisa enfrentar seu avô, o Imperador Palpatine (isso mesmo, os pais da Rey no filme passado eram ninguém, mas nesse filme o pai dela é filho do Palpatine.).

Kylo Ren, que está mais para Ben Solo nesse momento, vê seu pai e os dois tem basicamente a mesma conversa que tiveram no Despertar da Força mas dessa vez Ben Solo enterra Kylo Ren. (o Adam Driver é excelente, deu a esse personagem todas as camadas).

Aí Poe Dameron agora é lider da resistência e decide seguir Rey até o Imperador e suas milhares de naves com canhões capazes de destruir planetas. Poe Dameron chega com sua pequena frota e começa atacar (eles querem inutilizar uma antena).

Enquanto isso Rey encontra o vovô Imperador Palpatine e ele que que ela o mate para poder ocupar o corpinho xóven dela. Ben Solo chega junto (depois de lutar com uns ex-amigos). Acontece que o Imperador é sabido e rouba a vida dos dois para rejuvenescer.

As naves da rebelião estão sendo destruídas mas aí, igual em Avengers, chega milhares de outras naves amigas para ajudar (o Lando que trouxe).

Ben Solo consegue se levantar mas é atirado longe. Rey se levanta e com a força de todos os jedi antes dela e 2 sabres de luz (do Luke e da Leia) derrota o Imperador mas morre. Ben Solo consegue sair do buraco e chega nela. Ele a ressuscita, dá um sorriso lindo, os dois se beijam (finalmente!) e morre.

As naves do Imperador são destruídas e todos voltam para o planeta floresta. Rey vai morar com BB8 em Tatooine na casa onde Luke morava quando adolescente e adota o nome Skywalker com a benção dos fantasminhas camaradas de Luke e Leia.

De resto:
- Aparece umas pessaos montadas em cavalos que eram stormtroopers e abandonaram a New Order igual ao Finn mas who cares nessa altura do campeonato.
- General Hux, coitado, era o espião e acabou morrendo.
- Finn diz que tem algo a dizer para Rey mas nunca sabemos o que é, e nem fiquei curiosa.
- A Rose foi quase que apagada do rolê, ficou trabalhando no escritório da resistência.
- R2D2 vai na batalha com o Poe Dameron e depois devolve a memória do C3PO.
- Tem um robô novo que parece um secador de cabelo e é muito bobo.
- Uma coisa reparrei no figurino da Rey: no Despertar da Força a roupa dela é um misto de branco com cinza, no Ultimos Jedi ela está de cinza escuro e nesse a roupa é branca. Achei um indicativo de onde ela se encontra nos lados da força.

dessa vez C3PO foi estrela


Resumindo: é um filme divertido, tem partes boas, cenas bonitas, Rey Girl Power, Oscar Isaac sempre vale a pena, o Adam Driver está de parabéns, os droids são os melhores.

O filme é um pouco atrapalhado, exagerado e explicativo demais. Pelo jeito o JJ Abrams (ou a Disney) não gostou do que o Rian Johnson fez e resolveram usar o modo nostálgico default.

Mas é Star Wars e mesmo quando é não dos melhores ainda é divertido.

A Tia Helô ficaria aliviada dessa saga chegar ao fim e que Kylo Ren birrento no fim virou bom menino. 614 "Ai, Jesus!" os Stormtroopers agora voam!

E para quem quiser saber, minha ordem dos filmes Star Wars: Império Contra-Ataca > Uma Nova Esperança > Retorno do Jedi > Rogue One > Despertar da Força > Ultimos Jedi > Rise of Skywalker > Han Solo >Vingança dos Sith > Ataque dos Clones > Ameaça Fantasma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário