14.2.24

Enquanto isso no Carnaval...

Desde o Reveillonpalooza a cidade não parou. Teve um fim de semana com 3 dias de show (um deles Nação Zumbi) para o início das férias e depois todos os fins de semana foram de pré-carnaval.

E o pré-carnaval acontecia em vários lugares da cidade. Teve Olodum na Praça do Ferreira, Paulinho da Viola na Praia de Iracema, e os Transacionais em todos os lugares. Além dos desfiles dos blocos locais como Unidos da Cachorra.

Aí veio o carnaval de fato. Já disse aqui, em outros posts, que Fortaleza não é uma cidade de carnaval. Nos últimos 8 anos mudou bastante, a prefeitura investiu, mais blocos surgiram (alguns sumiram) e as pessoas tem ficado na cidade. 

Em geral fica tudo muito calmo, as ruas vazias, zero trânsito, muita coisa fechada, mas tem pontos de carnaval. Seja no maracatu na Domingos Olímpio, nos shows do aterrinho da Praia de Iracema, no carnaval de bairro da Gentilandia, no Mercado dos Pinhões, na Mocinha e no centro da cidade.

Esse ano até fiz uma nova fantasia. Pintei um vestido com estampa de dalmata mas, dependendo dos acessórios, pode ser outras fantasias como: a Cruella De Vil, o Spot (do Spiderman), o teste de Rorschach ou, como disse um amigo, "Oreo quebrado num copo de leite".

Esse ano fui de dalmata.

E minha fantasia de BB8 resiste a 8 carnavais. E segue enquanto o capacete resistir.

No sábado de carnaval choveu muito. Muito mesmo. E era uma chuva mais do que esperada porque o calor estava passando do saudável. Mas no sábado a noite a chuva deu uma trégua e fui ver o que acontecia no Mercado dos Pinhões (reggae), na Mocinha (marchinhas de carnaval) e na Praia de Iracema (Zeca Baleiro).

Domingo de manhã teve  mais chuva mas mesmo assim saí de bicicleta (meu meio de transporte favorito no carnaval) e fui até a reitoria da UFC de onde ia sair o bloco Soltos na Buraqueira. Começou com pouca gente mas conforme ia passando pelas ruas do bairro a multidão ia se formando. E muita gente fantasiada.

Fui para outra parte da cidade experimentar o carnaval dos xóvens alternativos. Era uma vila de casas com música eletrônica. Em uma das casas tinha comida e o sanduíche estava delicioso. Fiquei só o tempo de comer e beber porque a música era chata demais. Trocaram o DJ e parecia que estava escutando a mesma música. Os xóvens que estavam lá só balançavam a cabeça, ninguém dançando.

Peguei minha bike e fui ver o bloco dos playboys (reis do camarote?) da cidade. Porque só isso define um bloco de rua com valet parking. A música era melhor do que no bloco da geração Z, as pessoas estavam mais animadas, a organização era ok, porém começou a ficar cheio demais numa rua estreita sem área de vazão. Bem, eu vazei e fui para casa.

Segunda de carnaval fiquei no bloco do streaming e unidos da leitura.

Terça de carnaval foi o dia do bloco As Gata Pira que acontece na Praça dos Leões no centro da cidade. O lugar é ótimo, arborizado, não estava muito cheio, a banda era ok, as pessoas estavam fantasiadas e animadas. 



Foi ótimo para terminar o carnaval de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário