1.3.24

Dune - parte dois

Então, três anos depois de Duna - parte um, chegou o dia de ver a continuação do babado que acontece no planeta Arrakis.



Vi o primeiro filme algumas vezes, passa direto na HBO (que agora é MAX), mas revi no dia que fui ver a parte dois para ter a história fresquinha na cabeça.

Contém SPOILERS do filme um e vou tentar não dar do filme dois.

O filme um termina com Paul Atreides (Timothée Chalamet) sendo acolhido pelos Fremen - o povo que vive nas dunas de Arrakis - depois de lutar com um deles. O filme dois começa do mesmo ponto e já emenda com um ataque dos Harkonnen que mataram o pai do Paul (sdds Oscar Isaac) e tomaram de volta a administração de Arrakis.

Paul, no filme um, foi considerado pela Madre Bruxa como especial e depois da sua família ter sido dizimada, de ter sobrevivido nas dunas, encarado a minhoca gigante de frente e de ter lutado com um dos Fremen e ganhado, ele tem a simpatia do Stilgar, o lider do povo da areia, e o interesse de Chani que é uma guerreira dos Fremen.

Stilgar é um homem trabalhado na fé e ele acredita que Paul veio para ajudar (e salvar) seu povo. Os Fremem querem os Harkonnen fora do seu planeta. Acontece que a especiaria é um bem muito precioso e quem tem o controle da exploração não vai abrir mão.

Chani não acredita nessa baboseira de profecia, de messias, e luta sempre pelo bem do povo, mas ela xona no Paul e vai entender que pessoas em posição de poder é outra coisa.

Paul quer apenas ser apenas um rapaz latino americano que vai lutar junto aos Fremen, mas mamãe Jessica tem outros planos para ele e Stilgar também. Paul foi treinado nas técnicas de guerra por generais do exercito de seu pai, teve educação na politica direto de seu pai e sabe os truques das bruxas intergaláticas - ensinado por sua mãe. E agora Chani o treina nos caminhos do deserto e Stilgar o ensina a montar nas minhocas gigantes.

Sim, Paul é poderoso e carismático. Aos poucos ele vai ganhando confiança, ajuda taticamente a minar a produção de especiarias dos Harkonnen que é motivo para muitas cenas de batalhas.

Sabemos que o ataque na surdina dos Harkonnen em Arrakis foi orquestrado pelo Imperador que nesse filme ganha a cara do Christopher Walken e ele tem uma filha que faz parte da sociedade das bruxas intergaláticas - a mesma da mãe do Paul.

Outro personagem que aparece nesse filme é outro sobrinho do Barão Harkonnen, o Feyd-Rautha, um psicopata sem limites que vai querer herdar o controle de Arrakis. O Barão continua o homem balão que mete medo em todo mundo.

E continua toda a história de plano de manipulação política e agora também genética já que as bruxas intergaláticas também estão na briga pelo poder.

Esse segundo filme é mais longo, tem mais informação, tem muitas cenas de batalha, as minhocas aparecem várias vezes e sempre na hora certa.

A fotografia é maravilhosa. O design de produção é lindo, amei a nave toda espelhada do Imperador. A música junto com o som é de tremer as cadeiras do IMAX. Aliás, é um filme para ver na maior tela possível.

Timotê está ótimo, nesse filme ele realmente tem uma evolução e continua preenchendo a tela do IMAX como poucos. Mas a MVP de todo babado é da Rebecca Ferguson que faz mamãe Jessica. Javier Bardem me fez dar risadas, a Zendaya é boa - girl power 👊, queria ter visto mais da Florence Pugh e o Austin Butler deixou o Elvis para trás e veio pronto para ser o vilão.

PORÉM, tenho que dizer que a parte dois não tem um desfecho 100%. Deixa muita coisa para uma parte três. Nunca li o(s) livro(s) então não sei até onde essa história vai, só espero que não demore outros 3 anos para saber o que acontece com Paul e cia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário