11.3.24

Oscar 2024

Ano passado o Oscar foi comportado e diria que esse ano seguiu a tendencia. A grande novidade foi que começou uma hora antes e pela primeira vez na vida fui dormir antes da meia noite em noite de Oscar. Valeu academia.

Não vi nada do tapete vermelho, liguei a tv já na hora da cerimônia. Aqui farei minha reclamação da transmissão da TNT/MAX: foi uma bosta. Não entrarei em detalhes porque esse post é sobre a premiação.

Jimmy Kimmel continua sem graça. Ele reclamou do tempo dos filmes (vários com mais de 2 horas) mas fez discurso de apresentação longo, e chato. A única risada sincera que ele teve do público foi no fim quando foi ler tweets sobre si mesmo e deu uma resposta ao ex-presidente americano.

Mas para ser justa essa cerimônia foi até bem enxuta. Na apresentação das categorias de atores trouxeram outros atores e atrizes que venceram o Oscar para apresentar cada um. O momento besteirol ficou por conta do Jon Cena entrando pelado para apresentar melhor figurino e foi mais engraçado que todas as piadas do Jimmy Kimmel.

O In Memoriam desse ano deve Andrea Bocelli cantando com o filho. Só achei que colocar pessoas dançando não foi uma boa idéia.

A melhor dupla de apresentadores foi Ryan Gosling e Emily Blunt que fizeram uma homenagem aos dublês. Os dois foram naturais, engraçados e carismáticos.

Esse ano deram o envelope de melhor filme para o Al Pacino que com total falta de suspense ou emoção (e talvez com uns drinks a mais) anunciou o vencedor. Foi meio anticlimático mas pelo menos ele leu o nome certo.

O queridinho da cerimônia foi o cachorro Messi, a estrela de Anatomia de uma Queda, que, depois de vários memes na internet dizendo que Bradley Cooper não queria que ele fosse, estava lá.

bradley cooper quem?

Mas o melhor momento de toda a noite ficou por conta do Ryan Gosling e todos os Kens da Barbie apresentando I'm Just Ken, a melhor música do filme, com tudo que tem direito. Teve referência a Os Homens Preferem as Loiras, filme com a Marilyn Monroe (mas aposto que muita gente achou que foi ao video de Material Girl da Madonna). Essa música não ganhou o Oscar mas essa foi a melhor apresentação de uma música no Oscar desde a Lady Gaga e Bradley Cooper.

Vamos a premiação. Esse ano vi todos os filme nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Animação.

Melhor Animação. Ganhou O Menino e a Garça do Hayao Miyazaki. O filme é lindo, Miyazaki é Miyazaki, mas meu favorito era o Homem Aranha no Aranhaverso.

Melhor Ator Coadjuvante. Robert Downey Jr por Oppenheimer. Barbada da noite.

Melhor Atriz Coadjuvante. Da'Vine Joy Randoph por Os Rejeitados. Outra barbada e ela é ótima. Pessoal do bolão estava feliz.

Melhor FotografiaOppenheimer,  que também ganhou Melhor Montagem (a Jennifer Lame, montadora do filme, é super jovem) e Trilha Sonora Original (mais um Oscar para o Ludwig Göransson).

Melhor Som. Zona de Interesse, óbvio. O som é personagem do filme. Zona de Interesse também ganhou Melhor Filme Internacional (o meu preferido era Dias Perfeitos, filme do Japão)

Melhor Documentário20 dias em Mariupol. Não vi, mas o discurso foi do diretor foi forte. 

Melhor Documentário CurtaThe Last Repair Shop. Ainda não vi mas está no youtube.

Melhor CurtaA Incrivel História de Henry Sugar que está na Netflix. Deu o primeiro Oscar para o Wes Anderson. É um dos filmes mais Wes Anderson do Wes Anderson.

Melhor Animação CurtaWar is Over. Não vi. 

Melhor Figurino, Direção de Arte e Maquigem foram para Pobres Criaturas. 

Melhor Efeitos VisuaisGodzilla Minus One. O melhor Oscar da noite. Os Japoneses fizeram esse filme com poquíssimo dinheiro e efeitos maravilhosos. Os artistas subiram no palco com seus bonecos do Godzilla. E taí, Godzilla tem um Oscar. 

Melhor MúsicaWhat Was I Made For? da Billie EilishZzzzzz. Único Oscar de Barbie.

Melhor Roteiro OriginalAnatomia de uma Queda. Maravilhoso e Justine Triet levou seu Oscar para casa. Eu gostaria que Vidas Passadas tivesse ganho,mas achei justo. Também foi o único Oscar do filme.

Melhor Roteiro AdaptadoAmerican Fiction. Filme que teve os melhores diálogos. E foi uma surpresa, quebrou os bolões. 

Melhor DireçãoChristopher Nolan por Oppenheimer. Diria que foi quase uma barbada e finalmente deram um douradinho pro Nolan, mas esse filme nem entra no meu top 3 filmes dele.

Melhor Ator. Cillian Murphy por Oppenheimer. Justo. 80% do filme é a cara dele na tela e ele faz um excelente trabalho.

Melhor AtrizEmma Stone por Pobres Criaturas. Esse era o Oscar mais imprevisível mas previsível da noite. Lily Gladstone tinha uma boa torcida mas Emma Stone acabou levando seu segundo Oscar para casa.

Melhor FilmeOppenheimer


Três indicados na categora Melhor Filme que não ganharam nada: Vidas Passadas, Maestro e Assassinos da Lua das Flores

Vidas Passadas foi meu filme preferido do ano passado e acho que o Oscar esnobou a Greta Lee. O filme do Bradley Cooper nem deveria estar nessa lista mas o filme do tio Martin Scorsese merecia mais, é excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário