A costa sul da Islândia também é um passeio popular, tem geleira, praia e cachoeiras. Quem faz esse passeio em dois dias vai até a famosa Diamond Beach (uma praia com pedras de gelo) mas não fui até lá, voltei para Reykjavik no mesmo dia.
![]() |
muitos campos de lava 😍 |
A paisagem nesse passeio é muito diferente dos outros dois que fiz. Aqui também entre mar e montanha mas com mais verde. As montanhas são vulcões e um deles era o famoso Eyjafjallajökull que deixou os aeroportos da Europa fechados em 2010. Demos muita sorte com o tempo, fez um lindo dia de sol e céu azul e não ventou. Estava mais frio (entre 3 e 5 graus) mas sem vento é bem mais agradável.
Paramos na geleira Sólheimajökull. É uma caminhada de 15min até chegar bem perto do paredão de gelo. E tinha várias pessoas que tinham ido andar no gelo. É bonita mas não é nenhum Perito Moreno.
De lá paramos na igreja fofa de Vik para ver a cidade do alto e seguimos para Reynisfjara, a praia de areia preta e colunas de basalto. Gostei muito dessa praia, não estava ventado, tinha sol e foi muito agradável andar a beira mar. Tem que ter cuidado porque tem uma onda que chama de sneaky wave que pode vir de uma vez, mas no dia que fui o mar estava mais calmo.
Então paramos na primeira cachoeira do dia: Skógafoss. De longe já dava para ver o arco-íris que formava na queda d'água. Antes de vê-la de perto subi uns 500 degraus até o topo para ver de cima, depois desci e fui até bem perto da queda d'água e é linda demais! Só não fiquei toda molhada porque estava com roupas a prova d'água. Todo mundo saiu de lá sorrindo.
A segunda cachoeira na verdade eram duas. Tinha a Seljalandsfoss que é uma cachoeira que dá para andar por trás e tinha a Gljúfrabúi que é uma cachoeira "secreta" que fica dentro de uma caverna e tem que pular algumas pedras para chegar perto (e se molhar). As duas são lindas. Andei por trás da Seljalandfoss, basicamente tomei um banho e adorei.
Terminamos o dia voltando para a cidade com um por do sol bonito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário