28.11.05

Criatividade

Criatividade



Esse fim de semana eu fui a Friburgo aqui na serra fluminense. Lá é conhecido pela imigração de europeus, pelo frio e pelas inúmeras confecções de peças íntimas. Eu fui lá comprar peças íntimas.... pro carro (amortecedores).

Mas lá em Friburgo também tem um escultor conhecido. O Nêgo (que, acreditem, é cearense). Ele faz esculturas de, hum, musgo. Ele vai cavando os barrancos do terreno e forma esculturas com a terra, depois cobre com um plástico até criar musgo. As figuras são variadas, mas ele começou com uma mulher, e a última foi uma índia dando a luz, essa aí da foto.

Ele estava lá, trabalhando na índia, limpando o terreno em volta....ele e o seu tapa-olho na testa. Tapa-olho na testa?? Eu fiz a mesma pergunta. “É para tapar o terceiro olho” ele disse.

Ok. Mas, por que?

“É que a energia entra pela cabeça e sai pelos pés, volta pelos pés e sai pela cabeça. Aí ela fica acumulada aqui na linha da cintura. Você já reparou que os bispos usam aquela faixa na cintura? É para não escapar energia. Saí também pelo sexo. Eu tive uma desilusão sentimental, fiquei sozinho muito tempo e a primeira escultura que saiu foi aquela mulher lá embaixo....Sabe, sem sexo a energia fica acumulada e sai em forma de criatividade...de arte...Salvador Dali? Captava energia pelo bigode...”

Tá, eu não entendi nada, mas se esse negócio de que energia sexual acumulada resulta em criatividade e arte é verdade, eu deveria estar escrevendo que nem o Gabriel Garcia Marquez.

A Tia Helo então......já deveria ter escrito três óperas, cinco novelas, vinte livros....

Nenhum comentário:

Postar um comentário