31.3.09

Portland

Portland é a segunda maior cidade aqui do noroeste dos EUA, atrás de Seattle (que é a minha próxima parada nessa viagem). Tem uns 600 mil habitantes e é cortada pelo Rio Willamate e tem umas 7 pontes que ligam um lado ao outro da cidade.

O nome da cidade foi decidido no cara ou coroa. Um dos fundadores da cidade era de Boston e o outro de Portland (no Maine) e quem ganhasse ia dar o nome da cidade. A tal moeda esta num museu.

cidade de pontes

Eh uma cidade legal, eu gostei. Eh limpa, organizada, muitas praças, parques, flores e tem um ótimo sistema de transporte publico (coisa rara aqui nos EUA). O pessoal do Oregon faz a linha ecólogica, então a cidade tem muitos supermercados só de comida orgânica, as pessoas andam muito de bicicleta e da ate para sentir que o ar é mais limpo.

concert hall downtown

Ontem eu andei por downtwon, e é tudo muito tranquilo. A universidade fica em downtown, então tem muitos jovens nas ruas. Passei por duas praças, uma de frente para outra, que antigamente era uma para homens e outra para mulheres. Hoje tem uma estatua de um veado (que parece a mãe do Bambi) entre as duas.
O Waterfront é super legal, é tipo um calçadão na beira do rio com muita grama, arvores e o pessoal anda de bicicleta e corre. Infelizmente a bateria da maquina acabou quando eu cheguei la e vou ficar devendo uma foto. (Alias, as minhas fotos não fazem justiça a cidade, é mais bonitinha do que parece, aqui tem umas fotos melhores)

primavera chegando

Outra coisa boa de fazer aqui é compras, o estado do Oregon tem taxa zero, então o preço na etiqueta é o que se paga.
23rd Street, a rua das lojinhas descoladas

Portland é a cidade que tem mais micro-cervejarias per capita. Um dado interessante. Ainda nao provei nenhuma, mas depois de tomar algumas eu volto aqui para contar.
Aqui também tem muito místico e hippies. Andando do outro lado do rio tem varias casas com aquele símbolo do movimento hippie, tem tarólogos, astrólogos, videntes, etc. Alguns bares, cafes e restaurantes locais tem uma decoração bem curiosa e interessante. O Brent me disse que alguns carros ate tem um adesivo "keep Portland wierd". Festa estranha com gente esquisita.

achei esse casal legal

A única coisa que nao ajuda aqui é o clima, que desde que estou aqui não passou dos 10°C e esta quase sempre nublado. A chuva é sempre fina, daquelas que não molha. A Ana me disse que no verão é muito legal, as pessoas todas vão para rua, o Waterfront esta sempre cheio, e tem eventos na cidade inteira.

ótimos parques para correr
letreiro famoso

Mais fotos de Portland no flickr.

Um comentário: