10.7.10

10 livros em 10 dias - 3) O livro mais barato que comprei

O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Comprei numa livraria no Rio, estava num stand cheio de livros a 5 reais. Esse livro é genial.

Dorian Gray é um jovem muito bonito que tem seu retrato pintado com muito carinho e emoção pelo artista Basil Hallward. Dorian, ao ver sua própria beleza e juventude deseja que o retrato envelheça e não ele.

Lord Henry é uma espécie de patrocinador do pintor e mentor de Dorian. É um dos melhores personagens já escritos, ele é malicioso e muito inteligente.

Dorian Gray se apaixona por Sybil, uma atriz, mas, sob a influência de Lord Henry, ele passa a querer sempre ser jovem, bonito, a explorar suas emoções, e ceder a luxúria; então dispensa Sybil.

A cada crueldade, mentira, maldade, o retrato recebe as marcas no rosto: sorriso cínico, olhar perverso, as rugas, etc, mas Dorian continua jovem e lindo por 20 anos, até o dia em que ele resolve enfrentar seu retrato.

Esse livro rendeu 2 filmes, um em 1945 e outro em 2009, com o Colin Firth como Lord Henry. Não assisti nenhum dos dois, mas o de 2009 está na lista. E o Dorian Gray ainda aparece no duvidoso Liga Extraordinária.

4 comentários:

  1. ótima relação custo x benefício! :oD

    ResponderExcluir
  2. kafka - 1 e 99. achei caro... hahahahhaahaha

    ResponderExcluir
  3. sim, o livro foi a metamorfose

    ResponderExcluir
  4. ah, já li o livro e adorei, e vi o filme de 45, que recomendo; a Sybil é interpretada pela Angela Lansbury, bem novinha. O filme mais recente eu não vi.

    Bela pechincha, e um ótimo livro!

    beijos!

    ResponderExcluir