22.11.10

Para correr

Eu já corro há alguns anos (Forrest Gump feelings), fiquei parada um tempinho, e em 2010 decidi me dedicar mais um pouco para correr a meia maratona do Rio.

Antes eu só marcava o tempo num relógio digital, isso quando não ia olhando os relógios que ficam na praia, e media a distância pelas placas colocadas nos postes. É um método de treino válido, fiz várias corridas, inclusive 3 meia maratonas, treinando assim, mas resolvi ver o que a tecnologia podia me oferecer.

Entrei num grupo de corrida para ficar por dentro das novidades e aprender novas técnicas de treinamento.

No começo do ano eu comprei um relógio com frequencímetro, para medir os batimentos cardíacos durante o exercício. É interessante porque as vezes a gente acha que não está tão cansado, mas os batimentos estão bem altos. O meu relógio é o mais simples, só marca o tempo, os batimentos e no fim dá uma média. Confesso que detesto correr com aquela faixa no peito e já a abandonei. Só uso o relógio.

Existem vários tipos de relógios, e a febre entre os corredores é o tal do Garmin. Esse relógio mede: o tempo, a distância (através de GPS), o pace (minutos por quilômetro), e a fequência cardíaca. Pelo preço que custa, deve até contar as calorias que você consome quando come. Depois do treino o relógio transfere tudo para um software que acompanha e tem um site/comunidade para os usuários do Garmin.

Eu sou old school e não tenho um Garmin.

Aí descobri o RunKeeper, um site para corredores. Você faz um perfil e vai colocando as atividades. Para corrida, dá para fazer a rota num mapa do google e saber a distância que foi percorrida, depois junta o tempo de duração da corrida e já calcula o pace. Dá para postar no facebook, no twitter e ainda pode adicionar amigos corredores.


Nessa última viagem eu comprei um iPod novo e um tênis novo (eu já usei várias marcas, mas as minhas preferidas são a Mizuno e a Nike) . O novo iPod nano , além de ter um tamanho ótimo para correr, vem com pedômetro, que marca o número de passadas que você dá na caminhada/corrida. É uma função legal, mas não muito útil para a corrida mais avançada, afinal para calcular a distância tem que saber o tamanho da passada.

Então, eu resolvi comprar o Nike+iPod que é um chip que coloca no tênis (os da Nike já são adptados, óbvio) e tem um transmissor que vai no iPod.

chip + iPod (só faltou o transmissor )

O transmissor funciona no Ipod nano de outras gerações, no iPhone e no iTouch.

Funciona assim: você pode escolher como quer o treinamento, se por distância, tempo, ou básico. Por distância, você coloca a os quilometros que quer correr/andar, escolhe uma playlist, ou shuffle, e inicia. Durante a corrida uma voz avisa de tempos em tempos quanto você já correu e faltando 400 metros ela faz um countdown de 100 em 100 metros. No fim você tem a distância (é bem preciso), o tempo, o pace e as calorias (tem que colocar o seu peso). Por tempo, a voz te avisa a cada 5 minutos percorridos, e no fim o countdown é nos 5 minutos finais, por minuto.. No modo básico, a voz não diz nada, e no fim é só ver o treino.

A Nike tem um site para guardar todas as informações do nike+ e ainda oferece formas de treinamento. Se você quiser, o iTunes manda os seus resultados para o site. Eu ainda prefiro o RunKeeper.





A próxima corrida é de 10km, da Unifor, em dezembro. Tenho 3 semanas para treinar, e com esse brinquedo novo vai ser mais divertido.


UPDATE (2014): a tecnologia para corrida já avançou um bocado: o próprio iPod nano (e iPhone) agora vem com a função de treino (que marca tempo, distância e pace), o garmin tem concorrentes, os grupos de corrida triplicaram e o runkeeper tem uma app (existem outras apps que fazem a mesma coisa). Além disso, apareceram as tais fitness trackers que são pulseiras que marcam passadas, calorias, batimentos cardiácos e tem conexão (via bluetooth) com o celular.

2 comentários:

  1. Oi Karine!
    Adorei as dicas! Agora eh soh por em pratica.
    Que dia eh a corrida? Estamos chegando ai na proxima semana. :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!

    A corrida é dia 12/12. :)

    Ótimo que vcs chegam semana que vem!!

    ResponderExcluir