13.2.11

Jardim Japonês (2)

jardim japonês em fevereiro 2011


Em julho de 2009 eu escrevi esse post sobre o Jardim Japonês de Fortaleza e disse que não iria falar de uma obra antes dela ser terminada.

Um ano e meio depois, essa obra já está quase terminada e agora posso falar dela.

Em 2008 o governo federal distribuiu dinheiro para algumas prefeituras fazerem uma homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil. Em Fortaleza, que tem no máximo 3 famílias japonesas que vivem aqui há mais de 30 anos, foi escolhido o Jardim Japonês.

Esse jardim foi construído onde antes havia uma morrinho gramado com duas árvores, manutenção zero e agradável de olhar.

As obras começaram em julho de 2008 para ser inaugurado em fevereiro de 2009. Em julho de 2009 ainda estava tudo em concreto e pedras.

em julho 2009

Em agosto de 2010 finalizaram o paisagismo vertical, aka parede de plantas.

parede de plantas em agosto 2010


E agora, em fevereiro de 2011, dois anos depois da data inicial para a inauguração, o jardim está quase pronto. Parece que falta a "instalação das bombas e filtros d'água que irão fazer a irrigação das plantas e encher a fonte" segundo a prefeitura informou ao jornal local.

a ponte já está lá

algumas plantas já estão prontas

e outras estão cansadas com o atraso

o vigia também está esperando a inauguração

Dando uma volta pelo lado de fora do muro dá para ver tudo dentro do jardim. Algumas plantas já estão amarelas e caindo, os bancos e a cerca de madeira já estãos descascados e o lago da dengue carpas está cheio de água e nenhum peixe. E, pelo que vi, só três pessoas aproveitam o jardim: o vigia que fica lá a noite e um guardador de carro e sua sócia que pegam água dentro do jardim para lavar os carros na rua (e acho que, as vezes, dormem lá).

a parede de plantas em fevereiro 2011 (notem que tem uma pessoa dormindo no canto)

portão descascado

bancos descascados

lagoa das carpas

pelo menos uma família foi beneficiada

o guardador e sua sócia (ela dentro)

Mesmo que instalem esses filtros e bombas amanhã ainda vai demorar para dar um jeito em tudo que já estragou. E se já está desgastado antes de inaugurar, volto a fazer a mesma pergunta do post anterior: quem vai fazer a manutenção desse jardim?

Eu não acho esse jardim bonito,#prontofalei. Seria melhor, e mais barato, se implodissem tudo e voltassem ao morrinho gramado com as duas árvores.


só vou achar legal se sair fogo dessas colunas

Jardim Japonês (1), inauguração (3) e visita (4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário