23.4.11

Book Report: The Pillars of the Earth - Ken Follett

A Amazon me sugeriu esse livro 8 vezes ano passado. Achei estranho porque, geralmente, as sugestões são baseadas em outros livros que você compra, e eu nunca comprei nenhum parecido com The Pillars of the Earth. Anyway, a minha amiga Ana Silvia leu e disse que era ótimo, e eu já tinha lido em outros blogs que o livro valia a pena.

Acontece que é um livro de mil páginas. MIL. Tenho preguiça de segurar livros grandes (um dos motivos que ainda não terminei Ulisses), mas essa desculpa se foi com a compra do kindle, e encarei a leitura.

O livro é sobre a construção da catedral de Kingsbridge (fictícia), ao longo de 50 anos, no séc XII. E durante esse período houve uma guerra pelo trono inglês, conhecida como The Anarchy, que durou 19 anos.

É sobre o sonho de dois homens, o mestre de obras Tom e o padre Phillip, que querem construir uma catedral, por diferentes motivos. O padre quer por ser um religioso e uma catedral é o templo máximo da religião católica, e o mestre de obras quer por ser a obra que exige mais de um construtor (e significava trabalho garantido por uma vida inteira). O padre Phillip se envolve na politicagem da briga pela coroa e é sempre desafiado (para não dizer sacaneado) por um bispo, Waleran, sem escrúpulos.

Também é sobre um rapaz, Jack, filho bastardo, que mora na floresta com a mãe, Ellen, mas depois, quando sua mãe se envolve com o mestre de obras, descobre um talento para construção. É capaz de tudo para manter sua mãe feliz e se apaixona por uma moça nobre, Aliena.

Aliena passa por maus bocados quando seu pai é condenado por trair a coroa, mas ela consegue dar a volta por cima (algumas vezes), sustenta o irmão, e se apaixona pelo rapaz bastardo, mas passa a vida sendo assombrada por William, o homem que entregou seu pai e depois ficou com o título de earl (conde?) e condado do seu irmão. (William era tão invejoso e mau, que toda vez que ele aparecia no livro alguém ia apanhar, morrer ou ser estuprada. A mãe do William também não era boa coisa.)

E é sobre como começou, durou e terminou a guerra pelo trono, as traições e fofocas da corte, a manipulação por títulos de nobreza e o papel da Igreja nisso tudo. Phillip representa o religioso bom, puro, sempre com boas intenções, e Waleran é o outro lado da moeda, sempre malicioso, e com interesses próprios.

O Ken Follet escreve bem, é uma leitura flúida, não tem partes tediosas, mesmo sendo super detalhista. O livro é bom, mas é previsível. Só duas passagens me surpreenderam, e os personagens são ou do bem ou do mal (exceto Jack e Aliena que tem alguns tons de cinza). O que eu gostei foi exatamente dos detalhes da vida no séc. XII: como comiam, plantavam, colhiam, dormiam, negociavam, se transportavam; fofocas políticas envolvendo a realeza, intrigas religiosas, as batalhas e, especialmente, as construções. O Ken Follet fez uma ótima pesquisa.

Fiquei com vontade de passear pela cidades mencionadas no livro e ver as catedrais que existem na região sudoeste da Inglaterra.

Assisti a mini série de 8 capítulos baseada no livro. Mudaram algumas coisas, umas para melhor e outras nem tanto. Acertaram na escalação do Bispo Waleran (Ian McShane) e do Tom Builder (Rufus Sewell). O casal Aliena e Jack ficou fraquinho, mas o Padre Phillip recebeu um upgrade ao ser interpretado pelo Matthew Macfadyen (no livro ele não é tão bonito).

2 comentários:

  1. Nossa Karine! Voce ja terminou o livro?
    Mas eu concordo com voce, Ken Follet fez uma otima pesquisa!
    E eu acho que eh por isso que eu gostei tanto do livro.
    Obrigada pela dica da mini serie! Vou ver se esta passando por aqui. Quero ver tambem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ana,
    Ajudou a leitura que o meu computador queimou e fiquei com tempo de sobra.
    A mini série é do ano passado, mas já tem em dvd, teve ter no netflix. :)

    bjos!

    ResponderExcluir