3.4.11

Ovos de páscoa sem chocolate

Ok, confesso cedi a pressão dos tetos de ovos de chocolate no supermercado e até já comi um esse ano (alpino dark). E a páscoa nem chegou ainda. Acontece que nem só de chocolate vive a páscoa, e não estou falando de religião.

Há alguns anos eu aderi a arte (não sei de que país já que vários tem essa tradição) de pintar ovos de galinha. Em 2007 até escrevi um post sobre isso, e também foi a última vez que pintei alguns ovinhos.

Então esse ano eu resolvi voltar a tradição. Se você, leitor ou leitora, ficou curioso em como faz, aqui vai um passo a passo.

Antes, eu queria dizer que pode só cozinhar o ovo e pintar, e depois, se quiser, comer. Eu prefiro tirar a gema e a clara, num processo trabalhoso, porque dá para guardar por muitos e muitos anos. Algumas pessoas tiram o recheio do ovo depois de pintar, eu prefiro fazer antes.

Primeiro, meia dúzia de ovos brancos. (provavelmente só uns 4 sobreviverão o processo de tirar a gema e clara)

Para furar o ovo eu uso uma espécie de objeto pontiagudo que costureiras usam para tirar costuras, não sei o nome. E a seringa para tirar a gema e clara. Uma observação: não tente furar o ovo com a seringa, não dá certo, a agulha da seringa é muito fina (aprendi com a experiência).


Com cuidado eu faço dois furos pequenos, um em cada extremidade do ovo.



Até aí é fácil. Agora vem a parte que exige paciência e habilidade. Com a seringa eu começo puxando o que tem dentro do ovo (as vezes vem clara, e outras gema).


Quando já sai um pouco eu faço o inverso, com a seringa eu empurro ar numa ponta para sair o recheio pela outra. Não esqueça de colocar um pote embaixo. ATENÇÃO: cuidado para não encher a seringa de ar e empurrar tudo de uma vez que o ovo quebra. Tem que ser aos poucos. E sim, o processo é lento. As vezes eu assopro com a boca mesmo num dos buraquinhos, vai mais rápido.

O que dificulta é aquela pele em volta da gema, tem que ter cuidado quando ela começa a sair. E muitas vezes o buraquinho fica maior, mas isso não é problema.

Quando já saiu tudo de dentro, é hora de colocar água com detergente na seringa e lavar o ovo por dentro (tirando a água também com a seringa). Depois é só repetir algumas vezes com água e o ovo estará limpo. É bom deixar o ovo em pé (na própria embalagem com um papel toalha) para toda água dentro secar.

E o ovinho está pronto para a arte.

(Dessa vez eu só quebrei um.)

Agora é com a sua imaginação. Quase tudo funciona na casca do ovo: tinta, caneta, caneta colorida, lápis de cera, pastel, corante, cola com purpurina, etc.

Tem uma técnica que é usar o lapis de cera e depois mergulhar o ovo na tinta, como a tinta não pega na cera faz um efeito legal. #ficadica No Colagem eu li esse post sobre como fazer ovos ucranianos, lindos.

Eu começo desenhando com lápis (eu não desenho muito bem, mas me divirto):

A inspiração desse ovinho foram os dervishes turcos.

E, para terminar, eu passo esmalte incolor que ajuda a manter as cores e deixa o ovo mais forte.

O segundo que pintei esse ano foi inspirado no novo brinquedo:


E até o Nick fez o dele:


Ainda tem dois ovinhos em branco esperando a criatividade aparecer.

Aqui estão alguns favoritos de outros anos:


2 comentários:

  1. Eu me lembro de um programa que o Gugu apresentava na década de 90 chamado "Nações Unidas" e a comunidade da Hungria levava esses ovos artesanais como tradição do país. Obrigado por me fazer relembrar disso.
    bjs @tudosobrexicao

    ResponderExcluir
  2. Aqui na Alemanha tem essa tradição tanto no jardim da infância quanto na escola primária.

    ResponderExcluir