31.3.11

Brincando com a diana mini


Sempre que entrava na Urban Outfitters, eu via essas máquinas fotográficas coloridas para vender, mas não sabia exatamente como funcionava.

Depois do carnaval eu descobri (via @neybarroso e @valtercl) que tinha uma loja da Lomography, Lomo para os íntimos, no Rio e fui conferir.

Lomografia é foto old school, com filme. As câmeras da Lomo são todas analógicas, daquelas que temos que colocar filme, rodar para encaixar, foco manual, regular entrada de luz e só ver o que aconteceu depois.

Existem vários tipos de câmeras: a diana, que parece aquelas clássicas dos anos 60; a fish eye, que tira fotos com efeito olho de peixe (óbvio), as multilentes como a sampler, a pinhole para quem quer ser old school mesmo, a colorsplash para fotos coloridas, a holga para quem gosta de cantos escuros (nas fotos); a sprocket rocket para fotos panorâmicas; e muitas outras.

Confesso que fiquei entre a super sampler (que tira 4 fotos de uma vez), a colorsplash e a diana mini.

Comprei a diana mini por ser pequena, porque bato mais fotos diurnas e se eu quiser bater fotos noturnas posso comprar um flash e colocar (até com filtros coloridos).

Então, tirar fotos com essa câmera é uma aventura. Primeiro, o foco é ajustado manualmente, mas você não vê como vai ficar, o visor não reflete a imagem, é só para dar uma noção para onde apontar a lente. Depois, existem dois formatos para as fotos: frame inteiro e meio frame (e o frame inteiro é quadrado e não retangular tradicional). Pode mudar o formato no meio do filme, e quando isso acontece pode ser que algumas (muitas) fotos fiquem sobrepostas. E você pode segurar o shuttter para entrar mais luz, e aí só vai saber depois se deu certo.

A escolha do filme também é importante e a variedade é e-nor-me. Eu peguei 3 de asa 100 (para fotos diurnas) e um com efeito negativo (ainda vou descobrir como funciona), mas tem asa 800, com efeitos vermelhos, coloridos, etc.

Terminado um filme é bom digitalizar o negativo e ver o que aconteceu para depois, se quiser, imprimir. Na caixa da camera vem um livro com fotos e dá para ver o que se pode fazer com a diana mini.

O meu primeiro filme foi uma supresa. Começei colocando o filme e não sabia se tinha colocado certo, mas aparentemente acertei (e eu sou da época das máquinas com filme hein?). Na primeira foto que bati olhei para a câmera como se fosse aparecer a foto. Dã.

Aqui estão algumas:

aqui são duas fotos em meio frame que tirei de um lado e outro da praia. dei sorte de ser no mesmo frame e combinar, dando esse efeito.

outras duas fotos em meio frame (e o restinho de um frame inteiro no canto), a revelação fica assim mesmo.

e essa foto são 3 fotos sobrepostas (devo ter trocado o formato no meio da sequência), eu gostei do efeito.

uma foto tradicional, mas ficou com cara de antiga né?

e nessa eu esqueci de segurar o shutter mais tempo, ficou escura, mas gostei

Muitos desses efeitos podem ser feitos com fotos de máquina digital no photoshop, mas não tem graça. A diversão é experimentar. Claro que é sempre bom levar a máquina digital se quiser garantir a foto (como numa viagem).

Mais fotos no flickr.

O segundo filme já está na câmera!

4 comentários:

  1. Acabei de pegar uma Diana Mini e acabei achando teu blog no google hehehe, queria ver mais fotos ... o resultado pra um primeiro filme tá ótimo, se eu chegar perto disso já fico feliz =D

    ResponderExcluir
  2. Oi Ian!
    No link para o flickr tem mais algumas fotos. :)
    Não tem muitas fotos porque parei um pouco com a Diana Mini. Ando preferindo fotografar com a La Sardina, mas vou voltar para a Diana Mini.

    O primeiro filme é sempre emocionante. :)

    ResponderExcluir
  3. Olá! Ótimo post! Meu nome é Carlos!

    Gostaria de saber se existe algum problema em rodar o rolo do filme, na parte superior, depois de já ter iniciado à tirar fotos.

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Oi Carlos!

    Você está falando de rodar o filme para o próximo frame na parte superior da máquina depois de tirar a foto? Nunca tive problema com a minha máquina. (nem na Diana mini nem na La Sardina)

    (espero ter respondido certo a sua pergunta) :)

    ResponderExcluir