1.3.11

Momento transporte público: o corredor de ônibus de Copacabana

Uma das coisas que mais gosto no Rio é não precisar de carro para nada. As necessidades básicas são todas atendidas perto de casa; supermercado, padaria, praia, clube, academia de ginástica, loja de suco, vários butiquins, comida a quilo, etc. E quando preciso ir mais longe o transporte público é razoavelmente eficiente.

Do metrô eu já falei aqui.

Com a Copa do Mundo e Olímpiadas vindo para a cidade, uma das coisas que precisa organizar (ampliar e melhorar) é o transporte público. É eficiente, mas é desorganizado.

Quem já tenteou pegar um ônibus no Rio sabe que é quase como andar de montanha russa. Primeiro eles quase não param no ponto, as vezes a gente tem que correr atrás gritando. Depois, na hora de descer param no meio da rua se o ponto estiver ocupado. Muitas vezes já saem andando quando você ainda está com o pé no degrau. Em muitos lugares da cidade não se sabe qual ônibus vai para qual lugar, por onde, e onde para. Os pontos estão lá, mas sem indicação das linhas. E, claro, os motoristas tem paciência zero.

Então dia 19/02 começou a funcionar o BRS, que é um sistema de ônibus rápido, o tal corredor. E o que é isso? Nada mais do que separar duas pistas só para ônibus e organizar os pontos. As linhas foram divididas em 3 grupos e cada grupo tem pontos definidos ao longo da N.Sª. de Copacabana e Barata Ribeiro. Os pontos agora tem um número (1,2 e 3), e adesivos dizendo quais ônibus param ali, um mapa da área com as outras paradas e uma lista dos grupos. Agora qualquer turista, nacional ou estrangeiro, vai conseguir desvendar o sistema de ônibus. Pelo menos em Copacabana. (O sistema será expandido para outras 21 ruas da cidade)


No fim de semana tinha funcionários da empresa distribuindo folhetos e explicando como o sistema funcionava. Um dos funcionários me disse que a maioria das pessoas estão satisfeitas, mas sempre tem um que não quer andar até o ponto certo e reclama. Dentro do ônibus tem aqueles que estavam acostumados a pedir par ao motorista parar em qualquer lugar e agora só pode no ponto certo, também reclamam, mas é tudo adaptação.

Reduziram a frota de ônibus, e o sistema flui.

Na minha opinião, só falta educar os motoristas que continuam no vício de acelera/freia/acelera/freia, tensos, correm demais, além de invadir a pista dos carros.

Os motoristas de taxi também reclamaram já que agora só podem pegar passageiros do lado esquerdo da rua. As vans tem que ir pela Av. Atlântica.

Claro que os motoristas de carro não ficaram satisfeitos porque só tem 2 pistas para eles. Deixem os carros em casa e andem de ônibus. #prontofalei

Eu gostei, já passei 4 vezes pelo corredor, em horários diferentes, e foi bem mais rápido chegar em casa. Ainda não é ideal, mas já é um começo.

E uma sugestão, que já deixei no site, é que os pontos sejam anunciados ou colocados num painel eletrônico, "próxima parada: Santa Clara", como nos ônibus de Londres. (ok, é pedir demais, mas quem sabe um dia né?)

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