No meio do caminho, entre Juiz de Fora e Barbacena, tem a cidade de Santos Dumont. Antes ela se chamava Palmira e foi lá, numa fazenda, que o Alberto Santos Dumont nasceu. O pai do Santos Dumont, Henrique Dumont, era engenheiro e trabalhava na construção da estrada de ferro. Cabangu, onde fica a fazenda, era o canteiro de obras onde o pai do Santos Dumont levou a família para morar, por pouco tempo, mas suficiente para o Alberto nascer lá, em 1873. A família se mudou em 1875. Em 1914 o Santos Dumont voltou a casa que nasceu e queria comprá-la, mas como pertencia a Ferrovia Nacional, o estado fez uma doação através de uma lei e o Santos Dumont se tornou fazendeiro. Quando ele morreu, em 1932, devolveu a casa a cidade que a transformou num museu.
E em homenagem a Santos Dumont a cidade também mudou de nome.
torre eiffel no centro de santos dumont |
O Museu Casa Natal de Santos Dumont fica a 16km do centro da cidade, em Cabangu.
a casa |
Lá tem a casa, que é pequena, com alguns móveis da época, pertences do Santos Dumont, exposição de itens da época, muitos posters e quadros com fotos e as cartas que ele escrevia para o administrador da fazenda.
No terreno tem um lago pequeno, muitas árvores, uma réplica do 14 Bis e 3 galpões com exposições sobre a vida e trabalho do Santos Dumont.
14 bis |
estação de trem |
No Flickr tem mais algumas fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário