14.1.12

Brincando com a La Sardina (2)

Já que as minhas primeiras fotos com a La Sardina foram todas entre o vermelho e o laranja, para vocês não acharem que a máquina só tira fotos nessas cores decidi colocar mais algumas fotos aqui.

Dessa vez usei um filme de 35mm normal, asa 100,  e um tungsten, que realça as cores azuis puxando para o roxo. Tenho preferido usar a La Sardina a Diana Mini, primeiro pela lente grande angular, e, segundo, fazer sobreposições é mais fácil e divertido. (mas vou voltar a brincar com a Diana Mini)


a vaca com filme asa 100
uma das sobreposições que a La Sardina faz,
é só puxar o botão para o MX
e tirar outra foto (filme asa 100)


copacabana com filme asa 100

um final de tarde com o filme tungsten

um quase por do sol também com tungsten

outra sobreposição com filme tungsten

a bicicleta e ipanema com filme tungsten
e uma noturna com a máquina na posição B de longa exposição
Gostei do filme tungsten, ainda mais que tiro muitas fotos diurnas e as cores mudam e a revelação é sempre uma surpresa. (O único problema é que não são todos os laboratórios que revelam esse tipo de filme, assim como o preto e branco.)

Mais fotos no Flickr.

10 comentários:

  1. Adorei as dicas de passeios no Rio! Acho que vamos passar mais dias ai da proxima vez que viermos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Comprei uma la sardina há pouco tempo e acabei de mandar revelar meu primeiro rolo de filme (tungsten 64 35mm). Para minha decepção, as fotos ficaram todas escuras e avermelhadas. Lendo seu post vi que vc disse que não são todos os laboratórios que revelam esse tipo de filme, qual é o tipo de revelação para o filme? Acho que o laboratório que mandei revelou da forma convencional, fazendo com que os efeitos das minhas fotos ficassem ruins.

    ResponderExcluir
  3. Oi Karina!

    A moça da Lomography me explicou que para revelar o filme tungsten eles usam o processo cruzado, que é como revelavam os negativos de slide. No Rio tem alguns lugares que revelam nesse processo, em outras cidades não sei. (aqui em Fortaleza nunca perguntei, e os que revelei foram no Rio)

    O meu primeiro filme na Sardina foi o Redscale, e eu não sabia que tinha que usar no modo B para entrar mais luz e as fotos não ficarem tão vermelhas e laranjas. Lição aprendida.

    A minha sugestão é usar um filme 100 normal para se adaptar a máquina e depois testar esses diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Olá !!!

    Eu tenho uma La Sardina, mas ainda não consegui tirar nenhuma foto no modo MX. Você pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  5. Oi Anônimo!

    O modo MX é quando volta um frame do filme. Vc bate uma foto, puxa o botão para o MX (mas ele logo volta para o N) e aí a próxima foto vai ser sobreposta na anterior. Vc só vê o resultado quando revela o filme.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  6. @ anônimo

    Esqueci de dizer que vc puxa o botão para o MX antes de rodar o filme para o próximo frame.

    ResponderExcluir
  7. olá, adorei o post! eu comprei uma la sardina e também gostei muito porém não sei o que aconteceu mais nem todas as fotos que eu tiro saem quando eu revelo. Aconteceu isso com você? Ou você acha que estou errando eu algo? To achando que não estou colocando o filme direito, mas também não sei o erro... aiai
    Obrigada e adorei o post

    ResponderExcluir
  8. Oi Carolina!

    Pode ser tanta coisa, as vezes a foto não sai porque estoura a luz, as vezes o filme não passa, as vezes a gente esquece de passar o filme, etc. Já aconteceu comigo, mas a maioria das vezes ou era porque estava escuro ou claro demais. :)

    bjs!

    ResponderExcluir
  9. que lindas fotos!
    curti demais seu blog,
    abraço.

    ResponderExcluir
  10. @ felicidade clandestina

    obrigada! :)

    ResponderExcluir