27.3.13

Analisando a música: Hungry Like The Wolf (Duran Duran)

O Duran Duran é uma das bandas que surgiu nos anos 1980 e sobrevive até hoje. Me atrevo a dizer que eles eram uma espécie de boy band, hoje são só uns tiozões bacanas tocando, mas tenho certeza que as fãs mais radicais vão discordar. O Duran Duran veio numa leva do rock britânico que incluia bandas como The Smiths e The Cure, duas bandas com integrantes esquisitos melancólicos. Mesmo tocando instrumentos e não fazendo passinhos coreografados, Simon Le Bon e cia vieram animar a festa e lançar moda com seus ternos bem cortados, olhos maquiados, faixas na cabeça, e luzes nos cabelos suficiente para falir companhias de energia elétrica.

O grupo foi formado por Nick Rhodes e Jonh Taylor, e depois incluiram Andy Taylor, Roger Taylor e Simon Le Bon. Todos bonitos e muito bem produzidos, mas os que faziam meninas e mulheres se descabelarem, úteros entrarem em ebolição, eram Simon Le Bon (sim, esse é o nome verdadeiro) e John Taylor que correspondiam fazendo a linha sexy. Meus gritinhos eram direcionados ao The Police, mas tenho uma amiga (não vou entregar) que era super fã do Duran Duran.

O Duran Duran não era só rostinhos bonitos, tanto que que as músicas resistiram bem ao tempo (os clipes nem tanto) e os tios fazem shows até hoje. Gosto de várias músicas deles: Girls On Film, Wild Boys, Rio, Is There Something I Should Know, Notorious, The Reflex, A View to A Kill (tema do 007), Come Undone e Ordinary World. Enjoei de Save a Prayer, mas é boa. Quando entrei na onda grunge parei de saber o que eles estavam fazendo, não conheço nada deles desde 1993 (último album deles que tenho é Duran Duran - The Wedding Album)

No início dos anos 1980 eles faziam um sucesso razoável na Inglaterra, mas foi depois da exibição do clipe de Hungry Like The Wolf, de Rio, o segundo album da banda, que os rapazes do Duran Duran ficaram conhecidos no resto do mundo e aí foi só correr para o abraço (e muitos gritinhos).

Parece que Hungry Like the Wolf foi composta em um dia, e é livremente baseada na história da Chapeuzinho Vermelho. Agora, não sei o que faz cinco rapazes trancados num estúdio, tocando notas em seus instrumentos, escrever uma música sobre o lobo mau.

Vamos ver o que o Duran Duran tem a dizer sobre essa fome lupina.

Darken the city, night is a wire
Steam in the subway, earth is afire
Do do do do do do dodoo
Woman you want me give me a sign
And catch my breathing even closer behind
Do do do do do do dodoo

Gosto dessa música, simpatizo com o dodododododo, mas até agora nunca tinha reparado direto na letra e me pareceu uma coisa stalker, meio creepy. Está certo que a música é sobre vontades primitivas e o ser humano não deixa de ser um animal, mas temos fama de ser racionais. De repente me dei conta que toda uma geração de mulheres escutou essa música achando lindo o Simon Le Bon fazer a linha stalker. Vamos combinar que uma pegada encaixada é importante, "sexo animal" pode ser divertido, mas perseguição tem limites né?
Dito isso, vamos ver como esse lobo caça. Claro que é tudo a noite porque a escuridão é condutora e facilitadora para o lobinho encontrar sua presa. Fumaça no metrô (Lobisomem Americano em Londres feelings) e a terra está pegando fogo. Aí ele diz "Mulher, você me quer é só me dar um sinal que já estou fungando na sua nuca". Quem já ficou numa fila onde as pessoas tem zero noção de espaço pessoal sabe que fungar na nuca não é nem um pouco agradável. Esperar por um sinal é até educado, pelo menos ele não ataca sem ela saber (ou querer).

In touch with the ground
I'm on the hunt down, I'm after you
Smell like I sound, I'm lost in a crowd
And I'm hungry like the wolf
Straddle the line in discord and rhyme
I'm on the hunt down, I'm after you
Mouth is alive with juices like wine
And I'm hungry like the wolf

E como um lobo ele precisa cheirar o chão onde a presa passou, "Estou na çaça, atrás de você.". Medo. Ele está tão cheio de desejo (conhecido como: taradão) que mistura os sentidos, confunde cheiro com som, está perdido, alterado com as outras pessoas em volta. Ainda está inseguro (como se estivesse andando balançando numa corda bamba), mas está na caça. A boca salivando e faminto como um lobo.
Claro que isso tudo pode só ser eufemismo para sexo oral ou metáfora para uma fantasia sexual mais elaborada. Ou simplesmente alguém que quer tanto alguma coisa (trabalho, fama, dinheiro, etc) que persegue com fome animal.
Vamos ver como se desenvolve o apetite lupino.

Stalked in the forest too close to hide
I'll be upon you by the moonlight side
Do do do do do do dodoo
High blood drumming on your skin, it's so tight
You feel my heat I'm just a moment behind
Do do do do do do dodoo

Olha aí ele na moita, mas muito perto para se esconder. Stalker. Esperando a luz da lua para chegar junto. Está até escutando o sangue bombeando nas veias dela. "Sente o meu calor que estou um instante atrás.". Vovó que olhos são esses? Que nariz é esse? E essa boca? Dododododododooo.


In touch with the ground
I'm on the hunt down, I'm after you
Scent and a sound, I'm lost and I'm found
And I'm hungry like the wolf
Strut on a line, it's discord and rhyme
I howl and I whine, I'm after you
Mouth is alive all running inside
And I'm hungry like the wolf

Outra vez na caça, mas dessa vez ele sente cheiro e escuta um som, se perde mas se acha (gosto dessa frase em inglês - scent and sound, I'm lost and I'm found - acho poética). Acontece que dessa vez ele não está mais inseguro, já anda com confiança na corda bamba (discórdia e rima), uiva e geme "Estou te seguindo!". A boca continua salivando e essa fome de lobo que não o abandona. (Estou quase convencida que esse lobo não é tão mau assim)

Hungry like  the wolf 
Hungry like the wolf

Repetido algumas vezes com um gemido sugestivo no meio da música.

Burning the ground I break from the crowd
I'm on a hunt down I'm after you
Smell like I sound, I'm lost and I'm found
And I'm hungry like the wolf
Strut on the line, it's discord and rhyme
I'm on the hunt down, I'm after you
Mouth is alive with juices like wine
And I'm hungry like the wolf

Queimar o chão é uma ótima maneira de se livrar da concorrência e abrir caminho. "Estou na çaça, atrás de você.". Continua misturando cheiro e som, se perde mas se acha, dessa vez com mais segurança e a boca ainda salivando, juices like wine, auuu. Vai saciar essa fome lobinho!

O clipe foi gravado em Galle, no Sri Lanka, um lugar que não deve ter lobos, mas tem leopardos e elefantes. No fim o Simon Le Bon tem uma marca de garras no pescoço. O caçador virou caça?



2 comentários:

  1. Ja, ja, chego em Galle. Sera que encontro o Simon Le Bon. Com a idade ele deve estar mais para poodle do que para lobo.

    ResponderExcluir
  2. hahahahahaha! Poodle com luzes no cabelo.

    ResponderExcluir