9.6.13

Momento TOC: Top 10 basslines

O baixo é um instrumento quase que coadjuvante numa banda. Todo mundo presta atenção nos riffs das guitarras e baterias frenéticas marcantes, mas o baixo está lá para dar ritmo a coisa. Muitas vezes é sutil, mas em outras aparece com vontade. Como gosto de um som grave sempre presto atenção, então decidi fazer uma lista das 10 basslines (linhas de baixo) que acho mais marcantes. Aquelas que fazem a gente colocar dois dedos (indicador e médio) na altura da pança e tocar baixo imaginário.

10. Good Times - Chic. Essa nem é rock, é disco music anos 1970, mas o Daft Punk no seu sucesso recente, Get Lucky, ressuscitou o Nile Rodgers, ex- guitarrista do Chic, e me fez lembrar desse funk.
09. Men In Love - Gossip - toda vez que essa música pipoca no iPod fico com a linha de baixo na cabeça.
08. Billie Jean - Michael Jackson. O que seria de Billie Jean sem a linha de baixo inicial?
07. Give It Away - Red Hot Chilli Peppers. O Flea é um baixista muito louco e bom, essa música é toda dele e seu baixo.
06. Another Brick In The Wall- Pink Floyd. O Pink Floyd tem Money que é um clássico da linha de baixo, mas eu gosto mesmo é de Another Brick In The Wall.
05. Every Breath You Take - The Police. O The Police tem várias músicas com baixo marcante, Roxanne, Spirits In The Material World, etc, mas é o baixo de Every Breath You Take, uma música que marca desde o primeiro acorde. Ah, não vamos esquecer que o baixista do The Police é o Sting. 
04. Under Pressure - Queen feat. David Bowie - John Deacon é um excelente baixista é dele a linha de baixo que não deixa essa música sair da sua cabeça.
03. Hysteria - Muse. Uma linha de baixo nervosa. Adoro.
02. Come Together - The Beatles - Uma banda que tem o Sir Paul McCartney como baixista só podia ter muitas músicas com baixo marcante, fica até difícil escolher. Além de Come Together, Taxman também sobressai. E gosto muito do baixo metido em Something.
01. Another One Bites the Dust - Queen- A voz do Freddie Mercury praticamente acompanha a linha de baixo que é a estrela dessa música. 


Bonus Track: Psycho Killer - Talking Heads. O baixo inicial, e no resto da música, é tão eficiente quanto as facadas do Norman Bates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário