29.12.16

Momento TOC Livros (10)

Esse ano li pouco. Muito pouco. Só 12 livros, não é nem metade da meta que estabeleci ano passado (25 livros). Para o ano que vem não tenho meta e vamos ver quantos livros lerei.

Vou culpar a Netflix e as Olimpíadas pela pouca leitura em 2016 e não se fala mais nisso.

Mais da metade dos livros li em inglês, os títulos e capas me chamam mais a atenção, mas quase todos tem tradução para o português. Então para o ano que vem tentarei ler mais autores nacionais.

Li pouco mas metade desses livros tem mais de 500 páginas. Just saying.

Vamos aos livros de 2016.

- Attemping Normal - Marc Maron. Esse é um livro de histórias de vida do Marc Maron, que é um comediante americano. Ele abraça o lado loser da sua personalidade, faz uma autoanálise eficiente e é engraçado.

- Love Letters To The Dead - Ava Dellaira. É um livro teen. A Laurel recebe como dever de casa escrever uma carta para uma pessoa morta e ela começa pelo Kurt Cobain (foi isso que me pegou na sinopse). Acontece que é bem menos interessante do que parece. Ela escreve cartas para outras pessoas mortas mas só para contar sua própria vida (bobinha) e trauma depois que a irmã morreu num acidente.

- Calcinhas no Espaço - Carlos Cardoso. O Cardoso é uma celebridade do twitter e nesse livro ele conta histórias verídicas de pessoas que são pouco conhecidas, empresas que fizeram diferença mas poucas pessoas sabem, ou até fatos que foram mais comentados no Equador so que nos USA onde aconteceram. Inclusive o capítulo que conta a história que dá título ao livro é muito interessante. Assuntos polêmicos contados com humor. Tem um conto fictício. É de graça.

- A Little Life - Hanya Yanaghara. Esse foi o livro mais deprimente que li, ever. É muito bem escrito e falei dele nesse post.

- A Amiga Genial, História do Novo Sobrenome e História de Quem Foge e de Quem Fica - Elena Ferrante. Li três dos quatro livros dessa história sobre Lenu e Lila, BFFs que moram em Nápoles. O quarto livro só sai em português ano que vem. Confesso que tenho pouca paciência para os dramas italianos e muitas vezes acho a personagem principal, e narradora da história, Lenu, chatérrima (a Lila também não fica muito atrás), mas tem passagens muito bem escritas e a história se desenvolve bem. A primeira metade do primeiro livro beira o insuportável de tão chata (é sobre a infância delas nos anos 50), quase desisti, mas a segunda metade (elas já adolescentes) manteve meu interesse. O segundo livro é o melhor, muito bem escrito, tem duas passagens que valem a leitura. O terceiro livro é ok, mas não me deixou tão curiosa assim para ler o quarto. Inclusive, se alguém já leu e quiser me contar o que acontece, agradeço.

- Fates and Furies - Lauren Groff. Esse livro é sobre o casamento de Lotto e Mathilde. A primeira metade é toda contada na visão dele e a segunda metade do ponto de vista dela (e é beeeem mais interessante). É quase como Gone Girl mas sem psicopatas e a leitura da primeira metade é menos fluída. Se conseguir chegar na segunda metade vale a pena.

- Here I Am - Jonathan Safran Foer. Gosto muito do Jonathan Safran Foer, sempre leio os livros dele e comprei esse assim que saiu. O livro é sobre uma família judia que mora em Washington DC. Pai, mãe, três filhos, avós, cachorro e a dinâmica da família. É bem escrito, uma narrativa boa, e interessante até 2/3 do livro, aí no final a coisa meio que desanda, mas antes disso é muito bom.

- My Name is Lucy Barton - Elizabeth Strout. A Lucy Barton opera o apêndice e em decorrência da cirurgia ela tem algumas complicações que a mantém no hospital por mais tempo. Sua mãe, que ela não fala há anos, vem ficar com ela aí temos toda a história da Lucy contada, afinal ela é uma escritora. É um livro bom de ler.

- The Perpetual Astonishment of Jonathon Fairfax - Christopher Shevlin. Esse livro é uma comédia-thriller sobre uns documentos que são roubados de um político influente. Tem assassinato, perseguição, detetives particulares e um vendedor da Harrods. Tem até romance. Achei esse livro divertido e nada melhor do que humor inglês, especialmente depois de ter lido o drama excessivo das italianas de Nápoles.

- Moonglow - Michael Chabon - Nesse livro Michael Chabon conta a história de seu avô, e de sua família por tabela. Em 1990 ele foi até a casa de sua mãe na California visitar o avô que já estava doente e com a lingua solta louco para contar todos os babados da família. Claro que é uma versão romanceada e provavelmente muita coisa é inventada mas isso não interessa, é uma ótima leitura. O avô do Michael Chabon até que teve uma vida interessante mas os melhores capítulos são os que envolvem a avó.



Momento TOC Livros de anos anteriores:  
(1)(2), (3)(4), (5)(6), (7), (8) e (9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário