31.3.17

Museu da Fotografia de Fortaleza



Ontem fui conhecer o Museu de Fotografia que foi inaugurado no início de março.


Esse museu surgiu da coleção particular do empresário Silvio Frota. Ele tem mais de 2000 mil obras e resolveu construir um museu para expor (e dividir com o resto da sociedade) algumas de suas fotos.

Fotografia merece um museu. É arte e é também como documentamos tudo desde o fim do século 19.

O prédio do museu foi todo reformado (era uma escola de línguas antes), quase reconstruído, e o projeto ficou muito bonito.

Dentro está tudo muito bem organizado e os funcionários são muito prestativos.



São três andares de fotos. No primeiro andar a moça me disse que era uma exposição temporária e é lá que estão as fotos mais conhecidas de fotografos famosos como o Cartier-Bresson, Sebastião Salgado e o Steve McCurry.



No segundo andar é o acervo permanente e muitas fotos mostrando os diferente olhares. É um andar com muitos retratos de pessoas.



O terceiro andar é dedicado ao Norte e Nordeste. São fotógrafos regionais ou outros que retrataram as regiões. Tem uma parede dedicada ao Chico Albuquerque, fotografo cearense que fez muitas fotos de jangadas, pescadores e foi fotografo em cena do Orson Wells quando este veio filmar It's All True (sobre os jangadeiros que foram até o Rio de Janeiro pelo mar).



Tem uma lojinha com livros de fotografia e um café.

Gostei muito desse museu, a visita foi muito agradável e irei outras vezes

Abre de quarta a domingo, das 12 as 17, custa R$10. Quarta-feira é grátis.


(desculpa as fotos na vertical, é quase um pecado mostrar um museu da fotografia com essas fotos, mas é que fiz tudo no snapchat e a linguagem lá funciona assim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário