20.9.18

Namibia (1)

A Africa é sempre um ótimo destino. Os países que formam o continente contribuem com pessoas, culturas, climas, vegetações e animais diferentes. É um lugar com conflitos e sofrimento, é selvagem, primitivo, é também desenvolvido em alguns lugares, e tem beleza extraordinária.

Já fui a Africa do Sul, Zambia, Zimbabwe e Botswana, agora chegou a vez da Namibia.

A Namibia estava na minha lista de lugares para ir já faz um tempo mas só aconteceu esse ano. Fiz um tour de 7 dias pelos highlights do país e foi lindo.



Cheguei na capital Windhoek, da qual não tenho muito a dizer porque fiquei pouco tempo, mas pelo que pude observar é limpa, avenidas largas (é uma cidade para carros), poucas pessoas andando nas ruas (a população não é grande) e organizada. No dia que cheguei só tive tempo de ir a um centro comercial trocar dinheiro e fazer algumas compras de comida para levar no tour. A noite jantamos no famoso Joe's Beerhouse, um restaurante temático de carnes, muito bom.

O tour saiu as 8 da manhã. Nós eramos 5 mulheres (eu, minha amiga Clarissa, duas australianas e uma coreana) numa espécie de caminhãozinho para 10 pessoas. Johnny era nosso motorista e Kennedy nosso guia e cozinheiro. Era um tour acampando e tudo foi muito organizado.

nosso transporte (o teto levantava para ver os bichos do alto)

Saímos de Windhoek em direção ao Etosha, um parque nacional onde fizemos 2 dias de safari para ver os animais.

No Etosha o safari já começa na entrada e vimos bichos até o camping. Dá para ver vários animais: zebras, avestruzes, girafas.


Chegando no camping armamos nossas barracas e saímos para um safari a tarde. Vimos leoas, elefante, veados, órix (o animal símbolo da Namibia) e pássaros.

orix

De volta ao camping fomos ao waterhole (um reservatório de água) que fica na beira do camping onde os animais vem para se refrescar. Tinha muitas girafas e a noite até apareceu rinoceronte.

rinocerontes bebes na waterhole (com girafas e elefante)

O camping é muito bem organizado, tem espaço para os grupos com barracas, para carros com barracas em cima, tem chalés chiques, tem quartos normais, tem um restaurante, tem piscina e tem até uma torre que dava para ver a imensidão do parque do alto. Os banheiros são limpos e tudo funciona bem.

antes
depois
os chalés
do alto da torre

Nossas refeições eram preparadas por Kennedy e Johnny (comida boa, apimentada as vezes, mas boa) e todos ajudavam na limpeza.


No segundo dia acordamos antes do sol nascer para sair do camping para o primeiro safari do dia bem cedo. O amanhecer e o entardecer é o melhor horário para ver os animais em atividade.

Nessa saída vimos muitas zebras, leões, girafas, antilopes, e até elefantes causando um engarrafamento na estrada.

tem um leão tomando sol nessa foto


O Etosha também tem um enorme deserto de sal que de longe até parece o mar.



Almoçamos num camping do outro lado do parque, descansamos e no fim da tarde fomos para mais um safari voltando para o nosso camping. Conseguimos até ver uma girafa sentada dormindo, que é raro porque a posição a deixa muito vulnerável.

zebra mamando
chacal

O clima estava bem seco, as árvores quase não tinham folhas mas a camuflagem naturam dos bichos é incrível. Tem que ter um bom olho para ver, e as vezes só conseguimos ver quando estão bem perto do carro.

encontre as leoas dormindo

Voltamos para nosso camping, jantamos, fomos ver mais animais na waterhole. O interessante de dormir na barraca no camping é que a noite é bem silencioso e dá para escutar o barulho de vários animais. Dava para escutar os elefantes na waterhole, as risadas macabras dos chacais e até o leão que devia estar bem longe mas seu som chegava perto.

No dia seguinte saímos bem cedo rumo a praia.

o lindo por do sol vermelho da africa

Namibia (2), (3) e (4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário