26.8.18

Analisando a música: The Dark of the Matinée (Franz Ferdinand)

Em Natal (RN) tem um festival de música alternativa, o M.A.D.A., que esse ano vai completar sua vigésima edição. A sigla significa Música Alimento da Alma. Nunca fui nesse festival mas várias bandas boas passaram por lá, brasileiras e de fora.

Esse ano vai ter Franz Ferdinand, banda escocesa que gosto muito. Como é rara a presença de bandas assim fora do eixo Rio-SP e ainda mais ao norte de Recife, as amigas disseram "Bora?", mas é claro que bora! Então em outubro estaremos lá para ver Alex Kapranos e Cia, além de Baiana System e Francisco El Hombre.

Já vi Franz Ferdinand ao vivo duas vezes (em 2006 e 2010 no Rio) e é um dos shows mais animados que já presenciei. Essa é uma banda muito divertida com músicas dançantes. Então para me preparar para o show em outubro aí vai um analisando a música dos escoceses.

A banda Franz Ferdinand foi formada em Glasgow em 2002 por Alex Kapranos, Nick McCarthy, Bob Hardy e Paul Thomson. Nick McCarthy saiu em 2016 e no lugar dele entrou Julien Corrie.

O nome Franz Ferdinand vem de um cavalo de corrida chamado Archduke Ferdinand (o nome obviamente veio do duque austríaco) que eles gostaram tanto da sonoridade dos dois nomes com a letra F que pegaram para ser o nome da banda. O fato de ser o nome do duque que foi assassinado em 1914 sendo o estopim para a Primeira Grande Guerra foi só um detalhe a mais. (Inclusive eles tem uma música sobre o fato: Bang Bang (All For You Sophia))

Franz Ferdinand veio numa leva de ótimas bandas britânicas como: Kaiser Chiefs, Arctic Monkeys, Keane, Block PartyKasabian. Todas essas bandas (junto com outras como The Killers) tocavam em uma lugar alternativo underground que eu frequentava aqui em Fortaleza. Era o único lugar na cidade que tinha música indie boa.

A banda tem cinco albuns. Gosto muito dos dois primeiros: Franz Ferdinand (2004) que tem o primeiro hit Take Me Out, tem a ótima Darts of Pleasure, Jacqueline, Auf Achse, Michael; e You Could Have It So Much Better (2005) que tem a divertida Do You Want To, a lindinha Eleanor Put Your Boots On (até fizeram uma versão nova dessa música), Walk Away e I'm Your Villain.

O terceiro album Tonight: Franz Ferdinand (2009) veio com o som um pouco diferente e tem No You Girls e a ótima Bite Hard. Em 2013 lançaram o Right Thoughts, Right Words, Right Action seguindo a linha do Tonight e tem a ótima Bullet , Right Action e Fresh Strawberries.

Em 2018 Franz Ferdinand lançou Always Ascending um disco com um som muito diferente dos outros discos e tão dançante quanto. Esse disco novo é tão década de 1980 que, além de sintetizadores, tem até uma música com solo de saxofone (Feel The Love Go). Ainda estou me acostumando com as músicas desse disco já escutei algumas vezes e estou gostando.

(A banda ainda tem um projeto coletivo com uma banda americana chamada Sparks e em 2015 lançaram um disco como nome de FFS)

Na hora de escolher uma música para analisar foi difícil porque nunca prestei muita atenção nas letras deles então a vontade é de fazer todas. Tentei escolher pelos videos: o de Do You Want To é divertidíssimo, o de Take Me Out é vanguarda, o de Darts of Pleasure é doidinho, a versão nova de Eleanor é um desenho lindo, o de Bullet é metalinguagem, são tantos e variados que não é tarefa fácil. Decidi escolher por frase que gosto de repetir pela sonoridade e The Dark of The Matinee tem: "Find me and follow me through corridors, refectories...". Foi disputada com Darts Of Pleasure que tem duas frases em alemão que adoro cantar: Ich Heiße Superphantastich, Ich Trinke Schampus mit Lachsfish.

No fim minha curiosidade para saber o que tem no escurinho da matinê ganhou da vontade de beber champagne com salmão.

You take your white finger
Slide the nail under the top and bottom buttons of
My blazer
Relax the fraying wool, slacken ties and
I'm not to look you in the shoe
But the eyes
Find the eyes

The Dark of the Matinée é do primeiro disco do Franz Ferdinand e o terceiro single lançado. O Alex Kapranos tem uma voz grave com um ar meio sacana do jeito que ele as vezes geme quando canta. Como quando ele começa a cantar essa música.

E essa é uma música sobre uma paquera, ou um crush, entre um cara talvez tímido que quer parecer cool (ou enfadado) e uma menina que parece estar a fim mas não está nem aí para a atitude dele. Vamos ver como se desenrola essa história.

Ele começa dizendo para ela passar o dedo entre os botões do blazer dele para ajeitar a lã puída e aproveitar e afrouxar a gravata. Deduzo que eles estejam em alguma escola britânica onde usam esse tipo de uniforme. E acho que ele está fantasiando em dizer isso para ela.

A seguir ele faz uma nota mental para si mesmo para olhar para ela nos olhos e não para os pés. "olha para cima, encontre os olhos! os olhos!" OU se ler essas duas frases juntas (But the eyes find the eyes) fica melhor - os olhos se encontram.

Find me and follow me through corridors, refectories and files
You must follow, leave this academic factory
You will find me in the matinée, the dark of the matinée
It's better in the matinée, the dark of the matinée is mine
Yes, it's mine

Aí pode ser que os olhos se encontrando ele mande esse recado para ela:
Me encontre e me siga por corredores e refeitórios e arquivos. Tem que seguir, sair dessa fábrica acadêmica (conhecida como: Escola) e você vai me encontrar na matinê, no escurinho da matinê porque lá é melhor e é meu lugar de conforto.

Matinê é uma sessão no início da tarde de qualquer espetáculo (filme, peça, show), acredito que na música seja um cinema.
Aqui no Brasil na década de 1980 e 1990 algumas danceterias tinham matinês para os menores de idade poderem se divertir no fim de tarde. Não sei se isso ainda existe mas na minha adolescência fui a várias e muitas tinham um escurinho sugestivo.

I time every journey
To bump into you accidentally, I charm you and tell you
Of the boys I hate, all the girls I hate, all the words I hate
All the clothes I hate, how I'll never be anything I hate
You smile, mention something that you like
Oh, how you'd have a happy life if you did the things you like

Ele cronometra os turnos para topar com ela "acidentalmente". Pequeno stalker. (Quem nunca?)
Ele joga charme e conta de tudo que ele detesta (com um ar de entediado que dá para escutar na voz do Alex Kapranos). Os meninos e meninas que ele odeia, as palavras que ele abomina, as roupas que ele detesta e como ele nunca vai ser nada que ele odeia.

Pausa para filosofar. Ele pode estar dizendo que detesta todas essas coisas e pessoas e que nunca vai ser ou fazer nada disso, talvez para encontrar algo em comum com ela. OU, como sabemos que muito ódio pode ser desejo, pode ser uma pontinha de inveja dele e no fim ele conclui que nunca vai conseguir ser nada disso.

Ela acha tudo isso bobagem, dá um sorriso, fala sobre algo que curte e diz que teria uma vida feliz se fizesse as coisas que gosta.

Find me and follow me through corridors, refectories and files
You must follow, leave this academic factory
You will find me in the matinée, the dark of the matinée
It's better in the matinée, the dark of the matinée is mine
Yes, it's mine

Aí com essa ignorada dela no jeito entediado dele acho que ele apaixonou de vez e a chama para o escurinho da matinê, onde ele pode ser ele mesmo. (Será que ela foi? Acho que sim e ele passou a fazer coisas que gosta.)

So I'm on BBC Two now
Telling Terry Wogan how I made it
And what I made is unclear now
But his deference is and his laughter is
My words and smile are so easy now
Yes it's easy now, yes, it's easy now

Aqui a música diminui o ritmo, aparentemente tem um salto no tempo na letra, e estamos no futuro. Ele agora esta num programa de entrevistas da BBC 2, na TV, falando de como chegou lá. Mas afinal, o que é "chegar lá"? Para ele não está muito claro, mas o respeito e as risadas do apresentador estão claras. Então as palavras e o sorriso vão ficando mais fáceis. Aí o riff de guitarra entra e o Alex Kapranos canta "Yes, it's easy now" com mais segurança. Se acostumou com a fama.

Find me and follow me through corridors, refectories and files
You must follow, leave this academic factory
You will find me in the matinée, the dark of the matinée
It's better in the matinée, the dark of the matinée is mine
Yes, it's mine

De volta ao passado.....ele ainda está a chamando para segui-lo por esses corredores e refeitórios e arquivos, sair da escola, e saber o que afinal de contas tem na matinê que ele garante ser melhor. Eita escurinho de cinema bom!


O video passa numa escola e adoro a cara de entediado que o Alex Kapranos faz. E as coreografias? Franz Ferdinand é diversão garantida.

4 comentários:

  1. AHHHHHH Adorei. Eu tava atrás do sentido por trás dessa musica foda e encontrei justamente esse blog de alguém da minha cidade, Fortaleza CE. Preciso demais de indicações de lugares com músicas do tipo Haha Tem insta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel! que bom que vc gostou. :)
      meu insta é @karinemarselle

      Excluir
  2. Eu, francamente, adorei também!
    Essa música é maravilhosa!!!
    Que você seja muito feliz e tenha sucesso na vida!

    ResponderExcluir