28.9.18

Namibia (4)

Acordamos ainda escuro, a lua ainda estava lá, para ir ver o deserto de dunas vermelhas.

bom dia namíbia

O portão do parque abre as 6 da manhã e quando chegamos na Duna 45 (as dunas são numeradas) já tinha claridade. Tinha uma neblina incrível que deixava tudo mais dramático (nunca tinha visto dunas com neblina) e também mais frio.

neblina
sol nascendo

A vantagem de ficar dentro do parque é que as 6 da manhã já pode ir em direção a Duna 45, e tem fila de carros. Os carros de quem fica fora do parque só podem entrar uma hora depois do sol nascer.


Começamos a subir os 110m da Duna 45 com o sol nascendo atrás da nuvens. Tinha neblina e não tinha vento. Chegando no alto é só sentar e admirar o visual. Em algum ponto da subida tem que manter o foco nas pegadas no chão porque se olhar para os lados dá uma certa vertigem. Mas aí é só lembrar que é tudo areia.


Descer pela lateral da duna é uma delícia, mas como a areia estava muito fria, e tinha que estar calçada, cheguei na base com uma duna dentro do tênis. Tomamos café da manhã na base da duna e seguimos para a próxima parada.


A próxima parada é onde ficam estacionados os carros e ônibus de quem vai ver Sossusvlei e Deadvlei. Do estacionamento pode andar (pela areia) uns 5km até esses lugares ou pegar um shuttle que chega bem mais rápido.


Que lugar in-crí-vel! As dunas são altissimas! Em Sossusvlei tem a Big Mama e em Deadvlei tem a Big Daddy com seus 325 metros.

big mama no fundo

Deadvlei é a estrela. É onde tem a base de argila com os troncos de árvores mortas que dá um ar surreal ao lugar.

chegando em deadvlei

Subir a Big Daddy é uma das atividades e para quem tem preparo físico leva uma hora, quem não tem leva uma hora e meia. Não subi a Big Daddy porque já tinha subido a duna do snowbard algumas vezes e tinha subido a Duna 45 naquele mesmo dia. Minha pernas dispensaram a Big Daddy. Mas ficar um bom tempo ali em Deadvlei é uma experiência e tanto.

big daddy e seus 325 metros

Chegamos lá com a neblina cobrindo a Big Daddy e garantindo um tempo fresco e uma sensação mais apocalíptica. Quando já estavamos indo embora o tempo abriu e o contraste do céu azul (ainda com algumas nuvens) com as dunas vermelhas é lindo.

chão de deadvlei é argila
nosso grupo

Não chegou a esquentar enquanto estavamos lá, mas acredito que num dia sem neblina o calor chega rapidinho.


Voltamos para almoçar no camping e no fim da tarde fomos ver o canion de Sesriem (a parte que vimos era pequena).


A noite esperava ver um céu muito estrelado, e tinha muitas estrelas, mas a lua cheia iluminava mais. No dia seguinte amanheceu com um vento muito frio mas com um céu azul e sem nuvens. Quem foi no parque das dunas teve um dia lindo (e provavelmente calor), mas nós já estavamos indo de volta a Windhoek. Mais alguns quilômetros de african massage até chegar no asfalto.


Ainda vimos girafas na saída do parque.



Um beijo Namíbia.



Namibia (1), (2) e (3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário