25.1.19

Glass

(Esse está parecendo um blog de cinema, mas é temporada pré-Oscar e tem muito filmes sendo lançados nos cinemas.)



Glass (Vidro) é a terceira parte de uma trilogia que começou com o excelente Unbreakable (de 2000).

(Unbreakable recebeu o péssimo título de Corpo Fechado em português e por isso continuarei a chamá-lo pelo nome original em inglês)

Em Unbreakable o David Dunn (Bruce Willis) sobrevive a um acidente de trem e é convencido pelo Elijah (Samuel L Jackson) que ele é super forte e super resistente. O filme é muito bem feito e nos leva a saga de David até ele se tornar uma espécie de herói e Elijah se tornar Mr. Glass (porque seus ossos se quebram facilmente). Mr Glass é o oposto do David e, por isso, seu vilão. Esse filme é uma homenagem aos quadrinhos e traz a idéia que as histórias de superheróis são sobre pessoas do mundo real com as habilidades exageradas.

O segundo filme é Split (Fragmentado 2017) que tem James McAvoy fazendo umas 20 personalidades. O Kevin sofre desse transtorno de multiplas personalidades e ele sequestra meninas que ele está preparando para uma personalidade mais forte fisicamente que que ainda vai aparecer, é a The Beast (Fera? Besta?). As personalidades são ótimas, a Patricia é a tia que manda em todo mundo, o Hedwig é um garotinho de 9 anos, tem o Dennis, o Barry, e outras. No fim desse filme quando a Beast aparece ele deixa uma das meninas livre (as outras ele matou e comeu, literalmente) e consegue fugir da polícia. Até o fim desse filme ninguém sabia que tinha relação com Unbreakable, mas aí nas letrinhas aparece Bruce Willis como David Dunn (17 anos depois de Unbreakable) e sabemos que ele vai atrás do Beast.

E chegamos em Glass.

David Dunn está na sua vida de dono de loja de material de segurança e vigilante, ajudado pelo filho e procurando o Beast. Quatro meninas estão desaparecidas.

Ele acha o Beast, libera as meninas, e enquanto os dois puxam cabelo na rua a polícia chega com uma  psiquiatra que leva os dois para um hospital psiquiatrico.

Adivinha quem também está nesse hospital? Sim, Mr. Glass. Dopadão.

David Dunn fica confinado num quarto com mangueiras que faz chover e o deixam em pânico. Kevin fica em outro quarto com uma luzes que fazem ele mudar de personalidade toda vez que acendem. E fica a pergunta: porque ele simplesmente não fecha os olhos, ou usa a fronha para tapar os olhos?

Anyway....a psiquiatra tenta convencê-los através de lógica que eles não tem nada de super poderes, nem são especiais.

Acontece que Mr. Glass é tudo menos bobo. Ele sempre tem um plano.

É mais um filme tenso, um thriller, do ação.

Gostei muito dos movimentos de camera, das cores usadas (sempre roxo para Mr. Glass, verde para David Dunn e amarelo para Kevin e suas personalidades. O rosa ficou para a psiquiatra), e os enquadramentos que sempre lembram quadrinhos. Tem muitas ligações com os outros filmes e tem cenas deletadas de Unbreakable muito bem usadas como flashbacks.

O que não gostei muito, mas não deixei de achar o filme bom, foram algumas soluções fáceis e o finalzinho. Não darei spoilers.

Shayamalan ainda tem um pouco de crédito comigo.

A Tia Helô iria adorar a personalidade Patricia do Kevin. 416 "Ai, Jesus!" para Mr. Glass criança no parque de diversões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário